“Há um só Senhor, uma
só fé, um só Batismo” (Ef 4,5).
Nas postagens anteriores desta série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura iniciamos um estudo sobre a presença
da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef)
nas celebrações do Rito Romano.
Após uma breve introdução, analisamos sua leitura sob o
critério da composição harmônica (sintonia com o tempo ou a festa litúrgica),
como indicado pelo Elenco das Leituras da Missa (n. 66) [1], na
Celebração Eucarística. Para acessar, clique aqui: 1ª parte / 2ª parte.
Agora prosseguiremos com os demais Sacramentos e os
Sacramentais.
2. Leitura litúrgica da
Carta aos Efésios: Composição
harmônica
b) Sacramentos
Além da Eucaristia, a
Carta aos Efésios consta entre as opções de leitura ad libitum (à
escolha) de todos os outros seis Sacramentos.
Primeiramente, em relação à Iniciação Cristã de Adultos, vale
destacar o Rito da eleição ou inscrição do nome, que tradicionalmente se
celebra no I Domingo da Quaresma e com o qual tem início o “Tempo da
Purificação e Iluminação”. Quando esse rito se celebra na Missa, entoa-se a antífona
da Comunhão da sexta-feira da IV semana da Quaresma, como vimos
anteriormente: “Temos a redenção em Cristo pelo seu sangue e a remissão dos
pecados segundo as riquezas de sua graça” (Ef 1,7) [2].
No IV Domingo da Quaresma, por sua vez, celebra-se o II Escrutínio, com uma leitura de Efésios, que é proclamada mesmo quando
os Escrutínios são celebrados em outro tempo: Ef 5,8-14 [3], sobre o
tema da “iluminação”.
Para a celebração do sacramento
do Batismo há três leituras ad
libitum (à escolha) da nossa Carta:
- Ef 1,3-10.13-14: o “hino”, que como o Batismo
possui uma dinâmica trinitária, destacando-se aqui também o tema da adoção
filial (vv. 5-6);
- Ef 4,1-6: a afirmação de que há “um só Senhor, uma só fé, um só Batismo”;
- Ef 5,8-14: esta leitura, sobre o tema da
“iluminação” é prevista apenas para o Batismo de crianças, uma vez que os
adultos já a ouviram no II Escrutínio [4].
Da segunda perícope acima é tomada também uma das opções de aclamação
ao Evangelho para o Batismo: “Há um
Senhor, uma fé, um Batismo; um só Deus e Pai de todos” (Ef 4,5-6)
[5].
Quando se celebra o Batismo na Missa, por sua vez, temos
como 1ª opção de antífona de entrada o texto de Ef 4,24: “Revesti-vos
do novo homem, criado à imagem de Deus, na justiça e na santidade da verdade”
[6].
Ligado ao Batismo há ainda o Rito de Admissão, pelo qual são acolhidas na Igreja pessoas já
batizadas em outras comunidades eclesiais. Aqui se sugerem dois textos: Ef
1,3-14, o “hino”, e Ef 4,1-7.11-13, a afirmação do único Batismo e da
diversidade de ministérios [7].
Para a celebração do segundo sacramento da Iniciação Cristã,
isto é, a Crisma ou Confirmação,
são propostos dois textos à escolha do nosso livro: Ef 1,3a.4a.13-19a, com
a última estrofe do “hino”, dedicada ao “selo
do Espírito prometido” (v. 13), e a referência à sabedoria, um dos seus dons
(v. 17); e Ef 4,1-6: como no Batismo [8].
Seguimos nosso percurso com o sacramento da Reconciliação
ou Penitência, para o qual são indicados seis textos da Carta aos Efésios. Em primeiro lugar
temos Ef 5,1-2: estes dois versículos, exortando a “viver no amor”, são
indicados como leitura facultativa para a confissão individual [9].
As virtudes, “armadura de Deus” (Adriaen van de Velde) |
Na sequência há outros quatro textos mais longos, indicados para a celebração comunitária da Reconciliação com confissões individuais ou para celebrações penitenciais em preparação ao sacramento:
- Ef 2,1-10: Deus, “rico em misericórdia”, apesar das nossas faltas, “nos deu a vida em Cristo” (v. 5);
- Ef 4,1-3.17-32: a exortação a “despojar-se do homem velho” e “revestir-se do homem novo”, “criado à imagem de Deus em verdadeira justiça e santidade” (v. 24);
- Ef 5,1-14: como na leitura acima, com a imagem das “trevas” e da “luz”;
- Ef 6,10-18: a exortação a revestir-se da “armadura de Deus”, isto é, das virtudes (verdade, justiça, fé...) [10].
Por fim, o Ritual da
Penitência traz ainda modelos de celebrações penitenciais com
leituras próprias. Aqui há três leituras da nossa Carta, duas das quais já apareceram acima como leituras ad libitum:
Modelo I: Ef
2,1-10 [11], com a exortação: “Vivei no
amor, como Cristo nos amou” (v. 2), uma vez que no Evangelho proposto (Mt
22,34-40) Jesus resume a Lei justamente no amor a Deus e ao próximo.
Modelo II: Ef
4,23-32 [12], recordando que o “homem novo” (v. 24) é aquele que vive a “nova Lei”
anunciado por Cristo no Evangelho (Mt 5,1-12): as bem-aventuranças.
Tempo Comum III:
Ef 1,3-7 [13], um trecho do “hino”, destacando-se aqui o tema da “adoção
filial” (vv. 5-6), em sintonia com a parábola do “filho pródigo” lida no
Evangelho (Lc 15,11-32).
Para o sacramento da Unção dos Enfermos há apenas um
texto da nossa Carta, indicado entre as opções de aclamação ao
Evangelho. Trata-se do primeiro versículo do hino, Ef 1,3: “Bendito
e louvado seja Deus, o Pai de Jesus Cristo...” [14].
Para o sacramento do Matrimônio são duas as opções de
leituras de Efésios:
- Ef 4,1-6: “Suportai-vos
uns aos outros com paciência, no amor”, com a referência a “um só Corpo”, que embora se aplique à
Igreja, serve também para os esposos, unidos em uma só carne (cf. Mt 19,5-6);
- Ef 5,2a.21-33 (forma breve: Ef 5,2a.25-32):
a exortação “vivei no amor” (v. 2a)
unida aos conselhos aos esposos do “código doméstico” (vv. 21-33). Vale
destacar a concepção elevada que o autor tem do Matrimônio, comparado com a
relação entre Cristo e a Igreja (v. 25) [15].
Dessa última perícope é tomada também a 1ª opção de antífona
da Comunhão para a celebração do Matrimônio na Missa: “Cristo amou a
Igreja e se entregou por ela, a fim de preparar para si uma esposa santa e
imaculada” (cf. Ef 5,25.27) [16].
“Matrimônio” entre Cristo e a Igreja |
Por fim, para a celebração do sacramento da Ordem nos seus três graus (diáconos, presbíteros e Bispos)
a Igreja nos propõe a leitura de Ef 4,1-7.11-13 [17], sobre os diversos
ministérios na Igreja: Deus “capacitou os
santos para o ministério, para edificar o Corpo de Cristo” (v. 12).
c) Sacramentais
Continuando nosso percurso com os Sacramentais, consideremos primeiramente aqueles que implicam a
consagração de pessoas e lugares:
Na Bênção de abade ou
abadessa temos uma leitura ad libitum
(à escolha) do nosso livro: Ef 4,1-6 [18], com a exortação a “guardar a unidade pelo vínculo da paz”
(v. 3), “temas” fundamentais para a vida comunitária.
Para a Consagração
das virgens e a Profissão religiosa (celebrações que compartilham as mesmas
opções de leituras) sugere-se o “hino” de Ef 1,3-14 [19], destacando a
“eleição”: “Para que sejamos
santos e irrepreensíveis, no amor” (v. 4).
Na Dedicação de
igreja consta como 2ª leitura ad
libitum o texto de Ef 2,19-22 [20], sobre a Igreja como “edifício que tem como fundamento os Apóstolos
e os Profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal” (v. 20), como
vimos nas postagens anteriores. Vale recordar que um dos ritos da Dedicação é
justamente a unção com o óleo do Crisma de doze cruzes nas paredes da igreja,
representando os Apóstolos.
Por fim, em relação aos Sacramentais,
cabe considerar as bênçãos de pessoas, lugares e objetos, nas quais
identificamos sete leituras do nosso escrito à escolha:
- Bênção de famílias
e Bênção anual de famílias em suas casas:
Ef 4,1-6 [21], com a exortação às “virtudes familiares” (humildade,
mansidão, paciência, amor...);
- Bênção de escola ou
universidade: Ef 4,11-24 [22], com o compromisso pela busca da
verdade na caridade: “Motivados pelo amor
queremos ater-nos à verdade” (v. 15);
- Bênção da mesa
antes das refeições: Ef 5,19-20 [23], com a exortação: “Dai sempre graças por todas as coisas a Deus”;
- Bênção de imagens
dos santos para veneração pública: Ef 3,14-19 [24], o desejo de que,
“com todos os santos”, possamos “conhecer o amor de Cristo”;
- Bênção de órgão:
Ef 5,15-20 [25], exortação análoga a Cl 3,16, também indicada
para esta Bênção: “Entoai juntos salmos,
hinos e cânticos inspirados; cantai e celebrai o Senhor de todo o vosso coração”
(Ef 5,19);
- Bênção de velas por
devoção: Ef 5,8-10 [26], a exortação a viver “como filhos da luz”;
- Bênção de objetos
devocionais: Ef 3,14-21 [27], como acima, na Bênção de imagens de
santos, unida a uma doxologia final (vv. 20-21).
Ruínas do Batistério da Basílica de São João em Éfeso |
Encerramos assim a terceira parte do nosso estudo sobre a
leitura da Carta aos Efésios nas
celebrações litúrgicas do Rito Romano. Na próxima parte concluiremos nossa
análise sob o critério da composição harmônica com a Liturgia das Horas.
Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL,
José. A Mesa da Palavra I: Elenco das
Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] MISSAL ROMANO. Tradução portuguesa da 2ª edição
típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1991, p. 787.
[3] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS. Tradução portuguesa para o Brasil da edição
típica. São Paulo: Paulus, 2001, p. 216.
[4] ibid., pp.
249-250; RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS. Tradução
portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999,
pp. 132-134.
[5] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS, p. 261; RITUAL DO
BATISMO DE CRIANÇAS, p. 142.
[6] MISSAL ROMANO, p. 791.
[7] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS, pp. 292-293.
[8] LECIONÁRIO IV: Lecionário
do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil.
São Paulo: Paulus, 2000, p. 18.
[9] RITUAL DA PENITÊNCIA. Tradução portuguesa para o Brasil da segunda edição típica. São
Paulo: Paulus: 1999, p. 33.
[10] ibid., pp. 141-145.
[11] ibid., p. 44.
[12] ibid., p. 48.
[13] ibid., p.
219.
[14] RITUAL DA
UNÇÃO DOS ENFERMOS E SUA ASSISTÊNCIA PASTORAL. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo:
Paulus, 2000, p. 126.
[15] RITUAL DO MATRIMÔNIO. Tradução portuguesa para o Brasil da 2ª edição típica. São Paulo:
Paulus, 2007, pp. 88-89.
Deve ser proclamada ao menos uma leitura que fale
claramente do Matrimônio, incluindo Ef 5,2a.21-33 (forma longa).
[16] MISSAL ROMANO, p. 805.
[17] LECIONÁRIO IV, p. 43.
[18] ibid., p.
118.
[19] ibid., p.
139.
[20] ibid., p.
179.
[21] RITUAL DE
BÊNÇÃOS. Tradução portuguesa da edição
típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, pp. 25.33.
[22] ibid., p. 199.
[23] ibid., p. 289.
[24] ibid., p.
373.
[25] ibid., p. 388.
[26] ibid., p. 423.
[27] ibid., p. 431.
Imagens: Wikimedia Commons.
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