sábado, 13 de fevereiro de 2021

Homilia: VI Domingo do Tempo Comum - Ano B

Santo Agostinho
Comentário ao Salmo 102
Aquele que criou os céus e a terra não curará aquele que fez à sua imagem e semelhança?

Temos descrito a enfermidade, chamemos agora o médico. Acaso não te curará Aquele que te criou de tal forma que, se houvesse observado a lei de saúde que te apresentou, não terias caído em enfermidades? Por acaso não te ordenou e preceituou o que havias de tocar e não tocar para conservar-te são? Não quiseste ouvi-lo para conservar tua saúde, ouve-o agora para recobrá-la. Tua enfermidade fez-te experimentar a certeza dos seus preceitos: pois então, o que o homem aconselhado não cumpriu, pratique-o agora o experimentado. Que dureza é esta que não aprende nem da experiência?

Acaso não te curará Aquele que te criou em tal condição que nunca terias adoecido se quisesse cumprir suas ordens? Acaso não te curará Aquele que criou os anjos e que, depois de refazer-te, te iguala a eles? Aquele que criou os céus e a terra não curará aquele que fez à sua imagem e semelhança? Ele te curará: só falta que te deixes curar.

Cura, sim, aos enfermos, mas não cura aos que não querem se curar. Existe, por acaso, situação melhor do que ter garantida a saúde? Esforçamo-nos por ter muitos bens terrenos que não estão ao nosso alcance. Administramo-nos mil tipos de remédios, que afinal não nos curam. Quando há um enfermo, lhe dizemos que abandone toda preocupação, e lhe aconselhamos que não pense mais do que em sua saúde. Pois é o que foi dito a ti. Se não adoeces, pensa o que queiras; mas se estás enfermo, pensa sobretudo em tua saúde antes de qualquer outra coisa. Tua saúde é somente Cristo; portanto, pensa n’Ele. Recebe o cálice de tua saúde d’Aquele que cura todas as tuas enfermidades. Se tu desejas esta saúde, a terás; quando buscas honras e riquezas, nem sempre o consegues; porém, isto vale mais e está ao alcance de tua vontade.

Aquele que curou tuas enfermidades, o que redimiu tua vida da corrupção... Todas as tuas enfermidades se curarão quando este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade. Tua vida foi redimida dela mesma. Já podes estar tranquilo; foi firmado um contrato de segura fidelidade. Ninguém engana ao teu Redentor, ninguém o trapaceia, ninguém o força; Ele terminou o negócio, pagou o preço, derramou o sangue. O Filho de Deus, o direi, derramou o seu sangue por nós. Ó alma, levanta-te, olha o que vales! Redimiu tua vida da corrupção. Com seu exemplo mostra-te o prêmio que prometeu. Ele morreu por nossos crimes e ressuscitou para nossa justificação; esperem os membros o que viram na Cabeça. Não cuidará de seu corpo Aquele que elevou sua Cabeça até o céu?


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 387-388. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de São João Crisóstomo para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário