Os Lecionários
ou Lectionarium (do latim lectio, leitura) são os livros
litúrgicos que contém as leituras das Sagradas Escrituras para a Celebração Eucarística. Para os demais
sacramentos e sacramentais, por sua vez, as leituras estão contidas nos próprios Rituais (exceto no caso do Pontifical Romano, como veremos adiante).
Atualmente
existem três Lecionários, reformados após o Concílio Vaticano II pela primeira
vez em 1970, após a promulgação do novo Calendário Romano Geral. Uma segunda edição típica (em latim) foi
elaborada em 1981, sendo a atualmente utilizada.
Todos os Lecionários contêm inicialmente, além dos decretos de aprovação da edição
típica e da tradução, o Elenco das Leituras da Missa ou Ordo Lectionum Missae (OLM), documento que apresenta a importância
da Palavra de Deus na Liturgia e os critérios para a escolha das leituras. O
OLM teve sua primeira edição aprovada em 1969 e a segunda em 1981, sendo esta a
vigente.
Em seguida os
Lecionários apresentam as leituras, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento,
os salmos, os versículos de aclamação ao Evangelho e os Evangelhos para todas as
celebrações propostas no Missal Romano.
Estrutura dos Lecionários:
1. Lecionário Dominical: apresenta as duas
leituras, o salmo e o Evangelho para os domingos e solenidades, divididos em um
ciclo trienal (anos A, B e C) no qual se lê os Evangelhos de Mateus, Marcos e
Lucas, respectivamente. O Evangelho de João é lido em algumas celebrações nos
três anos.
2. Lecionário Semanal: também chamado de
ferial, apresenta a leitura e o salmo para os dias de semana, em um ciclo
bienal (ano par e ano ímpar), e o Evangelho, que é anual, conforme o tempo
litúrgico.
3. Lecionário para as missas dos santos, dos
comuns, para diversas necessidades e votivas: às vezes chamado simplesmente
de Santoral, apresenta leituras, salmos e Evangelhos para as celebrações da
Virgem Maria e dos santos e para as demais celebrações propostas no Missal
Romano. Geralmente este lecionário apresenta várias sugestões de leituras,
cabendo ao sacerdote ou responsável pela celebração escolher as mais oportunas.
No Brasil, há ainda o Lecionário do Pontifical Romano. Diferentemente dos Rituais dos sacramentos e sacramentais (Batismo, Matrimônio, Unção dos Enfermos, Bênçãos...), que contêm tanto orações quanto leituras, o
Pontifical Romano contém apenas orações. Assim, as leituras foram publicadas em um volume à parte: o Lecionário IV ou Lecionário do Pontifical Romano.
Para a Celebração Eucarística, o Lecionário é colocado no ambão antes do início da celebração. Não se permite
entrar com o Lecionário na procissão de entrada, muito menos antes das
leituras. As únicas celebrações em que se prescreve sua entrada são a dedicação
da igreja e a bênção do ambão.
Durante a Liturgia da Palavra, os leitores, o salmista e o diácono ou
sacerdote se dirigirão ao ambão, para daí proferirem as leituras, o salmo e o
Evangelho, respectivamente. Para as leituras e o salmo, utilize-se sempre o Lecionário; para o Evangelho, o Lecionário ou o Evangeliário.
Proíbe-se a Leitura da Palavra de Deus nas celebrações diretamente de uma
Bíblia ou mesmo de um folheto, a fim de manifestar devidamente a dignidade da
Palavra de Deus proclamada na Liturgia, reservando-lhe um livro específico, e
para que não se proclamem leituras com eventuais erros de tradução.
Qual é a Bíblia de onde são tirados os textos para o Lecionário?
ResponderExcluirÉ uma tradução específica, feita pela Conferência dos Bispos.
ExcluirPaulina ou Pastoral
ExcluirOs textos do Lecionário são de uma tradução específica, feita pela CETEL (Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos).
ExcluirA Bíblia de onde são tirados os textos para o Lecionário é a da CNBB?
ResponderExcluirNão. Os textos do Lecionário são de uma tradução específica, feita pela CETEL (Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos). A chamada "Bíblia da CNBB" é a tradução mais próxima ao texto dos Lecionários, embora apresente algumas diferenças.
ExcluirParabéns! Deus seja louvado por seu zelo!
ResponderExcluirPadre Dione César de Oliveira Goulart
Muito obrigado Padre. Continue nos acompanhando.
ExcluirMaravilha. Muito bom conhecer o os 4 tipos de lecionários. Obg
ResponderExcluirLecionário e sempre o mesmo ou muda anualmente?
ResponderExcluirOs Lecionários são sempre os mesmos: o Lecionário I contém as leituras para todos os domingos e solenidades, o Lecionário II para todos os dias de semana e o Lecionário III para todas as celebrações dos santos.
ExcluirO lecionário pode ficar aberto antes da missa começar ou só pode ser aberto na hora da leitura da palavra. Já houve erro de ler a leitura errado ao abrir o livro na página errada na hora da leitura.
ResponderExcluirPode deixar ele já a aberto no lugar das leituras certas?
Não há uma normativa a respeito. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) diz apenas que no início da Missa o Lecionário já deve estar no ambão (n. 118).
ExcluirConvém que os leitores confiram antes da celebração as leituras e ou já deixem aberto na página correta, ou podem deixar fechado mas com a fita marcando a página a ser lida.
Zenilda, como o padre disse, não há normativa a respeito, então pode tanto ficar aberto como fechado... Normalmente quando já fica aberto é justamente por insegurança do primeiro leitor que não tem muita intimidade com o Lecionário. Mas já vi acontecer de o Lecionário ficar aberto inclusive com as fitas marcando as páginas e um vento despercebido virar a página. O que aconteceu em seguida foi que o leitor fez a leitura errada... Então mesmo que a página esteja marcadinha, aberta, é necessário que quem for ler saiba exatamente qual é a leitura a ser feita e como encontrá-la no Lecionário para caso de incidentes como esse que citei... ou caso algum leitor desavisado ou nervoso desmarque a página para a próxima pessoa... outro exemplo que já vi acontecer foi: o primeiro leitor foi pro Ambão da Palavra com a Liturgia Diária e fez a leitura no livrinho (fazer o quê?), nem tocou no Lecionário, então quando o próximo foi para o Ambão o Lecionário não estava na página da sua leitura e ele ficou um tempão até se encontrar sem saber o que fazer... temos que nos preparar, pois algumas coisas são previsíveis ou pelo menos possíveis de acontecer.
Excluir;) Fique na paz!
Por gentileza, gostaria de saber a fonte dessa informação: Proíbe-se a leitura da Palavra de Deus nas celebrações diretamente de uma Bíblia ou mesmo de um folheto, a fim de manifestar devidamente a dignidade da Palavra de Deus proclamada na Liturgia, reservando-lhe um livro específico, e para que não se proclamem leituras com eventuais erros de tradução.
ResponderExcluirDesde já agradeço.
Esta informação encontra-se em dois documentos da Igreja: primeiramente na Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição), que afirma claramente no n. 128 que o leitor proclama a leitura do Lecionário. No n. 349, por sua vez, indicam-se o Evangeliário e o Lecionário como os livros destinados à proclamação da Palavra de Deus na Missa.
ExcluirOutro documento é o Elenco das Leituras da Missa, espécie de Introdução ao Lecionário, que dedica os nn. 35-37 para falar sobre a importância desse livro. O n. 37 proíbe claramente a leitura a partir de folhetos ou outros subsídios.
Agradeço muito!
ExcluirGostaria de saber qual o nome do livro que os leigos tem acesso nas livrarias para comprar o qual tem as leituras dos três anos completas. Tipo um lecionário.
ResponderExcluirSão na verdade dois volumes:
ExcluirO Missal dominical da assembleia cristã contém as leituras e orações para os domingos e solenidades;
O Missal cotidiano da assembleia cristã contém as leituras e orações para os dias de semana e celebrações dos santos.
Ambos são publicados pela Editora Paulus.
Bom dia.
ResponderExcluirNão existe uma Bíblia com tradução feita pela CETEL (Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos)?
Não. A função da CETEL, como o nome indica, é traduzir os textos litúrgicos. A Bíblia não é estritamente um livro litúrgico, mas sim o Lecionário.
ExcluirApós a homilia o lecionario deve ser fechado ou pode ficar aberto no ambao ate o fim da missa? Se tiver que ser fechado ou retirado quem pode fazê lo?
ResponderExcluirDesde ja agradeço.
A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição), em seu n. 175, afirma que, quando a Missa é presidida pelo Bispo, o diácono (ou sacerdote) que proclamou o Evangelho leva o livro para o Bispo beijá-lo. Em seguida, o livro "pode ser levado para a credência ou outro lugar adequado e digno".
ExcluirDeduzimos, portanto, que mesmo nas Missas presididas por presbítero o mais adequado é, após o Evangelho, é levar o livro para a credência ou para a sacristia. Este pode ser levado pelo diácono, quando estiver presente, ou por um acólito ou coroinha.
Gostaria de saber se o lecionario deve esta aberto desde o inicio da missa ou so no momento da proclamação. Paz e bem.
ResponderExcluirAs normas litúrgicas não especificam. A Introdução Geral do Missal Romano (3ª edição) diz apenas que o Lecionário deve ser colocado no ambão antes do início da Missa (n. 118).
ExcluirOnde colocar cada uma das 3 fitas do lecionário?
ResponderExcluirNa grande maioria das celebrações, as leituras aparecem na sequência no Lecionário: 1ª leitura, salmo, 2ª leitura (quando há), versículo da aclamação, Evangelho. Assim, é necessária apenas uma fita, marcando a página da 1ª leitura.
ExcluirSão necessárias mais fitas apenas em algumas celebrações com várias opções de leituras. Por exemplo, na Comemoração dos Fiéis Defuntos (02 de novembro): há várias opções de 1ª leitura, várias opções de salmo e assim por diante. Nesses casos, é preciso utilizar as várias fitas para marcar cada uma das leituras que serão proclamadas.
Posso preparar uma postagem mais ampla sobre esse tema para o futuro.
Ajudaria uma postagem ensinando a encontrar a leitura correta do dia... Já aconteceu de marcarem a leitura errada e foi desagradável.
ExcluirEste é um tema difícil de tratar em um texto. Seria melhor em um vídeo, mostrando como marcar o Lecionário.
ExcluirBoa tarde! Gostaria de saber se é lícito o leitor fazer reverência (vênia) ao lecionário no ambão antes e após a leitura, no sentindo de reverenciar a Palavra de Deus que será (e foi) lida.
ResponderExcluirTecnicamente tal gesto não está previsto. O Cerimonial dos Bispos menciona entre os sinais de reverência ao livro apenas o beijo e a incensação (n. 74), ambos realizados pelo sacerdote ou diácono para o Evangelho, a fim de destacar o lugar central que este ocupa entre as leituras.
ExcluirPorque não se pode entrar com a Lecionário aberto na procissão de entrada?
ResponderExcluirA Instrução Geral sobre o Missal Romano (3ª edição) indica que na procissão de entrada pode ser levado o Evangeliário, e não o Lecionário (n. 120), para destacar a centralidade dos Evangelhos (n. 60).
ExcluirA mesma Instrução diz duas vezes que o Lecionário já deve estar no ambão antes do início da celebração (nn. 118.128).
Gostaria de saber, em celebrações em que se utiliza o Lecionário (dedicação da igreja, benção do ambão) o por quê o bispo abençoa-o?
ResponderExcluirPaz e BEM!
Não sei se entendi bem sua pergunta, mas na dedicação de uma nova igreja e na bênção de um novo ambão (únicas celebrações em que é prevista a entrada do Lecionário), os leitores entronizam o livro antes das leituras e o entregam ao Bispo (ou presbítero) que preside a celebração, que está na sede ou diante do altar.
ExcluirO presidente da celebração recebe o livro e o mostra à assembleia, dizendo a fórmula: "Ressoe sempre neste lugar a Palavra de Deus...". Em seguida devolve o Lecionário ao leitor, que se dirige ao ambão para a leitura.
Como devemos utilizar as 3 fitas nas cores vermelho, verde e branco (não tenho certeza desta cor) que acompanham os Lecionários ?
ResponderExcluirAs cores das fitas não possuem nenhum simbolismo. Trata-se apenas de uma questão estética. Inclusive na nova edição do Missal Romano todas possuem a mesma cor.
ExcluirNa grande maioria das celebrações as leituras aparecem na sequência no Lecionário; portanto, basta uma fita.
Usa-se mais de uma fita apenas em algumas celebrações com várias opções de leituras. Por exemplo, na Comemoração dos Fiéis Defuntos (02 de novembro): há várias opções de 1ª leitura, várias opções de salmo, etc. Nesse caso se utilizam as várias fitas para marcar cada um dos textos.
Posso ter um Lecionário Dominical em casa?
ResponderExcluirNão há uma norma que impeça, desde que esse seja tratado com o devido respeito, sendo o livro da Palavra de Deus.
ExcluirContudo, não faz muito sentido comprar um Lecionário para tê-lo em casa, sendo um livro relativamente caro e que foi pensado para as celebrações litúrgicas.
Há outras opções mais baratas e mais práticas para um uso "doméstico", como o "Missal dominical", que contém as leituras e as orações para os domingos. Porém, com a nova tradução do Missal, convém aguardar uma nova edição.
Olá boa tarde! Li em alguns sites católicos sobre a possibilidade da CNBB revisar a tradução dos lecionários e usar a tradução oficial da nova edição da Bíblia feita pela CNBB… Entendo que a responsabilidade pela análise da viabilidade disso cabe a CETEL… Você possui alguma novidade a respeito do trabalho da CETEL para a revisão dos lecionários?
ResponderExcluirSim. Na Apresentação da "Bíblia da CNBB" é indicado que essa nova tradução será a base para futuras edições dos Lecionários.
ExcluirCom a publicação da 3ª edição do Missal é razoável supor que os demais livros litúrgicos também serão revisados, mas ainda não foram divulgadas maiores informações.
No Lecionário semanal, há a explicação ou comentário sobre as leituras? Ou no Missal?
ResponderExcluirNão. Os Lecionários contêm apenas as leituras, e o Missal Romano apenas as orações para a Missa. A "exceção" seriam as celebrações dos santos, antes das quais o Missal traz um breve resumo da vida do santo.
ExcluirNão obstante, há vários livros publicados com explicações ou comentários sobre as leituras das celebrações.
Boa noite.
ResponderExcluirExiste um Evangeliario semanal?
Não. O Evangeliário é um só, e contém os textos do Evangelho para os domingos, solenidades e festas.
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirE nas celebrações da Palavra, pode-se entrar com o Lecionário?
Esse gesto não está previsto na Celebração da Palavra.
ExcluirO Ritual do Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa indica que nessas celebrações a Liturgia da Palavra se faz "como na Missa" (n. 29).
Portanto, como a Instrução Geral do Missal Romano indica que o Lecionário seja colocado no ambão antes do início da Missa (nn. 118.120.128), o mesmo vale para a Celebração da Palavra.
Após a Homilia, o Lecionario, que está no Ambao, deve ser fechado para se fazer as preces da Assembleia?
ResponderExcluirNão há uma normativa a respeito.
ExcluirA Instrução Geral do Missal Romano indica que após a proclamação do Evangelho o livro "pode ser levado para a credência ou outro lugar adequado e digno" (n. 175), por exemplo, na sacristia.