sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Santa Inês Paramentos: Casulas de São José

No dia 19 de março (daqui a um mês, a contar da publicação desta postagem), a Igreja de Rito Romano celebra a Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria.

Já publicamos aqui em nosso blog duas postagens sobre a história da sua celebração:
uma postagem mais ampla, sobre a presença de São José na Liturgia em geral;
e uma postagem mais específica, sobre as celebrações de 19 de março e 01 de maio (São José Operário).

Neste ano de 2021 a celebração do insigne Patriarca será particularmente significativa, uma vez que estamos no “Ano de São José” por ocasião dos 150 anos da sua proclamação como Padroeiro da Igreja universal, com especiais indulgências de 08 de dezembro de 2020 a 08 de dezembro de 2021.

Como também os paramentos podem contribuir para a beleza da ação sagrada (cf. Introdução Geral do Missal Romano, n. 335), gostaríamos de propor aos nossos leitores alguns modelos de casulas de São José confeccionadas pelo nosso site parceiro, Santa Inês Paramentos.

Vale lembrar que já o II Concílio de Niceia (787), o 7º Concílio Ecumênico, em sua célebre definição sobre os sagrados ícones, determinou que as imagens de Cristo, da Virgem Maria, dos anjos e santos, sejam expostas “nas santas igrejas de Deus, sobre os sagrados utensílios e paramentos, sobre as paredes e painéis, nas casas e nas ruas” [1].

As casulas da Santa Inês Paramentos com a imagem de São José são quatro, em dois modelos: um que poderíamos chamar mais “solene” e outro mais “simples” ou “quotidiano”.

Para conferir os preços das casulas e adquiri-las, além de obter outras informações, basta clicar nos títulos sobre as imagens abaixo:









Além dessas quatro casulas com a imagem de São José, que podem ser utilizadas sobretudo nas celebrações em honra desse santo (19 de março, 01 de maio, Missas votivas), há ainda outra casula onde ele aparece.

Trata-se da casula da Sagrada Família, com as imagens de Jesus, Maria e José, que pode ser utilizada na respectiva Festa (no domingo após o Natal) ou em outras celebrações associadas (Solenidade do Natal do Senhor, Solenidade da Epifania, Festa da Apresentação do Senhor).



Para acessar o site da Santa Inês Paramentos e conferir todas as suas opções de alfaias e paramentos litúrgicos, clique aqui.

Confira também este pequeno vídeo com alguns detalhes da Casula solene de São José:


[1] II Concílio de Niceia. 7ª sessão: Definição a respeito dos sagrados ícones. in: DENZINGER, Heinrich. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2007, n. 600, p. 218.

Um comentário:

  1. que bacana encontrar essa publicação. Um grande abraço, que Deus ilumine você em sua jornada.

    Pode sempre contar conosco.

    Santa Inês Paramentos

    ResponderExcluir