terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Missas votivas da Terra Santa (3): Belém

Na postagem anterior da nossa série sobre as Missas votivas dos santuários da Terra Santa, começamos a apresentar as “Missas votivas do lugar” celebradas nos Santuários ligados ao mistério da Encarnação: Nazaré e Ain Karem. Resta-nos agora falar sobre as igrejas de Belém.

Como já referimos, apresentaremos aqui a “oração do lugar”, as indicações de leituras e do prefácio de cada celebração, além de algumas adaptações dignas de nota.

3. BELÉM

3a. Basílica da Natividade / Igreja de Santa Catarina

Ao falar de Belém, nosso pensamento se dirige primeiramente à Basílica da Natividade, uma das três grandes Basílicas da Terra Santa (junto com a Anunciação em Nazaré e o Santo Sepulcro em Jerusalém), que marca o local, segundo a tradição, do nascimento de Jesus (Lc 2,1-7).


A primeira Basílica foi construída sob o patrocínio do Imperador Constantino, após a visita de sua mãe, Santa Helena, à Terra Santa. Concluída em 339, a primitiva igreja foi atingida por um incêndio em meados do século VI, sendo restaurada sob o Imperador bizantino Justiniano.

Os cruzados mantiveram o edifício, enriquecendo-o com mosaicos (hoje apenas parcialmente conservados). Embora tenha sido posteriormente saqueada pelos muçulmanos e danificada por terremotos, a igreja sobreviveu ao passo dos séculos.

Um dos elementos arquitetônicos que ajudou na sua preservação é a chamada “porta da humildade”, o acesso à igreja de cerca de um metro e meio de altura. Inicialmente um grande pórtico, foi diminuído justamente para proteger a Basílica de ataques. Contudo, dá-se a esta entrada um sentido simbólico: para contemplar o mistério, é necessário “abaixar-se”.

"Porta da humildade"

Assim como o Santo Sepulcro, a Basílica da Natividade é compartilhada pelas igrejas Católica Romana, Ortodoxa Bizantina e Ortodoxa Armênia. A Igreja Ortodoxa Bizantina detém o controle sobre a maior parte da Basílica, incluindo sua nave central.

Sob o altar central encontra-se a “Gruta da Natividade”, um dos espaços mais antigos da Basílica. Nesta Gruta está o “Altar da Natividade”, com uma placa de mármore que marca o local tradicional do nascimento de Jesus. Uma estrela de prata de 14 pontas traz a inscrição: “Hic de Virgine Maria Jesus Christus natus est” (Aqui, da Virgem Maria, Jesus Cristo nasceu).

O número de pontas da estrela faz referência à genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus: “de Abraão até Davi, 14 gerações; de Davi até o exílio na Babilônia, 14 gerações; e do exílio na Babilônia até Cristo, 14 gerações” (Mt 1,17).

"Aqui, da Virgem Maria, Jesus Cristo nasceu"

O “Altar da Natividade” é mantido pelas três igrejas, simbolizadas pelas diversas lamparinas sempre acesas sob ele. Não obstante, próximo à Gruta da Natividade há dois altares confiados à Custódia: o “altar da Manjedoura” e o “altar dos Magos”. Além disso, há outras grutas próximas onde os católicos podem celebrar a Missa, como a gruta de São José, a gruta dos Santos Inocentes e a gruta de São Jerônimo, que passou o fim de sua vida justamente junto à Basílica da Natividade.

Altar de São Jerônimo

A Custódia da Terra Santa, porém, tem como templo principal a igreja de Santa Catarina de Alexandria, ao lado da Basílica. Sua atual construção remonta a meados do século XIX.

Interior da igreja de Santa Catarina

Missas votivas do Nascimento do Senhor: Noite, Aurora e Dia
Tanto na igreja de Santa Catarina quanto nas grutas da Basílica pode ser celebrada, primeiramente, a Missa votiva do seu mistério titular: o nascimento do Senhor.

Toma-se um dos três formulários da solenidade: Missa da Noite, Missa da Aurora ou Missa do Dia, com algumas adaptações (geralmente substituindo o “hoje” por “aqui”).

Missa da Noite:

Antífona de entrada: “Alegremo-nos todos no Senhor, pois aqui nasceu o Salvador do mundo...”;

Oração do lugar: “Ó Deus, que fizestes resplandecer este santo lugar com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude”;

Refrão do salmo:Aqui nasceu para nós o Salvador” (cf. Lc 2,11);

Evangelho: “José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até esta cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia...” (Lc 1,4); “juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam aqui louvores a Deus...” (v. 13);

Antífona da Comunhão: “A Palavra se fez homem e aqui nós vimos a sua glória” (Jo 1,14) ouAqui, na cidade de Davi nasceu um salvador que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11).

Interior da Basílica da Natividade
(Aos cuidados da Igreja Ortodoxa Bizantina)

Missa da Aurora:

Antífona de entrada:Aqui surgiu a luz para o mundo: o Senhor nasceu para nós...”;

Oração do lugar: “Ó Deus onipotente, agora que a nova luz do vosso Verbo aqui Encarnado invade o nosso coração, fazei que manifestemos em ações o que brilha pela fé em nossas mentes”;

Refrão do salmo:Aqui a luz se levantou para nós”;

Evangelho: “Os pastores vieram às pressas aqui a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura...” (Lc 2,16).

Missa do Dia:

Antífona de entrada:Aqui um menino nasceu para nós: um filho nos foi dado...” (cf. Is 9,5);

Oração do lugar: “Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que aqui se dignou assumir a nossa humanidade”;

Antífona da Comunhão: “Os confins do universo contemplaram aqui a salvação do nosso Deus” (Sl 97,3) ou “A Palavra se fez homem e aqui nós vimos a sua glória” (Lc 2,11).


Prefácio:
Qualquer que seja o formulário adotado, o Missal divulgado pela Custódia indica os três Prefácios do Natal, à escolha. Dois deles também possuem adaptações ao lugar:

Prefácio do Natal II: “Ele, no mistério do Natal que celebramos, invisível em sua divindade, tornou-se aqui visível em nossa carne...”;

Prefácio do Natal III: “Por ele, realiza-se aqui o maravilhoso encontro que nos dá vida nova em plenitude...”.

Missa votiva da Epifania do Senhor
Além da Missa votiva do nascimento do Senhor, pode-se celebrar também a Missa votiva da Epifania, tomando as orações e leituras da respectiva Solenidade.

Oração do dia: “Ó Deus, que nesta região do mundo revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu”;

Evangelho: “Tendo nascido Jesus aqui na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram...” (Mt 2,1);

Prefácio da Epifania: “Revelastes aqui o mistério de vosso Filho como luz para iluminar todos os povos...” (o Missal em português traz erroneamente o “hoje” ao invés do “aqui”, o qual consta na edição em latim).

Altar dos magos junto à Gruta da Natividade

Missa votiva dos Santos Inocentes
Além das duas Missas votivas dos mistérios centrais do Natal e da Epifania, pode-se celebrar também a Missa votiva dos Santos Inocentes no altar dedicado em sua honra. Tomam-se as orações da sua Festa (com um dos prefácios do Natal).

Oração do dia: “Ó Deus, aqui os Santos Inocentes proclamaram vossa glória não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam”;

Leituras: Hab 1,2-4; 2,2-3 / Sl 123,2-6.8 (R: v. 7) / Hb 10,32-39 / Mt 2,13-18.

Altar dos Santos Inocentes

Missa votiva de São José
Junto à gruta dos Santos Inocentes está o altar de São José, que marca o local onde o anjo teria lhe avisado em sonho para fugir ao Egito. Neste altar pode-se celebrar a Missa votiva de São José, sobre a qual já falamos na postagem sobre Nazaré.

Altar de São José

3b. Gruta do Leite

Próximo à Basílica da Natividade encontra-se a Gruta do Leite, onde, segundo a tradição, a Virgem Maria amamentou o Menino Jesus enquanto José fazia os preparativos para a fuga ao Egito.

Desde os séculos V-VI os fiéis acorrem a esta gruta, especialmente as mulheres que desejam engravidar ou as mães que têm dificuldade em amamentar seus filhos. A atual igreja, porém, só foi construída em 1872.

Entrada da Gruta do Leite

Missas votivas do Nascimento do Senhor
Nesta gruta, por sua proximidade com a Basílica da Natividade, pode-se celebrar as Missas votivas do nascimento do Senhor (da Noite, da Aurora ou do Dia), como vimos acima.

Missa votiva de Santa Maria Mãe de Deus
A titular da gruta, porém, é a Virgem Maria. Portanto, cabe aqui a sua Missa votiva, com os textos já indicados quando falamos da Basílica da Anunciação: orações da Solenidade do dia 01 de janeiro (com o Prefácio da Virgem Maria I) e leituras do Comum de Nossa Senhora.

Ícone de Maria amamentando o Menino Jesus

3c. Beit Sahour: Campo dos Pastores

A localidade de Beit Sahour, próxima a Belém, é identificada pela tradição como o “campo dos pastores”, onde estes guardavam os rebanhos quando receberam o anúncio do anjo (Lc 2,8-20).

A igreja foi construída em 1953, inspirada em uma tenda de pastores nômades. Os três altares da capela recordam: o anúncio do anjo aos pastores (vv. 8-14), seu encontro com o Menino (vv. 15-19) e o seu retorno, louvando a Deus (v. 20).

Igreja do campo dos pastores (Beit Sahour)

As escavações em torno da igreja descobriram algumas grutas, provavelmente usadas na agricultura, como depósitos de grãos. Nelas também é possível celebrar a Missa.

Missas votivas do Nascimento do Senhor
Dada sua associação com Belém, na igreja do “campo dos pastores” pode-se celebrar as Missas votivas do nascimento do Senhor, como vimos acima.

O encontro dos pastores com "o Menino e sua Mãe"

Missa votiva do anúncio do Anjo aos pastores
Esta peculiar igreja possui também um formulário próprio de Missa votiva do lugar: a Missa do anúncio do Anjo aos pastores (De commemoratione evangelizationis pastorum), sem paralelos no Missal Romano (tomando deste apenas um dos Prefácios do Natal, à escolha).

Oração do lugar:Aqui, ó Pai, pelo anúncio do anjo aos humildes pastores, quisestes revelar, de modo admirável, o nascimento do vosso Filho. Concedei a nós, que professamos a fé na sua Encarnação, participar da sua vida imortal”;

O anúncio do anjo aos pastores

Leituras: Is 11,1-10 / Sl 112,1-2. 4-8 (R: vv. 1.7) / 1Cor 1,19-31 / Lc 2,8-20;

Evangelho:Aqui nesta região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho...” (Lc 2,8); “Os pastores voltaram aqui, glorificando e louvando a Deus...” (v. 20).

Os pastores retornam, glorificando a Deus

Imagens: Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário