sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Nota de falecimento: Patriarca Irinej da Sérvia

Faleceu na manhã de hoje, 20 de novembro de 2020, vítima do Covid-19, aos 90 anos, Sua Beatitude Irinej, Patriarca Ortodoxo da Sérvia (Патријарх Иринеј).


Miroslav Gavrilović (Мирослав Гавриловић) nasceu a 28 de agosto de 1930 em Vidova (na então Iugoslávia). Após ingressar no Seminário Teológico de Prizren e estudar teologia em Belgrado e Atenas, professou os votos monásticos no Mosteiro de Rakovica em outubro de 1959, assumindo o nome religioso de Irinej (Irineu).

No mesmo mês foi ordenado diácono (24 de outubro de 1959) e sacerdote (27 de outubro). A partir de então, tornou-se professor no Seminário Teológico de Prizren e posteriormente seu reitor (1971-1974).

Em maio de 1974 foi eleito Bispo do Vicariato de Morávica, recebendo a ordenação episcopal em 14 de julho do mesmo ano. No ano seguinte foi eleito Bispo de Niš, sendo entronizado em 15 de junho de 1975, ofício que ocuparia pelos próximos 35 anos.


Após a morte do Patriarca Pavle, Irinej foi eleito o 45º Patriarca da Sérvia em 22 de janeiro de 2010. No dia seguinte foi entronizado na Catedral de São Miguel Arcanjo em Belgrado e no dia 03 de outubro tomou posse do Mosteiro Patriarcal de Peć, antiga sede dos Patriarcas sérvios.

Ó Cristo, nosso verdadeiro Deus, que tens o poder da vida e da morte, pelas intercessões da tua puríssima Mãe, dos santos e gloriosos Apóstolos, dos nossos santos e piedosos Padres e de todos os santos, dá o descanso à alma do teu servo, o Patriarca Irinej, conduze-a, Senhor, ao tabernáculo eterno no lugar onde repousam os justos, tem piedade de nós, ó tu que amas os homens, e salva-nos.
(Da Liturgia bizantina pelos falecidos)

Que sua memória seja eterna!


Com informações do site Orthodox Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário