terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Missas votivas da Terra Santa (2): Nazaré e Ain Karem

Na primeira postagem desta série apresentamos as “Missas votivas do lugar” celebradas nos Santuários da Terra Santa. Agora começaremos a elencar os diversos formulários de celebrações, começando pelos Santuários ligados ao mistério da Encarnação nas cidades de Nazaré e Ain Karem (na próxima postagem falaremos das igrejas de Belém).

Antes, porém, algumas observações gerais sobre as Missas votivas do lugar:
- Ao invés de “oração do dia” a coleta é chamada de “oração do lugar”;
- Todas as Missas possuem modelos para a Oração dos Fiéis (Preces);
- São indicadas as Orações Eucarísticas I, II e III, que podem ser rezadas com os prefácios próprios dos mistérios celebrados.

Apresentaremos aqui a “oração do lugar”, uma vez que ela sintetiza o mistério celebrado, as indicações de leituras e do prefácio de cada celebração, além de falar um pouco sobre cada santuário. Indicaremos também algumas adaptações mais dignas de nota (geralmente acrescentando o “aqui” ou “neste lugar” aos textos) e algumas diferenças entre os Missais divulgados pela Custódia Franciscana da Terra Santa em diversas línguas.

1. NAZARÉ

1a. Basílica da Anunciação

Começamos naturalmente pela Basílica da Anunciação, em Nazaré, uma das três grandes Basílicas da Terra Santa (junto com as Basílicas da Natividade e do Santo Sepulcro). Esta igreja marca o local onde teria acontecido o anúncio do anjo a Maria (Lc 1,26-38).

Basílica da Anunciação - Nazaré

O atual edifício foi concluído em 1969, com dois andares: a igreja superior, mais moderna, e a igreja inferior, com os restos de uma igreja da época das Cruzadas (destruída pelos muçulmanos em 1260), diante da Gruta da Anunciação, que remonta à época de Santa Helena (séc. IV). A inscrição no altar da gruta o identifica como o local da Encarnação: “Verbum caro hic factus est” (Aqui o Verbo se fez carne).

Para este Santuário são propostas quatro Missas votivas: da Anunciação do Senhor, de Santa Maria Mãe de Deus, de São José e da Sagrada Família.

Igreja superior da Basílica da Anunciação

Igreja inferior e Gruta da Anunciação

Missa votiva da Anunciação do Senhor
Mistério titular da Basílica, celebra-se como na Solenidade do dia 25 de março, com suas leituras e orações (incluindo o prefácio próprio), exceto o que segue:

Oração do lugar: “Ó Deus, quisestes que o vosso verbo aqui se fizesse homem no seio da Virgem Maria, dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem”;

Evangelho: “Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado aqui por Deus a esta cidade da Galileia, chamada Nazaré...” (Lc 1,26).

"Aqui o Verbo se fez carne"

Missa votiva de Santa Maria, Mãe de Deus
A Anunciação pode ser considerada uma festa “do Filho e da Mãe”, dado o papel fundamental que Maria desempenha neste acontecimento. Com efeito, a Basílica da Anunciação recolhe imagens da Virgem Maria do mundo inteiro.

A Missa votiva toma as orações da Solenidade do dia 01 de janeiro (com o prefácio da Virgem Maria I), com leituras do Comum de Nossa Senhora: Mq 5,1-4a; Sl 112,1-8; Gl 4,4-7; Lc 2,1-14.

Oração do lugar: “Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida”.

Altar lateral da Basílica da Anunciação

1b. Igreja de São José

Próximo à Basílica da Anunciação encontra-se a igreja de São José, também conhecida como “igreja da Nutrição”, pois recorda o crescimento de Jesus nesta cidade (Mt 2,22-23; Lc 2,39-40.51-52). A atual igreja foi construída em 1914, sobre restos de construções mais antigas, do tempo das Cruzadas.

Igreja de São José - Nazaré

Embora o Missal divulgado pela Custódia Franciscana da Terra Santa não mencione, é razoável supor que as Missas votivas da Basílica da Anunciação também possam ser celebradas nesta igreja. Por isso comentamos a seguir as Missas votivas de São José e da Sagrada Família:

Missa votiva de São José, Esposo de Maria
Tudo como na Solenidade do dia 19 de março: orações (incluindo o Prefácio de São José) e leituras (como Evangelho, porém, consta apenas Mt 1,16.18-21.24a).

Oração do lugar: “Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação”.


Missa votiva de São José, Operário
O Missal em português divulgado pela Custódia é o único que traz também a Missa votiva de São José Operário, com as orações e leituras do dia 01 de maio (indicando, porém, 2Ts 3,6-13 como segunda leitura).

Oração do lugar: “Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos”.

Missa votiva da Sagrada Família
Embora ausente no Missal em português divulgado no site da Custódia, esta Missa está presente nas demais línguas para a Basílica da Anunciação (e, extensivamente, para a igreja de São José).

Mosaico da Sagrada Família na parte inferior da igreja de São José

Aqui se tomam as leituras e orações da Festa da Sagrada Família (com o Prefácio do Natal I). Propõem-se os Evangelhos dos anos A e B, à escolha (Mt 2,13-15.19-23 ou Lc 2,22-40).

Antífona de entrada:Aqui o menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lc 2,40);

Oração do lugar: “Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa”.

2. AIN KAREM

A localidade de Ain Karem (ou Ein Kerem), a cerca de 8 quilômetros de Jerusalém, é identificada como a “região montanhosa” onde habitavam Zacarias e Isabel, visitados pela Virgem Maria, e onde ela entoou o seu cântico, o Magnificat (Lc 1,39-56).

Nesta localidade há três igrejas e também são propostas três Missas votivas do lugar: da Visitação de Nossa Senhora, do nascimento de São João Batista e de São João Batista no deserto. Todas as Missas podem ser celebradas em qualquer uma das três igrejas; aqui, porém, por uma opção metodológica, apresentaremos uma Missa por igreja.

Santuário da Visitação - Ain Karem

2a. Santuário da Visitação

A atual igreja da Visitação foi construída em 1955. Sua parte mais antiga, a cripta com um poço e antigos pisos em mosaico, remonta ao período bizantino. Sobre esta cripta os cruzados teriam construído uma igreja, posteriormente destruída pelos muçulmanos.

Em 1954, por ocasião do Ano Mariano convocado pelo Papa Pio XII, foram colocados no pátio da igreja azulejos com o texto do Magnificat em várias línguas (Lc 1,46-55).

Azulejos com o Magnificat em vários idiomas

Missa votiva da Visitação de Nossa Senhora
Dentre as Missas votivas previstas para Ain Karem, mencionamos aqui naturalmente a Missa do mistério titular da igreja. Neste formulário tomam-se as orações e as leituras da Festa de 31 de maio.

Oração do lugar: “Ó Deus todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando aqui no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espirito Santo, para cantar com ela o vosso louvor”;

Evangelho: “Naqueles dias, Maria partiu para esta região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia...” (Lc 1,39).

O Missal em português, porém, traz o prefácio da Virgem Maria I, quando o correto seria o II (indicado corretamente nos Missais em outras línguas), o qual faz referência ao Magnificat.

O encontro entre Maria e Isabel

2b. Santuário de São João Batista na Montanha

Próximo ao Santuário da Visitação encontra-se o Santuário de São João Batista in Montana, onde, segundo a tradição, este teria nascido (Lc 1,57-79). Uma pequena gruta do período bizantino marca o local, com a inscrição: “Hic Praecursor Domini natus est” (Aqui nasceu o Precursor do Senhor).

Interior do Santuário de São João Batista

A igreja atual foi construída em 1939, embora nas escavações tenham sido encontradas antigas sepulturas romanas e mesmo cerâmicas do século I. Uma igreja foi construída pelos cruzados, mas, após o fim do Reino cristão de Jerusalém, foi usada como estábulo até ser recuperada pelos franciscanos.

Assim como o Santuário da Visitação possui no pátio azulejos com o Magnificat em várias línguas, o pátio da igreja de São João Batista possui azulejos com o cântico de Zacarias, o Benedictus (Lc 1,68-79).

Azulejos com o Benedictus em vários idiomas

Missa votiva do nascimento de São João Batista
Dentre as Missas votivas previstas para Ain Karem, destacamos aqui o mistério titular da igreja: a Missa votiva do nascimento de São João Batista. Este formulário toma as leituras e os textos da Missa do dia da Solenidade de 24 de junho (incluindo o prefácio próprio de São João Batista).

Gruta que marca o local tradicional do nascimento de João

Antífona de entrada:Aqui surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João...” (Jo 1,6);

Oração do lugar: “Ó Deus, que aqui suscitastes São João Batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz”;

Evangelho: “Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela aqui deu à luz um filho...” (Lc 1,57).

"Aqui nasceu o Precursor do Senhor"

2c. Santuário de São João Batista no Deserto

A cerca de 3 quilômetros de Ain Karem encontra-se o Mosteiro de São João Batista in Deserto, que celebra o tempo que o Precursor passou no deserto antes de iniciar seu ministério junto ao rio Jordão (Mc 1,4; Mt 3,1; Lc 1,80; 3,2).

O mosteiro foi comprado pelo Patriarcado Latino de Jerusalém e depois confiado aos cuidados dos franciscanos. A atual construção remonta a 1922.

Mosteiro de São João Batista

Missa votiva de São João Batista no Deserto
A Missa votiva própria deste lugar (De Ioanne Baptista in Deserto) não encontra paralelos no Missal Romano, sendo um formulário específico para a Terra Santa (tomando do Missal apenas o prefácio de São João Batista).

Gruta em honra de São João Batista e Santa Isabel

Antífona de entrada: “A palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, neste deserto...” (Lc 3,2-3);

Oração do lugar: “Ó Deus, concedei à vossa família, guiada pelo precursor São João Batista, caminhar com confiança pela estrada da salvação ao encontro do Messias que ele anunciou, Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso...”;

Leituras: Os 2,16-25 / Sl 102,1-4.8.10.12-13 (R: v. 8) / Ef 4,30–5,2 / Mt 3,1-12 ou Lc 3,10-18;

Evangelho (1ª opção): “Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando neste deserto da Judeia...” (Mt 3,1).

Capela do mosteiro

Imagens: Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário