sábado, 6 de fevereiro de 2021

Festa das Cinco Chagas do Senhor: Missa

Conforme indicamos em nossa postagem anterior sobre a história da devoção às “Santas Chagas”, reproduzimos aqui as orações e indicações de leituras para a festa das Cinco Chagas do Senhor, celebrada em Portugal no dia 07 de fevereiro, conforme divulgadas no site do Secretariado Nacional de Liturgia.

Cumpre recordar que esta Festa não pode ser celebrada no Brasil, uma vez que só foi aprovada para Portugal. Não obstante, podemos meditar sobre esses textos em nossa oração pessoal ou mesmo adaptá-los em uma adoração ao Santíssimo Sacramento ou outro momento de oração comunitária.

Os sacerdotes que desejarem honrar as Santas Chagas no Brasil podem celebrar, nos dias em que são permitidas Missas votivas, a Missa da Santa Cruz (Missal Romano, p. 942) ou a Missa do Preciosíssimo Sangue de Cristo (p. 945).

AS CINCO CHAGAS DO SENHOR

Nota Histórica
O culto das Cinco Chagas do Senhor, isto é, as feridas que Cristo recebeu na Cruz e manifestou aos Apóstolos depois da Ressurreição, foi sempre uma devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade. São disso testemunho a literatura religiosa e a onomástica referente a pessoas e instituições. Os Lusíadas sintetizam o simbolismo que tradicionalmente relaciona as armas da bandeira nacional com as Chagas de Cristo. Assim, os Romanos Pontífices, a partir de Bento XIV, concederam para Portugal uma festa particular, que ultimamente veio a ser fixada neste dia.

Cristo exibe suas Chagas (Ostentatio vulnerum)
Dieric (ou Dirk) Bouts, cerca de 1470, National Gallery (Londres)

Antífona de entrada (Is 53,5)
Cristo foi trespassado por causa das nossas culpas e esmagado por causa das nossas iniquidades. Pelas suas Chagas fomos curados.

Oração do dia
Deus de infinita misericórdia, que por meio do vosso Filho Unigênito, pregado na cruz, quisestes salvar todos os homens, concedei-nos que, venerando na terra as suas santas Chagas, mereçamos gozar no Céu o fruto redentor do seu Sangue. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

Leitura: Is 53,1-10
Salmo: Sl 21.7-8.15.17-18a.22-23 (R. 18ab)
Aclamação ao Evangelho: Jo 19,34
Evangelho: Jo 19,28-37 ou Jo 20,24-29

Oração sobre as oferendas
Recebei, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar e fazei que, unidos a Jesus, mediador da nova aliança, renovemos nestes santos mistérios a aspersão redentora do seu Sangue que brota das suas santas Chagas. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

Prefácio: As santas Chagas de Cristo na cruz
Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor.
Ele foi trespassado por causa das nossas culpas e suportou as nossas enfermidades em seu Corpo, sobre o madeiro da cruz, para que, mortos para o pecado, vivamos, pelo seu Sangue, para a justiça e santidade e, fortalecidos na fé, enraizados na caridade, firmes na esperança, alcancemos a herança da vida eterna.
Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz: Santo, Santo, Santo...

Antífona da Comunhão (Lc 24,38)
Vede as minhas mãos e os meus pés, diz o Senhor. Sou Eu.

Oração após a Comunhão
Senhor, que nos alimentastes com o pão da vida, concedei-nos que, celebrando dignamente as gloriosas Chagas do nosso Salvador, dêmos testemunho do seu mistério pascal na nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Cristo exibe suas chagas (Ostentatio vulnerum)
Escultura em madeira, cerca de 1500, Augustiner Museum, Rattenberg (Áustria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário