quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Catequeses sobre os Salmos das Laudes e Vésperas

Na última semana publicamos aqui em nosso blog uma análise sob o ponto de vista da Liturgia da Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, promulgada pelo Papa João Paulo II há 20 anos, no dia 06 de janeiro de 2001, no encerramento do Grande Jubileu do ano 2000.

No n. 34 da Carta, dedicado ao tema da oração, o Papa anuncia um novo ciclo de catequeses: “Eu mesmo propus-me dedicar as próximas catequeses das quartas-feiras à reflexão sobre os Salmos, começando pelos Salmos das Laudes, a oração pública com que a Igreja nos convida a consagrar e dar sentido aos nossos dias”.

Com efeito, no dia 28 de março de 2001 o Santo Padre dá início às suas catequeses sobre os Salmos e cânticos das Laudes, a oração da manhã da Liturgia das Horas, que se estendeu até o dia 01 de outubro de 2003.

Na quarta-feira seguinte, 08 de outubro de 2003, João Paulo II deu início à segunda parte do ciclo de catequeses, dedicado aos Salmos e cânticos das Vésperas, a oração da tarde da Liturgia das Horas, ciclo que se estenderia até a sua morte (02 de abril de 2005) e seria continuado por seu sucessor, o Papa Bento XVI, até 15 de fevereiro de 2006.

Para as Laudes a Igreja nos propõe a recitação de dois salmos e um cântico do Antigo Testamento. Nas Vésperas, por sua vez, entoam-se dois salmos (ou dois trechos de um salmo mais longo) e um cântico do Novo Testamento. Os salmos e cânticos são distribuídos em um ciclo de quatro semanas, o Saltério.

A partir da próxima semana iremos publicar aqui no blog Pílulas Litúrgicas essas catequeses toda quinta-feira. Cada postagem reunirá as três catequeses dedicadas à oração de um dia da semana, com os dois salmos e o cântico.


Segue o esquema das catequeses, que iremos atualizando à medida que forem publicadas:

Salmos e cânticos das Laudes

Introdução:

Laudes da I semana do Saltério:

Laudes da II semana do Saltério:

Laudes da III semana do Saltério:

Laudes da IV semana do Saltério:

Cântico evangélico das Laudes:

João Paulo II preside à oração solene da Liturgia das Horas

Salmos e cânticos das Vésperas

Introdução:

Vésperas da I semana do Saltério:

Vésperas da II semana do Saltério:

Vésperas da III semana do Saltério:

Vésperas da IV semana do Saltério:

Cântico evangélico das Vésperas:

Bento XVI preside a oração solene da Liturgia das Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário