segunda-feira, 18 de maio de 2020

Memória de Santa Faustina inscrita no Calendário Romano Geral

Na manhã de hoje, 18 de maio de 2020, Centenário do nascimento do Papa São João Paulo II, a Santa Sé divulgou um Decreto da Congregação para o Culto Divino com o qual a Memória facultativa de Santa Faustina Kowalska é inscrita no Calendário Romano Geral, a ser celebrada no dia 05 de outubro.

Segue o texto do Decreto na íntegra:

Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
Decreto
Sobre a inscrição da celebração de Santa Faustina Kowalska, Virgem, no Calendário Romano Geral

«Sua misericórdia, de geração em geração, chega a todos que o respeitam» (Lc 1,50). O que a Virgem Maria cantou no Magnificat contemplando a obra salvífica de Deus em favor do gênero humano, ressoou na experiência espiritual de Santa Faustina Kowalska que, por graça do céu, viu no Senhor Jesus Cristo o rosto misericordioso do Pai e se converteu em sua anunciadora.
Nascida em Głogowiec, próximo a Łódź (Polônia) em 1905 e falecida em Cracóvia em 1938, Santa Faustina entregou sua jovem existência nas Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia, conformando-se generosamente à vocação recebida de deus e amadurecendo uma intensa vida espiritual, rica de dons místicos e de fiel correspondência aos mesmos. O relato de quanto o Senhor realizou nela para benefício de todos, ela mesma descreveu no Diário de sua alma, santuário do encontro com o Senhor Jesus: escutando Aquele que é Amor e Misericórdia, entendeu que nenhuma miséria humana pode comparar-se com a inesgotável misericórdia que brota do coração de Cristo. Converteu-se, portanto, na inspiradora de um movimento destinado a proclamar e implorar a divina misericórdia por todo o mundo. Canonizada no ano 2000 por São João Paulo II, o nome de Santa Faustina logo tornou-se conhecido no mundo inteiro, promovendo em todos os membros do povo de Deus, Pastores e fiéis leigos, a invocação da Divina Misericórdia e seus testemunho autêntico na vida dos fiéis.
Portanto, o Sumo Pontífice Francisco, acolhendo as petições e os desejos tanto de Pastores, religiosas e religiosos, como de associações de fiéis, e considerando a influência exercida pela espiritualidade de Santa Faustina em numerosas regiões do mundo, dispôs que o nome de Santa Maria Faustina (Elena) Kowalska, Virgem, seja inscrito no Calendário Romano Geral e sua memória facultativa seja celebrada por todos no dia 05 de outubro.
Esta nova memória seja incluída em todos os Calendários e Livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas, fazendo uso dos textos litúrgicos anexos a este decreto, que as Conferências Episcopais devem traduzir, aprovar e, após a confirmação deste Dicastério, publicar.
Não obstante qualquer disposição em contrário.
Na sede da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a 18 de maio de 2020.

Cardeal Robert Sarah - Prefeito
Arthur Roche - Arcebispo Secretário

Em anexo ao Decreto estão os textos litúrgicos para a celebração na sua forma típica (em latim): oração do dia (coleta), sugestões de leituras (tomadas do Comum das Virgens) e segunda leitura do Ofício das Leituras (tomada da homilia de São João Paulo II na canonização de Santa Faustina).

Enquanto estes textos não são traduzidos oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aqueles que desejarem celebrar esta memória podem tomar todas as orações do Comum das Virgens, ou recitar a coleta em latim:

Deus, qui sanctæ Faustínæ munus tribuísti imménsas tuæ infinítæ misericórdiæ divítias diffundéndi, ipsa intercedénte nobis concéde, ut eius exémplo de tua bonitáte plene confídere atque caritátis ópera generóse perfícere valeámus. Per Dóminum nostrum Iesum Christum, Fílium tuum: qui tecum vivit et regnat in unitáte Spíritus Sancti Deus, per ómnia sǽcula sæculórum. Amen.


Com informações do site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário