quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Instituída a Memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro

Além da inscrição de três Doutores da Igreja no Calendário Romano Geral, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos divulgou no dia 02 de fevereiro de 2021 o Decreto através do qual a Memória obrigatória de Santa Marta, no dia 29 de julho, passa a ser celebrada como Memória obrigatória dos Santos Marta, Maria e Lázaro.

Em alguns lugares, como em seu Santuário em Betânia, os três irmãos já eram celebrados juntos, sendo venerados como “Hospitum Domini”, os “hospedeiros do Senhor”.

Segue o Decreto na íntegra (em português) e os novos textos próprios desses três santos (em latim):

CONGREGATIO DE CULTU DIVINO ET DISCIPLINA SACRAMENTORUM

DECRETO
Sobre a celebração dos Santos Marta, Maria e Lázaro no Calendário Romano Geral

Na casa de Betânia o Senhor Jesus experimentou o espírito de família e a amizade de Marta, de Maria e de Lázaro; por isso, o Evangelho de São João afirma que Ele os amava. Marta ofereceu-Lhe generosamente hospitalidade, Maria ouviu atentamente as suas palavras e Lázaro saiu de imediato do sepulcro a convite d’Aquele que aniquilou a morte.
A tradicional dúvida na Igreja latina acerca da identidade de Maria - a Madalena a quem Cristo apareceu depois da Ressurreição, a irmã de Marta, a pecadora a quem o Senhor perdoou os pecados - determinou a inscrição, no Calendário Romano, unicamente de Marta no dia 29 de julho. A solução encontrou-se em estudos de tempos recentes, como atesta o atual Martirológico Romano, que comemora naquele mesmo dia, também, Maria e Lázaro. Além disso, em alguns Calendários particulares, os três irmãos são celebrados conjuntamente nesse dia.

Por conseguinte, considerando o importante testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe uma atenção dedicada, e acreditando que Ele é a ressurreição e a vida, o Sumo Pontífice FRANCISCO, acolhendo a proposta deste Dicastério, decidiu que no dia 29 de julho seja inscrito no calendário Romano Geral a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro.

Imagens de Maria, Lázaro e Marta na fachada do Santuário de Betânia

Assim, é com esta denominação, que esta memória deverá figurar em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. As variantes e os acréscimos a adotar nos textos litúrgicos, em anexo ao presente decreto, deverão ser traduzidas, aprovadas e, depois de confirmadas por este Dicastério, publicadas pela Conferência Episcopal.

Nada obste em contrário.

Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, 26 de janeiro de 2021, memória de São Timóteo e São Tito, Bispos.

Cardeal Robert Sarah - Prefeito
Arcebispo Arthur Roche - Secretário

Anexo:

Com a modificação da Memória, novos textos litúrgicos foram propostos, que deverão ser traduzidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e inseridos na nova edição do Missal Romano, cuja tradução está em processo de revisão.

Jesus na casa de Marta e Maria - Afresco do Santuário de Betânia

Seguem os novos textos em latim, conforme divulgados em anexo ao Decreto pela Congregação para o Culto Divino:

Santa Missa:
São propostas as três orações que compõem a chamada “eucologia menor”, isto é, as três orações presidenciais “do dia” (coleta), “sobre as oferendas” e “após a Comunhão”. Conservam-se, porém, as mesmas leituras indicadas no Lecionário.

Oração do dia:
Deus, cuius Fílius de sepúlcro ad vitam Lázarum revocávit, et in domo Marthae dignátus est hospitári, da nobis, quáesumus, ut ipsi in frátribus nostris fidéliter ministrántes, cum María verbi eius meditatióne pasci mereámur. Qui tecum...

Oração sobre as oferendas:
In beátis tuis te, Dómine, mirábilem praedicántes, maiestátem tuam supplíciter exorámus ut, sicut eórum tibi gratum éxstitit caritátis obséquium, sic nostrae servitútis accépta reddántur offícia. Per Christum...

Oração após a Comunhão:
Córporis et Sánguinis Unigéniti tui sacra percéptio, Dómine, ab ómnibus nos cadúcis rebus avértat, ut exémplo beatórum Marthae, Maríae et Lázari, valeámus et sincéra in terris caritáte profícere, et tui perpétua in caelis visióne gaudére. Per Christum...

Liturgia das Horas:
Para a Liturgia das Horas, por sua vez, são propostos:
- novos hinos para o Ofício das Leituras (retomado nas Vésperas) e para as Laudes;
- nova II leitura do Ofício das Leituras;
- nova antífona para o cântico evangélico das Laudes, conservando-se apenas a antífona para as Vésperas (cf. Jo 11,5).

Hino do Ofício das Leituras e das Vésperas: Te gratulántes pángimus
Hino das Laudes: Quas tibi laudes ferimúsque vota

II leitura do Ofício das Leituras: Dos Sermões de São Bernado, Abade (Sermo 3 in Assumptione beatae Mariae Virginis)

Antífona do cântico evangélico das Laudes (Benedictus): Elevátis sursum óculis, voce magna Iesus clamávit: Lázare, veni foras! (cf. Jo 11,43).

Ressurreição de Lázaro - Afresco do Santuário de Betânia

Para conhecer o simbolismo do ícone da ressurreição de Lázaro, clique aqui.

Fonte: Santa Sé (Decreto e Anexo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário