sábado, 6 de fevereiro de 2021

Homilia: V Domingo do Tempo Comum - Ano B

São Jerônimo
Comentário ao Evangelho de São Marcos
Minhas lágrimas e minha penitência têm sido para mim como o Batismo

A sogra de Pedro estava recostada com febre. Oxalá venha e entre em nossa casa o Senhor e com uma ordem sua cure as febres de nossos pecados! Porque todos nós temos febre. Tenho febre, por exemplo, quando me deixo levar pela ira. Existem tantas febres como vícios. Por isso, peçamos aos Apóstolos que intercedam frente a Jesus, para que venha a nós e segure nossa mão, porque se Ele segura a nossa mão a febre foge em um instante. Ele é um médico nobre, o verdadeiro protomédico. Médico foi Moisés, médico foi Isaías, médicos todos os santos, mas este é o protomédico. Sabe tocar sabiamente as veias e perscrutar os segredos das enfermidades.

Ele não toca o ouvido, não toca a fronte, não toca nenhuma outra parte do corpo, mas a mão. Tinha febre porque não possuía boas obras. Em primeiro lugar, portanto, tem que curar as obras, e logo remover a febre. A febre não pode fugir se não são curadas as obras. Quando nossa mão possui más obras, jazemos no leito, sem podermos levantar, sem poder andar, pois estamos totalmente consumidos na enfermidade.

E aproximando-se daquela que estava enferma... Ela mesma não pôde levantar-se, pois jazia no leito, e, portanto, não pôde sair ao encontro do que vinha. Porém, este médico misericordioso, Ele mesmo acode ao leito; Aquele que tinha levado sobre os seus ombros a ovelhinha enferma, Ele mesmo acorre ao leito. E aproximando-se... Sobretudo se aproxima, e o faz para curá-la. E aproximando-se... Observa o que diz. É como dizer: seria suficiente sair ao meu encontro, achegar-te à porta e receber-me, para que tua saúde não fosse somente obra de minha misericórdia, mas também de tua vontade. Porém, já que te encontras oprimida pelas altas febres e não podes levantar-te, Eu mesmo venho a ti.

E aproximando-se, levantou-a... Visto que ela mesma não podia levantar-se, é segurada pelo Senhor. Ele a levantou, tomando-a pela mão. Segurou-a precisamente na mão. Também Pedro, quando perigava no mar e afundava, foi agarrado pela mão e erguido. E levantou-a, tomando-a pela mão... Com sua mão o Senhor tomou a mão dela. Ó feliz amizade, ó formoso afago! Levantou-a segurando-a pela mão: com sua mão curou a mão dela. Segurou sua mão como um médico, tomou o pulso, comprovou a intensidade das febres, Ele mesmo, que é médico e medicina ao mesmo tempo.

Jesus toca-a e a febre foge. Que Ele toque também a nossa mão, para que nossas obras sejam purificadas, que Ele entre em nossa casa: por fim, levantemo-nos do leito, não permaneçamos abatidos. Jesus está de pé frente ao nosso leito, e nós permanecemos deitados? Levantemo-nos, fiquemos de pé: é para nós uma vergonha que estejamos recostados diante de Jesus. Alguém poderá dizer: Onde está Jesus? Jesus está aqui agora. No meio de vós, diz o Evangelho, está alguém a quem não conheceis. O Reino de Deus está no meio de vós. Creiamos e veremos que Jesus está presente. Se não podemos tocar sua mão, prostremo-nos a seus pés. Se não podemos chegar à sua cabeça, ao menos lavemos seus pés com nossas lágrimas. Nossa penitência é unguento do Salvador. Vede quão grande é a sua misericórdia. Nossos pecados fedem, são podridão e, contudo, se fazemos penitência pelos pecados, se os choramos, nossos pútridos pecados se convertem em unguento do Senhor. Peçamos, portanto, ao Senhor, que nos tome pela mão.

E no mesmo instante, afirma, a febre a deixou. Apenas a segura pela mão e a febre a deixa. Observa o que segue: No mesmo instante a febre a deixou. Tem esperança, pecador, contanto que te levantes do leito. O mesmo ocorreu com o santo Davi, que tinha pecado, deitado na cama com a mulher de Urias, o hitita, sentindo a febre do adultério; o Senhor o curou, depois de ter dito: Tem piedade de mim, ó Deus, por tua grande misericórdia, assim como: Contra ti, só contra ti pequei, cometi o mal aos teus olhos. Livra-me do sangue, ó Deus, Deus meu... Porque ele tinha derramado o sangue de Urias, ao ter ordenado derramá-lo. Disse: Livra-me do sangue, ó Deus, Deus meu, e renova o meu espírito em meu interior. Observa o que diz: Renova. Porque no tempo em que cometi o adultério e perpetrei o homicídio, o Espírito Santo envelheceu em mim. E o que mais ele diz? Lava-me e ficarei mais branco do que a neve. Porque me lavaste com minhas lágrimas. Minhas lágrimas e minha penitência têm sido para mim como o Batismo. Observa, então, de penitente em que se converte. Fez penitência e chorou, por isso foi purificado. O que acontece em seguida? Ensinarei aos iníquos teus caminhos e os pecadores voltarão a ti. De penitente se tornou mestre.

Por que disse tudo isto? Porque aqui está escrito: E no mesmo instante a febre a deixou e se pôs a servir-lhes. Não basta que a febre a deixasse, mas também se levanta para o serviço de Cristo. E se pôs a servir-lhes. Servia-lhes com os pés, com as mãos, corria de um lugar a outro, venerava ao que lhe tinha curado. Sirvamos também nós a Jesus. Ele acolhe com gosto o nosso serviço, mesmo que tenhamos as mãos manchadas: Ele se digna olhar aquele que curou, porque Ele mesmo o curou. A Ele glória pelos séculos dos séculos. Amém.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 382-384. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de São Pedro Crisólogo para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário