sábado, 27 de fevereiro de 2021

Homilia: II Domingo da Quaresma - Ano B

Orígenes
Sermão 5 sobre o Êxodo
Estreito e apertado é o caminho que conduz à vida

Vejamos o que na continuação é ordenado a Moisés, e que rumo lhe é ordenado escolher. De fato, lhe é ordenado: Diga aos israelitas que retornem e acampem em Fiairot, entre Magdalum e o mar, defronte a Beelsefon.

Talvez imagines que o caminho indicado por Deus era um caminho plano e fácil, sem nenhum tipo de dificuldade ou de esforço. Não! É uma ascensão e uma ascensão sinuosa. O caminho que conduz à virtude não é uma descida; se ascende e se ascende com dificuldade, com esforço.

Escuta também o que afirma o Senhor no Evangelho: Porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida! Observa até que ponto o Evangelho concorda com a Lei. Na Lei, o caminho da virtude se apresenta como uma subida tortuosa; nos Evangelhos é dito que o caminho que conduz à vida é apertado e estreito. Não é verdade que os próprios cegos podem ver aqui claramente que a Lei e os Evangelhos foram escritos por um só e mesmo Espírito? Assim, o caminho que tomam é uma ascensão sinuosa; é, ademais, uma ascensão para o cume, ou que conduz ao cume. A ascensão se refere à ação, e o cume à fé. Desta forma nos ensina que tanto na ação como na fé existe uma grande dificuldade e muito trabalho. De fato, nos ataca uma multidão de tentações e encontramos mil tropeços na vida da fé quando nos propomos viver segundo Deus.

Vendo isto o faraó, escuta o que ele diz: Estão encurralados. Para o faraó, erram os que seguem a Deus, pois o caminho da sabedoria é um caminho tortuoso, tem muitas curvas, infinitas dificuldades e inumeráveis desníveis.

Finalmente, quando confessas que existe um só Deus, afirmando ao mesmo tempo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus, quão tortuoso, difícil e intrincado deve parecer isto aos descrentes! E quando com frequência proclamas que o Senhor da majestade foi crucificado e que o Filho do homem desceu dos céus, quão tortuosas e difíceis devem parecer tais afirmações! Aquele que ouve isto, se não o ouve com fé, diz que os justos erram. Porém, tu deves permanecer irredutível e não pôr em dúvida esta fé, na certeza de que é Deus quem te mostra este caminho de fé. Porque não se anda nos caminhos da vida sem sentir as rebeldias das tentações. Assegura-nos o Apóstolo quando afirma: Todo o que se propõe viver como um bom cristão será perseguido. Pois para quem vai em busca da vida perfeita, é preferível morrer a caminho do que nem sequer pôr-se a caminho em busca da perfeição.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 313-314. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de Santo Ambrósio para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário