“Revesti o homem novo,
criado à imagem de Deus” (Ef 4,24).
Nas postagens anteriores desta série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura iniciamos um estudo sobre a presença
da Carta de São Paulo aos Efésios
(Ef) nas celebrações do Rito
Romano.
Após uma breve introdução, analisamos sua leitura sob o
critério da composição harmônica (sintonia com o tempo ou a festa litúrgica),
como indicado no Elenco das Leituras da Missa (n. 66) [1], na Celebração
Eucarística, nos demais Sacramentos e nos Sacramentais. Para acessar, clique aqui: 1ª parte / 2ª parte / 3ª parte.
Nesta postagem concluiremos
esse percurso com a Liturgia das Horas (LH).
2. Leitura litúrgica
da Carta aos Efésios:
Composição harmônica
d) Liturgia das Horas
Em relação à leitura de Efésios
em composição harmônica na Liturgia
das Horas, é preciso distinguir entre leituras longas, proferidas no Ofício das Leituras, e leituras breves, proferidas nas outras
horas (Laudes, Hora Média e Vésperas).
Iniciamos com as leituras longas do nosso escrito,
que são seis:
- Ofício das Leituras
da Festa da Sagrada Família (Domingo após o Natal): Ef 5,21–6,4 [2].
Enquanto na Missa da Festa se lê o “código doméstico” de Colossenses, como vimos em postagens anteriores, na LH se lê o
“código doméstico” de Efésios.
- Ofício das Leituras
da Solenidade da Ascensão do Senhor: Ef 4,1-24 [3], recordando o “duplo
movimento” de Cristo: “Ele subiu! Que
significa isso, senão que Ele desceu também às profundezas da terra! Aquele que
desceu é o mesmo que subiu mais alto do que todos os céus, a fim de encher o
universo” (vv. 9-10).
- Ofício das Leituras
da Solenidade da Assunção da Virgem Maria (15 de agosto): Ef
1,16–2,10 [4], sobre a obra salvífica do Senhor: “Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de
nossa união com Jesus Cristo” (v. 6).
- Ofício das Leituras
das Festas dos Evangelistas São Marcos (25 de abril) e São Mateus, Apóstolo (21 de setembro): Ef 4,1-16 [5],
perícope que atesta a diversidade de ministérios, incluindo os “apóstolos” e
“evangelistas”.
- Ofício das Leituras
para Santos religiosos (Advento, Natal, Quaresma e Páscoa): Ef
4,1-24 [6], versão mais longa da leitura anterior, à qual se acrescenta a
exortação a despojar-se do “homem velho” e revestir-se do “homem novo”.
- Ofício do Comum dos
Santos homens: Para um santo que viveu no matrimônio (Tempo Comum): Ef
5,21-32 [7], o “código doméstico”, como vimos acima. Destaca-se aqui a leitura
teológica do Matrimônio como imagem da união entre Cristo e a Igreja (v. 25).
Após as leituras longas, passamos às leituras breves de Efésios, particularmente nas Vésperas (nas
quais sempre se leem textos do Novo Testamento), presentes nos diversos tempos
do Ano Litúrgico e nas celebrações dos santos.
Primeiramente, no Tempo
do Natal, ocorre uma leitura
nas Vésperas do dia 28 de dezembro e da
terça-feira após a Epifania: Ef 2,3b-5 [8], atestando que Deus, “rico em misericórdia... nos deu a vida com
Cristo”.
No Tempo da Quaresma também identificamos uma
leitura nas Vésperas das quartas-feiras
da V semana da Quaresma e da Semana Santa: Ef 4,32–5,2 [9],
exortando ao perdão e ao amor, a exemplo de Cristo: “Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por
nós, em oblação e sacrifício de suave odor”.
Ruínas da Basílica de São João em Éfeso |
No Tempo Pascal, por sua vez, são três os
textos da nossa Carta:
- Hora Média (12h)
dos Domingos do Tempo Pascal e I Vésperas da Solenidade da Ascensão: Ef
2,4-6 [10] - Deus, “rico em misericórdia...
nos ressuscitou com Cristo”.
- Hora Média (15h)
das quartas-feiras do Tempo Pascal: Ef 4,23-24 [11], a exortação a
revestir-se do “homem novo”.
- II Vésperas do
Domingo de Pentecostes: Ef 4,3-6 [12], a exortação à unidade e a
profissão de fé em “um só Espírito”.
Seguindo nosso percurso com as Solenidades do Senhor no Tempo Comum, as primeiras das quais
como “eco” do Tempo Pascal,
encontramos outros cinco textos:
- II Vésperas da
Solenidade da Santíssima Trindade: Ef 4,3-6 [13], como no
Pentecostes, a profissão de fé em “um só
Espírito”, “um só Senhor”
(Cristo), “um só Deus e Pai de todos”.
- Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com duas leituras de Efésios, ambas professando o amor de Deus expresso no mistério do
Coração de Jesus:
I Vésperas: Ef
5,25b-27 - “Cristo amou a Igreja e se
entregou por ela”;
II Vésperas: Ef
2,4-7 - “Deus é rico em misericórdia”
[14].
- Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo: também com duas leituras da Carta:
I Vésperas: Ef
1,20-23 - após a Ascensão de Cristo, Deus “pôs
tudo sob os seus pés e fez d’Ele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja”;
Laudes: Ef
4,15-16 - a exortação a “crescer em tudo
até atingirmos Aquele que é a Cabeça, Cristo” [15].
No Próprio dos
Santos, com textos para as celebrações do Senhor, da Virgem Maria e dos
santos com data fixa no calendário, lemos a Carta aos Efésios em quatro
ocasiões:
- Hora Média (9h) da
Solenidade da Anunciação do Senhor (25 de março): Ef 1,9b-10 [16],
um trecho do “hino” sobre a “plenitude do
tempo” que chega quando Deus “quis recapitular
em Cristo o universo inteiro”.
- Hora Média (12h) da Festa da Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro): Ef 1,7-8a [17], outro
trecho do “hino”, sobre a remissão dos pecados pelo sacrifício de Cristo na
cruz: “Em Cristo, pelo seu sangue, nós
somos libertos”.
Santuário da “casa da Virgem Maria” junto a Éfeso |
- Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria (08 de dezembro): Aqui são proferidos
três textos de Efésios na Hora Média, dois deles do
“hino” que, como vimos nas postagens anteriores, também é lido na Missa dessa
Solenidade:
9h: Ef 1,4
- “Em Cristo, Deus nos escolheu...”;
12h: Ef
1,11-12a - “Em Cristo, fomos
predestinados...”;
15h: Ef
5,25-27 - “Cristo amou a Igreja... Ele quis torná-la santa” [18].
- Laudes da
Solenidade de Todos os Santos (01 de novembro): Ef 1,17-18 [19], a
promessa da “riqueza da glória que está
na vossa herança com os santos”.
Por fim, nos Comuns
dos Santos, com textos para cada “categoria” de
santos, há perícopes da Carta
previstas em duas ocasiões:
- I Vésperas do Comum
da dedicação de igreja: Ef 2,19-22 [20], a Igreja como edifício
sobre o fundamento dos Apóstolos, tendo Cristo como pedra principal.
- Comum dos Apóstolos:
formulário com duas leituras breves de Efésios:
Laudes: Ef
2,19-22 - como acima, no Comum da dedicação de igreja;
II Vésperas: Ef
4,11-13 - sobre os diversos ministérios instituídos por Cristo na Igreja,
dentre os quais o dos Apóstolos [21].
Por fim, encontramos quatro leituras breves do nosso
escrito nas Laudes, Hora Média e Vésperas distribuídas ao longo de três das
quatro semanas do Saltério.
Os salmos organizados nessas quatro semanas são entoados ao
longo de todo o ano, enquanto as leituras são proferidas apenas no Tempo Comum,
uma vez que o Advento, o Natal, a Quaresma e a Páscoa possuem leituras próprias,
como vimos acima.
- Laudes da
sexta-feira da I semana: Ef 4,29-32 [22], a exortação a abandonar a
“amargura, irritação, cólera...” e a
cultivar o perdão mútuo;
- Laudes da
sexta-feira da II semana: Ef 2,13-16 [23], sobre a obra de Cristo,
que uniu judeus e pagãos em um só povo: “Ele
é a nossa paz: do que era dividido, Ele fez uma unidade”;
- Vésperas da
quarta-feira da III semana: Ef 3,20-21 [24], uma doxologia a Deus “que tudo pode realizar superabundantemente”;
- Hora Média (15h) da
sexta-feira da III semana: Ef 2,8-9 [25], com a “tese central” da
teologia paulina: “É pela graça que sois
salvos, mediante a fé”.
Temos, por fim, uma perícope de Efésios presente todas as semanas na recitação das Completas da quarta-feira: Ef
4,26-27 [26], com a advertência: “Não
pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento”.
Santuário da “casa da Virgem Maria” junto a Éfeso |
Encerramos assim a quarta parte do nosso estudo sobre a
leitura litúrgica da Carta aos Efésios
e com ela a análise sob o critério da composição harmônica. A quinta e última parte será dedicada à sua leitura semicontínua e às ocasiões em que o
“hino” é entoado como cântico na Liturgia das Horas.
Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL,
José. A Mesa da Palavra I: Elenco das
Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] OFÍCIO DIVINO. Liturgia
das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição
típica. São Paulo: Paulus, 1999, vol. I, p. 381.
[3] ibid., vol.
II, p. 826. Essa Solenidade, que a Igreja celebra 40 dias após a Páscoa (na
quinta-feira da VI semana), no Brasil é transferida para o domingo seguinte.
[4] ibid., vol.
IV, p. 1195. No Brasil essa Solenidade também é transferida para o domingo.
[5] ibid., vol. II, p. 1540; vol. IV, p.
1298.
[6] ibid., vol. I, p. 1354; vol. II, p.
1907. No Tempo Comum a leitura é Fl 3,7–4,1.4-9.
[7] ibid., vol. III, p. 1688; vol. IV,
p. 1700. No Advento, no Natal, na Quaresma e na Páscoa são indicadas outras
leituras, oferecendo uma maior diversidade de textos.
[8] ibid., vol. I,
pp. 393.535. A terça-feira após a Epifania corresponde ao dia 08 de janeiro
onde essa Solenidade é celebrada no dia 06.
[9] ibid., vol. II, pp. 333.397.
[10] ibid., vol. II, pp.
474.630.683.739.790.820.872.
[11] ibid., vol. II, p.
528.598.653.706.761.811.893.
[12] ibid., vol. II, p. 938.
[13] ibid., vol. III, p. 537.
[14] ibid., vol. III, pp. 564.578.
[15] ibid., vol. IV, pp. 493.503.
[16] ibid., vol. II, p. 1511.
[17] ibid., vol. IV, p. 1274.
[18] ibid., vol. I, pp. 1047-1048.
[19] ibid., vol.
IV, p. 1424. No Brasil essa Solenidade é transferida para o domingo.
[20] ibid., vol. I, p. 1122; vol. II, p.
1639; vol. III, p. 1480; vol. IV, p. 1492.
[21] ibid., vol. I, pp. 1179.1185; vol. II,
pp. 1706.1713; vol. III, pp. 1555.1561; vol. IV, pp. 1567.1573
[22] ibid., vol. III, p. 725; vol. IV, p.
679.
[23] ibid., vol. III, p. 864; vol. IV,
p. 818.
[24] ibid., vol. III, p. 970; vol. IV, p.
924.
[25] ibid., vol. III, p. 1007; vol. IV, p.
961.
[26] ibid., vol. I, p. 1003; vol. II,
p. 1413; vol. III, p. 1171; vol.
IV, p. 1125.
Imagens: Wikimedia Commons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário