sábado, 20 de fevereiro de 2021

Nomeado novo Arcipreste da Basílica de São Pedro

Neste dia 20 de fevereiro de 2021, além da renúncia do Cardeal Robert Sarah ao ofício de Prefeito da Congregação para o Culto Divino, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Ângelo Comastri (77 anos) aos ofícios de Vigário Geral da Cidade do Vaticano e Arcipreste da Basílica de São Pedro.

Ao mesmo tempo, o Papa nomeou para esses ofícios o Cardeal Mauro Gambetti.

Breve biografia do Cardeal Ângelo Comastri:

Ângelo Comastri nasceu em 17 de setembro de 1943 em Sorano (Itália). Após os estudos na Pontifícia Universidade Lateranense, foi ordenado sacerdote em 11 de março de 1967, incardinado na Diocese de Diocese Sovana-Pitigliano.

Cardeal Ângelo Comastri

Após trabalhar na Congregação para os Bispos, no Seminário de Pitigliano e na Paróquia de Porto Santo Stefano, no dia 25 de julho de 1990 o Papa João Paulo II nomeou o Padre Ângelo Comastri como Bispo de Massa Marittima-Piombino. Recebeu a Ordenação Episcopal em 12 de setembro do mesmo ano.

Quatro anos depois, porém, em 03 de março de 1994, renuncia ao governo da Diocese devido a problemas de saúde. Após sua recuperação, no dia 09 de novembro de 1996 foi nomeado Prelado de Loreto, com o título de Arcebispo ad personam. Em 2003 foi convidado para pregar os Exercícios Espirituais de Quaresma para o Papa e a Cúria Romana.

Por fim, em 05 de fevereiro de 2005, João Paulo II nomeia Dom Ângelo Comastri como novo Vigário Geral para a Cidade do Vaticano e Arcipreste Coadjutor da Basílica de São Pedro. Assumirá como Arcipreste em 31 de outubro de 2006, após a renúncia do Cardeal Francesco Marchisano.

Cardeal Comastri recebe do Papa Francisco a bula de convocação do Jubileu da Misericórdia

O Papa Bento XVI o convidou a preparar as meditações para a Via Sacra da Sexta-feira Santa de 2006 e o criou Cardeal no Consistório de 24 de novembro de 2007, concedendo-lhe a Diaconia de São Salvador in Lauro. Dez anos depois, como prescreve o Código Canônico, em 19 de maio de 2018, foi promovido a Cardeal Presbítero.

Vale ressaltar que durante a pandemia de Covid-19 o Cardeal Comastri destacou-se como guia espiritual, conduzindo diariamente a oração do terço e o Ângelus na Basílica de São Pedro.

Breve biografia do Cardeal Mauro Gambetti:

Mauro Maria Gambetti nasceu em 27 de outubro de 1965 em Castel San Pietro Terme (Itália). Após realizar seus estudos em Engenharia Mecânica, ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais em 1992, realizando seus votos perpétuos em 20 de setembro de 1998.

Cardeal Mauro Gambetti

Após os estudos de teologia, foi ordenado sacerdotal em 08 de janeiro de 2000 no Santuário do Santissimo Crocifisso de Longiano, onde passou a residir, trabalhando como responsável da Pastoral Vocacional da Ordem para a região da Emilia-Romagna.

De 2005 a 2009 exerceu o ofício de Guardião da comunidade do Santuário. Neste mesmo ano de 2009 foi eleito Ministro Provincial para os Franciscanos Conventuais da Emilia-Romagna.

Em 22 de fevereiro de 2013 foi eleito Custódio do Sagrado Convento de Assis para o quadriênio 2013-2017, sendo depois confirmado para o quadriênio 2017-2021. Ao mesmo tempo, o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, nomeou-o Vigário Episcopal para o cuidado pastoral da Basílica de São Francisco de Assis.

Como Guardião do Convento de Assis, recebeu em mais de uma ocasião o Papa Francisco, que anunciou em 25 de outubro de 2020 a intenção de criá-lo Cardeal.

Ordenação Episcopal do Cardeal Gambetti (22 de novembro de 2020)

Assim, o Padre Mauro Gambetti recebeu a Ordenação Episcopal no dia 22 de novembro, uma semana antes do Consistório, na Basílica de São Francisco de Assis, sendo ordenante principal o Cardeal Agostino Vallini, Legado Papal para as Basílicas de São Francisco de Assis e Santa Maria dos Anjos.

No dia 28 de novembro o Papa Francisco o criou Cardeal, concedendo-lhe a Diaconia do Santíssimo Nome de Maria al Foro Traiano, igreja próxima à Cúria Geral dos Franciscanos Conventuais em Roma.

Criação cardinalícia do Cardeal Gambetti (28 de novembro de 2020)

Como Arcipreste (palavra que significa “primeiro dentre os presbíteros”) torna-se agora o delegado do Papa para o cuidado espiritual da Basílica de São Pedro e da Cidade do Vaticano. Cabe ressaltar que cada uma das quatro Basílicas Maiores possui seu Cardeal Arcipreste nomeado pelo Papa.

Os Cardeais Arciprestes das outras três Basílicas Maiores atualmente são: 
Arquibasílica do Latrão: Cardeal Angelo De Donatis;
Basílica de São Paulo fora dos muros: Cardeal James Michael Harvey;
Basílica de Santa Maria Maior: Cardeal Stanisław Ryłko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário