sábado, 20 de fevereiro de 2021

Cardeal Sarah renuncia ao ofício de Prefeito da Congregação para o Culto Divino

Na manhã de hoje, 20 de fevereiro de 2021, o Papa Francisco aceitou a renúncia por limite de idade (75 anos) apresentada pelo Cardeal Robert Sarah ao ofício de Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.


Roberth Sarah nasceu em 15 de junho de 1945 em Ourous (Guiné). Foi ordenado sacerdote em 20 de julho de 1969 na Catedral de Santa Maria em Conakry, pelo Arcebispo Raymond-Maria Tchidimbo.

Após a ordenação foi enviado a Roma, onde estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em 1974 e Sagradas Escrituras no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém.

Em 13 de agosto de 1979, o Padre Robert Sarah foi nomeado pelo Papa João Paulo II como novo Arcebispo de Conakry, recebendo a ordenação episcopal em 08 de dezembro do mesmo ano.

Em 01 de outubro de 2001 o Papa o chamou a Roma, nomeando-o Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, ofício que desempenharia pelos próximos nove anos.

No dia 07 de outubro de 2010 o Papa Bento XVI o nomeou Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum e o criou Cardeal no Consistório de 20 de novembro do mesmo ano, concedendo-lhe a Diaconia de São João Bosco in Via Tuscolana.

Em 24 de novembro de 2014, por fim, o Papa Francisco nomeou o Cardeal Sarah como novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, sucedendo o Cardeal Antonio Cañizares Llovera (nomeado Arcebispo de Valência).



Como Prefeito da Congregação para o Culto Divino, destacou-se por sua defesa da espiritualidade litúrgica e da importância do silêncio nas celebrações.

Durante esses pouco mais de seis anos, foram promulgados importantes documentos, sobretudo com atualizações do Calendário Romano Geral:

- Modificação do rito do Lava-pés (06 de janeiro de 2016);






- Orientações para a Semana Santa em tempo de pandemia (19 de março de 2020) - Decreto que continua vigente para este ano de 2021;







Vale ressaltar também a realização da Assembleia Plenária da Congregação de 12 a 15 de fevereiro de 2019, com o tema “A formação litúrgica do Povo de Deus”. Para ler o Discurso do Papa Francisco na ocasião, clique aqui.

Só nos resta agradecer o Cardeal Robert Sarah por todo o trabalho realizado e rezar pelo futuro Prefeito, para que possa dar continuidade à missão da Congregação de zelar pela Liturgia, fonte e ápice da vida da Igreja.


Confira também:




Conferência em Paris (25 de maio de 2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário