quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Eleito novo Patriarca Ortodoxo da Sérvia

No dia 18 de fevereiro de 2021, o Metropolita Porfirije Perić (Порфирије) de Zagreb-Ljubljana, aos 59 anos, foi eleito o novo Patriarca Ortodoxo da Sérvia.


O Patriarcado da Sérvia, uma das 14 Igrejas Ortodoxas Bizantinas, estava vacante há três meses, desde a morte do Patriarca Irinej no dia 20 de novembro de 2020, sendo sepultado no dia 22 na igreja de São Sava em Belgrado.

Biografia do Patriarca Porfirije

Prvoslav Perić nasceu em 22 de julho de 1961 em Becej, norte da Sérvia. Professou seus votos monásticos no Mosteiro Decani (Visoki Dečani) em 21 de abril de 1985, assumindo o nome religioso de Porfirije (Porphýrios, em grego).

Após formar-se na Faculdade de Teologia Ortodoxa de Belgrade no ano seguinte, foi ordenado diácono no Mosteiro da Santíssima Trindade em Musutiste (Kosovo). Foi então enviado à Faculdade de Teologia da Universidade de Atenas para os estudos de pós-graduação em Teologia, realizados de 1986 a 1990. Em 2004 retornaria a Atenas para defender sua tese de Doutorado.

No dia 21 de novembro de 1990 foi ordenado sacerdote no Mosteiro dos Santos Arcanjos em Kovilj na cidade de Novi Sad (Sérvia), do qual se tornou higúmeno (o equivalente a abade). Sob sua direção, o Mosteiro tornou-se um grande centro de espiritualidade para jovens, além de realizar um trabalho de recuperação de dependentes químicos.


No dia 14 de maio de 1999, Porfirije foi eleito Bispo titular de Jegar e Vigário (Bispo Auxiliar) da Eparquia de Bačka, no território da qual está situado o Mosteiro de Kovilj. De 2010 a 2014 exerceu também o cuidado sobre a capelania das Forças Armadas Sérvias.

No dia 13 de julho de 2014 o Bispo Porfirije foi entronizado como novo Metropolita de Zagreb-Ljubljana na Catedral da Transfiguração do Senhor em Zagreb (Croácia), durante a celebração presidida pelo então Patriarca Irinej.

Sua eleição como 46º Patriarca da Sérvia ocorreu na Cripta da igreja de São Sava em Belgrado no dia 18 de fevereiro de 2021. Após a Divina Liturgia presidida pelo Metropolita Crisóstomo de Dabar-Bósnia, os 45 Bispos do Sínodo da Igreja elegeram três candidatos, cujos nomes foram depositados em envelopes lacrados dentro do Livro dos Evangelhos. Após um momento de oração ao Espírito Santo, um monge retirou o nome do novo Patriarca.

Sua entronização na Catedral de São Miguel em Belgrado terá lugar no dia 19 de fevereiro de 2021.


Fonte: Igreja Ortodoxa Sérvia (Српска православна црква).

Nenhum comentário:

Postar um comentário