domingo, 31 de dezembro de 2023

Retrospectiva 2023

Breve retrospectiva do blog “Pílulas Litúrgicas” no ano civil de 2023, destacando algumas das principais postagens.

Ao longo do ano foram realizadas 487 postagens (incluindo esta), sendo abril o mês com mais publicações (61). O mês com mais visualizações, porém, foi junho (39.856). Durante este ano superamos a marca de 6.000 postagens desde que iniciamos o blog em dezembro de 2011.

O ano começou com as Exéquias do Papa Bento XVI, falecido há um ano, no dia 31 de dezembro de 2022. No dia 02 de janeiro seu corpo foi transladado até a Basílica de São Pedro (Fotos), enquanto a Missa Exequial foi celebrada no dia 05 (Homilia / Fotos). No mesmo dia teve lugar o sepultamento (Fotos), precedido pelo fechamento do caixão na véspera, com a leitura da ata da morte (Rogito).

Para honrar o Papa alemão, entre fevereiro e maio publicamos aqui no blog suas 42 Catequeses sobre a oração, proferidas entre 2011 e 2012.

Imagem da Ressurreição exposta nas Exéquias do Papa Bento XVI

Também em relação a Catequeses, concluímos a postagem da primeira parte das Catequeses do Papa João Paulo II sobre o Creio, projeto iniciado em abril de 2022. Entre janeiro e março de 2023 publicamos as últimas Catequeses sobre Deus Pai (nn. 42-59).

Entre junho e dezembro, por sua vez, demos início à segunda parte dessa série, com as Catequeses sobre Jesus Cristo, publicando a Introdução e as reflexões nn. 1-44. Esperamos concluir essa segunda parte em meados de 2024, passando então às Catequeses sobre o Espírito Santo.

Também no campo da formação, destacamos as cinco postagens que escrevemos sobre a história da Liturgia, centradas em importantes tempos e festas do Ano Litúrgico:
- o Tempo Comum (junho);
- a Oitava do Natal (dezembro).

Homilia do Papa Bento XVI: Vésperas no encerramento do ano de 2011

Há um ano do falecimento do Papa Bento XVI (†2022), recordamos aqui suas palavras no dia 31 de dezembro de 2011 nas I Vésperas da Solenidade da Santa Mãe de Deus com o canto do hino Te Deum em ação de graças pelo encerramento do ano:

I Vésperas da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus
Te Deum em ação de graças pelo encerramento do ano
Homilia do Papa Bento XVI
Basílica Vaticana
Sábado, 31 de dezembro de 2011

Senhores Cardeais,
Venerados Irmãos no Episcopado e no Presbiterado,
Ilustres Autoridades,
Queridos irmãos e irmãs!
Estamos reunidos na Basílica Vaticana para celebrar as I Vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e para agradecer ao Senhor, no final do ano, cantando juntos o Te Deum. Agradeço a todos vós que quisestes unir-vos a mim nesta circunstância tão cheia de sentimentos e significado. Saúdo, em primeiro lugar, os senhores Cardeais, os venerados Irmãos no Episcopado e no Presbiterado, os religiosos e religiosas, as pessoas consagradas e os fiéis leigos que representam toda a comunidade eclesial de Roma. De modo especial, saúdo as Autoridades presentes, começando pelo Prefeito de Roma, a quem agradeço o cálice que doou, segundo uma bela tradição que se renova cada ano. Desejo de coração que, com o esforço de todos, a fisionomia da nossa cidade possa estar sempre mais em conformidade com os valores de fé, cultura e civilização que pertencem à sua vocação e história milenária.

"Qual é o sentido que podemos dar aos nossos dias?
A resposta está no rosto do Menino"

Outro ano chega à sua conclusão enquanto que, com a inquietação, os desejos e as expectativas de sempre, esperamos um novo. Se pensarmos na experiência da vida, ficamos admirados de como ela é, no fundo, breve e fugaz. Por isso, muitas vezes nos questionamos: qual é o sentido que podemos dar aos nossos dias? Mais concretamente, qual é o sentido que podemos dar aos dias de fadiga e de dor? Esta é uma pergunta que atravessa a história, antes, atravessa o coração de cada geração e de cada ser humano. Mas existe uma resposta para esta pergunta: está escrita no rosto de um Menino que nasceu há dois mil anos, em Belém, e que hoje é o Vivente, ressuscitado para sempre da morte. No tecido da humanidade, rasgado por tantas injustiças, maldades e violências, surge de modo surpreendente a novidade, alegre e libertadora, de Cristo Salvador, que no mistério da sua Encarnação e do seu nascimento nos permite contemplar a bondade e a ternura de Deus. Deus eterno entrou na nossa história e permanece presente de modo único na pessoa de Jesus, o seu Filho feito homem, nosso Salvador, que veio à terra para renovar radicalmente a humanidade e libertá-la do pecado e da morte, para elevar o homem à dignidade de filho de Deus. O Natal não se refere somente ao cumprimento histórico dessa verdade que nos toca diretamente, mas no-la dá novamente, de modo misterioso e real.

sábado, 30 de dezembro de 2023

Festa dos Santos Inocentes em Belém (2023)

No dia 28 de dezembro de 2023 o Vice-Custódio da Terra Santa, Padre Ibrahim Faltas, presidiu as celebrações da Festa dos Santos Inocentes, Mártires (cf. Mt 2,13-18), nas grutas sob a Basílica da Natividade em Belém.

A Santa Missa e as Vésperas (oração da tarde da Liturgia das Horas) foram celebradas na capela de São José, junto ao altar dos Santos Inocentes.

Altar de São José
Altar dos Santos Inocentes
Procissão de entrada
Santa Missa: Ritos iniciais
Liturgia da Palavra

Festa de Santo Estêvão em Jerusalém (2023)

No dia 26 de dezembro de 2023, como de costume, os religiosos da Custódia Franciscana da Terra Santa dirigiram-se à igreja greco-ortodoxa de Santo Estêvão, junto à Porta dos Leões em Jerusalém, para a celebração das Vésperas (oração da tarde da Liturgia das Horas).

As Vésperas da Festa de Santo Estêvão, Diácono e Protomártir, na “gruta” sob a igreja que conserva parte do antigo pavimento, foram presididas pelo Padre Luciano Piermarco, OFM, Vigário da comunidade do Santíssimo Salvador em Jerusalém, sede da Custódia Franciscana.


Antigo pavimento conservado na “gruta”

Leitura breve
Incensação da rocha durante o Magnificat

Ângelus: Festa de Santo Estêvão (2023)

Festa de Santo Estêvão, Protomártir
Papa Francisco
Ângelus
Terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Prezados irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje, imediatamente depois do Natal, celebramos Santo Estêvão, o primeiro mártir. Encontramos a narração do seu martírio nos Atos dos Apóstolos (At 6–7), que o descrevem como um homem de boa reputação, que servia à mesa e administrava a caridade (At 6,3). E é precisamente por causa desta integridade generosa que ele não pode deixar de testemunhar o que lhe é mais precioso: testemunhar a fé em Jesus, o que desencadeia a ira dos adversários, que o matam, apedrejando-o sem piedade. E tudo isto acontece diante de um jovem, Saulo, zeloso perseguidor dos cristãos, que serve de “fiador” da execução (At 7,58).

Consideremos por um momento esta cena: Saulo e Estêvão, o perseguidor e o perseguido. Parece haver entre eles um muro impenetrável, tão duro como o integralismo do jovem fariseu e as pedras atiradas ao condenado à morte. Mas, para além das aparências, há algo mais forte que os une: através do testemunho de Estêvão, de fato, o Senhor está já preparando no coração de Saulo, sem que ele o saiba, a conversão que o levará a ser um grande Apóstolo. Estêvão, o seu serviço, a sua oração e a fé que proclama, a sua coragem e sobretudo o seu perdão à beira da morte, não são em vão. Dizia-se, nos tempos da perseguição - e também hoje o devemos dizer - “o sangue dos mártires é semente de cristãos”. Parecem não dar em nada, mas na realidade o seu sacrifício lança uma semente que, correndo na direção oposta à das pedras, se planta, de forma oculta, no peito do seu pior rival.

Hoje, dois mil anos depois, infelizmente, vemos que a perseguição continua: há perseguição dos cristãos... Há ainda - e são muitos - aqueles que sofrem e morrem para dar testemunho de Jesus, assim como há aqueles que são penalizados a vários níveis por se comportarem de forma coerente com o Evangelho, e aqueles que lutam todos os dias para permanecer fiéis, sem alarido, aos seus bons deveres, enquanto o mundo ri deles e prega outra coisa. Estes irmãos e irmãs podem também parecer fracassados, mas vemos hoje que não é assim. De fato, hoje como então, a semente dos seus sacrifícios, que parecia morrer, brota e dá fruto, porque Deus, através deles, continua a fazer maravilhas (cf. At 18,9-10), a mudar os corações e a salvar os homens.

Perguntemo-nos, então: preocupo-me e rezo por aqueles que, em várias partes do mundo, continuam a sofrer e a morrer pela fé? Muitos são assassinados por causa da fé. E, por minha vez, procuro testemunhar o Evangelho com coerência, com mansidão e com confiança? Acredito que a semente do bem dará fruto, ainda que eu não veja resultados imediatos?
Maria, Rainha dos mártires, ajuda-nos a dar testemunho de Jesus!

Martírio de Estêvão (Luigi Garzi)

Fonte: Santa Sé.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Festa do Natal do Senhor 2023: Constantinopla

Assim como a Igreja Greco-Católica Ucraniana, como vimos em nossa postagem anterior, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla utiliza o calendário gregoriano para a celebração das festas fixas, diferentemente de outras Igrejas Orientais, que utilizam o calendário juliano, com 13 dias de diferença.

Portanto, no dia 25 de dezembro de 2023 o Patriarca Bartolomeu presidiu a Divina Liturgia da Festa do Natal do Senhor na Catedral de São Jorge em Istambul (Turquia), ocasião em que celebrou os 50 anos da sua Ordenação Episcopal.

Ao mesmo tempo, conferiu a Ordenação Episcopal ao Metropolita Teodoro de Selêucia e a Ordenação Presbiteral a um diácono do Patriarcado.

Litania da paz
Pequena Entrada


O Patriarca abençoa os fiéis

Festa do Natal do Senhor 2023: Kiev

No dia 25 de dezembro de 2023 o Arcebispo-Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Dom Sviatoslav Shevchuk (Святосла́в Шевчу́к), presidiu a Divina Liturgia da Festa do Natal do Senhor na Catedral da Ressurreição em Kiev (Ucrânia).

Esta é a primeira vez que a Igreja Ucraniana celebra o Natal nessa data, uma vez que até então esta utilizava o calendário juliano, com 13 dias de diferença em relação ao calendário gregoriano, celebrando o Natal, portanto, a 07 de janeiro.

Em setembro de 2023, porém, a Igreja Ucraniana passou a utilizar o calendário gregoriano para as festas fixas, conservando o cálculo segundo o calendário juliano apenas para as festas associadas à Páscoa.

Confira nossa postagem sobre o ícone do Natal clicando aqui
Incensação

O Arcebispo abençoa os fiéis
Pequena Entrada

Solenidade do Natal do Senhor 2023: Milão

O Arcebispo de Milão (Itália), Dom Mario Enrico Delpini, presidiu as celebrações da Solenidade do Natal do Senhor segundo o Rito Ambrosiano, próprio da Arquidiocese, nos dias 24 e 25 de dezembro de 2023 na Catedral de Santa Maria Nascente, o Duomo de Milão:

24 de dezembro: Missa da Noite de Natal

Procissão de entrada
A imagem do Menino Jesus é deposta diante do altar
Ritos iniciais
Doxologia final da Oração Eucarística

25 de dezembro: Missa do Dia de Natal

Procissão de entrada

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Solenidade do Natal do Senhor 2023: Manila

O Cardeal Jose Fuerte Advincula, Arcebispo de Manila (Filipinas), celebrou a Santa Missa da Noite na Solenidade do Natal do Senhor no dia 24 de dezembro de 2023 na Catedral Metropolitana da Imaculada Conceição.

Destaque para o presépio da Catedral com a imagem de São Francisco de Assis, por ocasião dos 800 anos do “presépio de Greccio”. A imagem do santo aparece inclusive revestida de dalmática e junto a uma estante com o Livro dos Evangelhos, em conformidade com a descrição de Tomás de Celano (Prima vita, cap. 30, nn. 84-87).

O Arcebispo deposita a imagem do Menino Jesus diante do altar

Ritos iniciais
Evangelho

Solenidade do Natal do Senhor 2023: Lisboa

O Patriarca de Lisboa (Portugal), Dom Rui Manuel Sousa Valério, presidiu no dia 25 de dezembro de 203 a Missa do Dia da Solenidade do Natal do Senhro na Catedral Patriarcal de Santa Maria Maior, a Sé de Lisboa.

Nas imagens é possível ver uma das particularidades litúrgicas da capital portuguesa: no Domingo de Páscoa e no Dia de Natal é o próprio Patriarca a proclamar o Evangelho, em pé diante da cátedra.


Procissão de entrada
Incensação do presépio
Ritos iniciais
Liturgia da Palavra

Solenidade do Natal do Senhor 2023: Cracóvia

Na Catedral dos Santos Venceslau e Estanislau em Cracóvia (Polônia), a Catedral de Wawel, a Santa Missa da Noite na Solenidade do Natal do Senhor foi celebrada pelo Arcebispo, Dom Marek Jędraszewski, à meia-noite do dia 25 de dezembro de 2023.

Infelizmente este ano foram divulgadas poucas imagens da celebração.

Procissão de entrada
O Arcebispo deposita a imagem do Menino Jesus diante do altar
Incensação da imagem
Incensação do altar
Anúncio do Natal (Kalenda)

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Solenidade do Natal do Senhor 2023: Belém

O Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbatista Pizzaballa, presidiu as celebrações da Solenidade do Natal do Senhor entre os dias 24 e 25 de dezembro de 2023 na igreja de Santa Catarina, junto à Basílica da Natividade em Belém.

O Patriarca presidiu as I Vésperas da Solenidade na tarde do dia 24 e a Santa Missa da Noite, precedida da oração do Ofício das Leituras, à meia-noite do dia 25. No final da Missa, como de costume, a imagem do Menino Jesus foi levada em procissão até a gruta da Natividade.

Esteve presente também o Cardeal Konrad Krajewski, Prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, enviado do Papa Francisco no contexto do conflito em curso nos territórios de Israel e Palestina desde o mês de outubro.

24 de dezembro: I Vésperas

Oração diante do Santíssimo Sacramento
Procissão de entrada

Oração das I Vésperas
Salmodia

Fotos da Bênção Urbi et Orbi de Natal 2023

Na última segunda-feira, dia 25 de dezembro de 2023, o Papa Francisco concedeu a tradicional Bênção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo) por ocasião da Solenidade do Natal do Senhor do balcão central da Basílica de São Pedro.

O Santo Padre foi assistido por Dom Diego Giovanni Ravelli e pelo Monsenhor Massimiliano Matteo Boiardi, bem como pelos Cardeais Diáconos James Michael Harvey (Arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros) e José Tolentino Calaça de Mendonça (Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação).




O Papa lê sua Mensagem de Natal