quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Três Doutores da Igreja inscritos no Calendário Romano Geral

Atualmente 36 santos que se destacaram por sua doutrina integram o insigne grupo dos “Doutores da Igreja”. Destes, 33 estavam inscritos no Calendário Romano Geral com o grau de memória obrigatória ou memória facultativa.

Atualizando esta lista, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos divulgou no dia 02 de fevereiro de 2021 o Decreto inscrevendo no Calendário Romano Geral as celebrações - com o grau de memória facultativa - dos três últimos Doutores da Igreja: São João de Ávila e Santa Hildegarda de Bingen, que receberam o título do Papa Bento XVI em 2012, e São Gregório de Narek, nomeado pelo Papa Francisco em 2015.

Papa Francisco eleva São Gregório de Narek a Doutor da Igreja
(12 de abril de 2015)

Segue o Decreto na íntegra (em português) e os textos próprios desses três santos (em latim):

CONGREGATIO DE CULTU DIVINO ET DISCIPLINA SACRAMENTORUM

DECRETO
Sobre a inscrição das celebrações de São Gregório de Narek, São João de Ávila e Santa Hildegarda de Bingen no Calendário Romano Geral


A santidade está unida ao conhecimento, que é experiência do mistério de Jesus Cristo, indissoluvelmente unido ao mistério da Igreja. Esta união entre santidade e inteligência das coisas divinas em conjunto com as humanas, resplandece, de modo particular, naqueles que são ornados com o título de “doutores da Igreja”. Com efeito, a sabedoria que caracteriza estes homens e mulheres não lhes diz unicamente respeito, uma vez que se tornando discípulos da divina Sabedoria, tornaram-se, por sua vez, mestres de sabedoria para toda a comunidade eclesial. Nesta perspectiva, os santos e as santas “doutores” são inscritos no Calendário Romano Geral.

Por conseguinte, considerando as recentes atribuições do título de doutores da Igreja a peculiares figuras dos santos do Ocidente e do Oriente, o Sumo Pontífice FRANCISCO decretou inscrever no Calendário Romano Geral a memória facultativa de:

São Gregório de Narek, abade e doutor da Igreja, no dia 27 de fevereiro,

São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja, no dia 10 de maio,

e da Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja, no dia 17 de setembro.

Estas novas memórias deverão ser inscritas em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. Os textos litúrgicos a adotar, em anexo ao presente decreto, deverão ser traduzidos, aprovados e, depois de confirmados por este Dicastério, publicados pela Conferência Episcopal.

Nada obste em contrário.

Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, 25 de janeiro de 2021, Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo.

Cardeal Robert Sarah - Prefeito
Arcebispo Arthur Roche - Secretário

Papa Bento XVI concede o título a São João de Ávila e Santa Hildegarda
(07 de outubro de 2012)

Anexo:

Aqueles que desejarem celebrar essas memórias podem tomar as orações dos respectivos Comuns dos Santos, como indicado abaixo, ou recitá-las em latim, como divulgadas em anexo ao Decreto pela Congregação para o Culto Divino, enquanto aguardamos a tradução brasileira da III edição típica do Missal Romano:

São Gregório de Narek, abade e doutor da Igreja: 27 de fevereiro
Do Comum dos Doutores da Igreja ou do Comum dos Santos: para um Abade

Oração do dia:
Omnípotens sempitérne Deus, qui sanctum Gregórium, magístrum et decus Arméni pópuli, mýstica doctrína imbúere dignátus es, concéde nobis, ipso docénte, artem tecum loquéndi apprehéndere vitámque nostram Ecclésiae sacraméntis constánter fulcíre. Per Dóminum...

Liturgia das Horas:
II leitura do Ofício das Leituras: Do Livro das Lamentações de São Gregório de Narek (Oratio 70)
Antífonas do cântico evangélico para as Laudes e Vésperas

São Gregório de Narek

Confira aqui a Homilia do Papa e as Fotos da celebração da concessão do título (12 de abril de 2015). Confira também as fotos da bênção da estátua de São Gregório nos Jardins Vaticanos (2018).

São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja: 10 de maio
Do Comum dos Pastores: para um Pastor ou do Comum dos Doutores da Igreja

Oração do dia:
Deus, qui sanctum Ioánnem de Avila clero populóque tuo magístrum praestantíssimum dedísti ob sanctitátem et sedulitátem vitae, praesta, quáesumus, ut nostris étiam tempóribus Ecclésia sanctitáte augéscat propter óptimam tuórum ministrórum sedulitátem. Per Dóminum...

Liturgia das Horas:
II leitura do Ofício das Leituras: Dos Escritos de São João de Ávila (Tractatus de amore Dei erga nos)

São João de Ávila

Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja: 17 de setembro
Do Comum das Virgens: para uma Virgem ou do Comum dos Doutores da Igreja

Oração do dia:
Deus, fons vitae, qui sanctam Hildegárdem, vírginem, prophético spíritu imbuísti, fac nos, quáesumus, eius exémplo et intercessióne, vias tuas scire et in huius sculi caligine lucis tuae claritátem cognóscere. Per Dóminum...

Liturgia das Horas:
II leitura do Ofício das Leituras: Das Cartas de Santa Hildegarda de Bingen (Epistula LII)

Santa Hildegarda de Bingen

Confira aqui a Homilia do Papa e as Fotos da celebração da concessão do título a São João de Ávila e Santa Hildegarda (07 de outubro de 2012).

No mesmo dia 02 de fevereiro de 2021 a Congregação divulgou um Decreto instituindo a Memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: Santa Sé (Decreto e Anexo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário