quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Leitura litúrgica da Carta aos Efésios (2)

“Cristo é a nossa paz: do que era dividido, Ele fez uma unidade” (Ef 2,24).

Na postagem anterior desta série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura iniciamos um estudo sobre a presença da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef) nas celebrações do Rito Romano.

Após uma breve introdução, analisamos sua leitura sob o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia com o tempo ou a festa litúrgica (cf. Elenco das Leituras da Missa, n. 66) [1], ao longo do Ano Litúrgico e nas Missas dos Santos. Para acessar a 1ª parte, clique aqui.

Agora prosseguiremos com as Missas para diversas necessidades e votivas.

Representação do Concílio de Éfeso (431):
Epifania da Igreja

2. Leitura litúrgica da Carta aos Efésios: Composição harmônica

a) Celebração Eucarística

Começamos esta segunda parte do nosso estudo com as Missas para diversas necessidades, formulários com várias opções de leituras ad libitum (à escolha), com textos de Efésios em dez formulários:

Na Missa pela Igreja, dada a importância da eclesiologia na Carta, são propostas duas leituras:
Ef 1,3-14: o “hino” em ação de graças, todo no plural (Deus “nos abençoou... nos escolheu...”), uma vez que a Igreja é a destinatária das bênçãos;
Ef 2,19-22: sobre a Igreja como “edifício que tem como fundamento os Apóstolos e os Profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal” (v. 20) [2].

Do “hino” da Carta é tomada também a antífona de entrada do 1º formulário de Missa pela Igreja: “Deus revelou-nos o mistério da sua vontade: restaurar todas as coisas que estão nos céus e na terra no Cristo Jesus” (cf. Ef 1,9a.10) [3].

Na Missa para a eleição do Papa ou Bispo é sugerido o texto de Ef 4,11-16 [4], sobre os diversos ministérios, destacando-se os “pastores e mestres” (v. 11), e recordando que Cristo é a Cabeça da Igreja: unido a Ele, o Corpo cresce na verdade e na caridade.

Para a Missa pelos sacerdotes propõe-se a leitura de Ef 4,1-7.11-13 [5], com a recordação dos diversos ministérios unida à exortação a praticar as virtudes: “humildade, mansidão, paciência...” (vv. 1-7). A mesma perícope é proposta na Missa pelos ministros da Igreja [6].

Na Missa pelos leigos, por sua vez, há dois textos de Efésios à escolha:
- Ef 1,3-14: o “hino”, destacando aqui a “vocação à santidade” que os cristãos leigos recebem pelo Batismo: “Em Cristo, Deus nos escolheu... para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor” (v. 4);
- Ef 4,1-6: a recordação do Batismo - “Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo” (v. 5) - unida à “lista de virtudes” (vv. 1-3) [7].

Na Missa pela unidade dos cristãos, por sua vez, são três as perícopes ad libitum:
- Ef 2,19-22: a Igreja edificada sobre o fundamento dos Apóstolos e sobre Cristo. Destaca-se também aqui a imagem da “família de Deus” (v. 19);
- Ef 4,1-6: a confissão de “um só Senhor, uma só fé, um só Batismo”, unida à exortação a “guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz” (v. 3);
- Ef 4,30–5,2: a exortação ao perdão e ao amor, a exemplo de Cristo: “Perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo... vivei no amor, como Cristo nos amou” (Ef 4,32; 5,2) [8].

Da segunda perícope acima é tomada uma das opções de aclamação ao Evangelho (cf. Ef 4,5.6a) [9] e a antífona de entrada do 3ª formulário dessa Missa: “Há um só corpo, e um só espírito: assim sois chamados, por vocação, a uma só esperança...” (Ef 4,4-6) [10].

Para a Missa pela evangelização dos povos propõe-se a leitura de Ef 3,2-12 [11], sobre o anúncio do Evangelho, através do qual todos os povos “são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo” (v. 6).

Nas Missas pela pátria ou pela cidade, pelos governantes, pelo encontro de chefes de Estado, pelo rei ou chefe de Estado e pelo progresso dos povos (que compartilham as mesmas opções de leituras) sugere-se Ef 4,30–5,2 [12], a exortação a abandonar “toda espécie de maldade” e cultivar o perdão e o amor. O mesmo texto consta como opção de leitura para a Missa em tempo de guerra ou calamidade [13].

Ruínas da cidade de Éfeso

Na Missa em ação de graças é possível ler o hino de Ef 1,3-14 [14], com o convite à ação de graças pelas “bênçãos espirituais” que recebemos de Deus: “Para o louvor da sua glória e da graça com que Ele nos cumulou no seu Bem-amado (v. 6).

Do início do hino é tomada uma das opções de aclamação ao Evangelho para essa Missa: “Bendito e louvado seja Deus, o Pai de Jesus Cristo...” (Ef 1,3) [15]. A antífona de entrada, por sua vez, é de outro texto de Efésios: “Cantai e salmodiai ao Senhor em vossos corações, dai sempre graças a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5,19-20) [16].

Por fim, em relação às Missas para diversas necessidades, destacamos a antífona de entrada da Missa pela família, um trecho do “código doméstico” da Carta: “Honra teu pai e tua mãe, é o primeiro mandamento, ligado a esta promessa: serás feliz e terás longa vida sobre a terra” (Ef 6,2-3) [17].

Concluímos nosso percurso pela leitura em composição harmônica da Carta aos Efésios na Celebração Eucarística com as Missas votivas, formulários em honra dos mistérios do Senhor e da Virgem Maria.

Primeiramente, para a Missa votiva da Santa Cruz é sugerida a leitura de Ef 2,13-18 [18], na qual se afirma que “por meio da cruz” Cristo reconciliou-nos com Deus e entre nós, unindo-nos “em um só corpo”.

Na Missa votiva do Sagrado Coração de Jesus, por sua vez, são três as leituras à escolha do nosso livro:
- Ef 1,3-10: a primeira parte do “hino”, destacando a redenção que recebemos em Cristo e o convite a “sermos santos, no amor”;
- Ef 3,8-12 e Ef 3,14-19: estas duas perícopes integram a 2ª leitura da Solenidade no Ano B, como vimos na postagem anterior. O primeiro trecho destaca a “insondável riqueza” do Coração de Cristo (v. 8) e o segundo trecho “o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento (v. 19) [19].

Cabe recordar que as leituras dessa Missa votiva são indicadas também para o Culto Eucarístico fora da Missa [20].

Passando às celebrações em honra da Virgem Maria, primeiramente na Missa votiva do Santíssimo Nome de Maria a 2ª opção de leitura é Ef 1,3-6.11-12 [21], como na Solenidade da Imaculada Conceição, destacando a “eleição” de Maria.

Quanto aos formulários da Coletânea de Missas de Nossa Senhora, temos como 2ª opção de leitura para a Missa de Maria, Rainha e Mãe de Misericórdia (n. 38), para o Tempo Comum, a perícope de Ef 2,4-10 [22], que começa justamente com a afirmação: “Deus é rico em misericórdia” (v. 4).

Dentre as leituras à escolha para as Missas de Nossa Senhora, no Apêndice da Coletânea, consta novamente o texto de Ef 1,3-6.11-12 [23], sobre a “eleição” de Maria.

Vale recordar que após o Concílio de Éfeso (431), que proclamou a Virgem Maria como “Mãe de Deus” (Theotokos), a cidade de Éfeso passou a ser diretamente associada a ela. Surgiu, com efeito, uma tradição de que Maria teria passado os últimos anos da sua vida nessa cidade, junto ao Apóstolo João.

Na sequência consideramos as “Missas votivas do lugar” próprias dos diversos santuários da Terra Santa, nas quais identificamos várias leituras e antífonas da Carta aos Efésios [24]. Para saber mais, confira nossa série de postagens sobre as Missas votivas da Terra Santa.

Primeiramente, nos Santuários de Ain Karem (Visitação, São João Batista na Montanha e São João Batista no Deserto) é possível celebrar a Missa votiva de São João Batista no Deserto (De Ioanne Baptista in Deserto) propõe-se a leitura de Ef 4,30–5,2, da seção parenética da Carta, com uma exortação à virtude.

Ruínas da igreja da Virgem Maria em Éfeso

Em Caná, por sua vez, os peregrinos que visitam o Santuário do primeiro milagre de Jesus podem celebrar a Missa votiva do início dos milagres de Jesus (De commemoratione initii signorum Domini), com leituras adaptadas do sacramento do Matrimônio, incluindo Ef 5,2a.21-33, com a exortação ao amor (v. 2a) e um trecho do “código doméstico”, com conselhos aos esposos (vv. 21-33).

Dessa perícope é tomada também uma das opções de antífona da Comunhão para essa Missa: “Cristo amou a Igreja e se entregou por ela...” (Ef 5,25-26).

Seguimos com os Santuários da promessa da Eucaristia (“Memorial de Pedro”) em Cafarnaum, do Primado de Pedro em Tabgha e de São Pedro em Tiberíades: nos três é possível celebrar a Missa votiva dos Santos Apóstolos (De omnibus Apostolis). Para essa Missa são indicadas como opções de leituras Ef 2,19-22 e Ef 4,11-16, ambas lidas nas Festas dos Apóstolos, como vimos anteriormente.

Em relação a Jerusalém, cabe destacar primeiramente o Santuário do Dominus Flevit, no qual se celebra a Missa votiva do pranto do Senhor (De fletu Domini), a qual tem como opção de antífona da Comunhão um versículo do hino de Efésios, como na sexta-feira da IV semana da Quaresma: “Temos a redenção em Cristo pelo seu sangue...” (Ef 1,7).

A mesma antífona é proposta para a Missa votiva da Flagelação do Senhor (De flagellatione Domini), a ser celebrada nos Santuários da Flagelação e da Condenação, ambos em Jerusalém.

No Missal em português para a Basílica do Getsêmani, também em Jerusalém, consta a Missa votiva da prisão do Senhor, para a qual é indicado como antífona da Comunhão o texto de Ef 5,2: “Cristo nos amou, e por nós se entregou a Deus, como oferenda e sacrifício santo”.

Por fim, no Missal em latim para a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém consta a Missa votiva da Paixão do Senhor (De Passione Domini nostri Iesu Christi), a ser celebrada sobretudo nas capelas e altares ligados ao “Calvário”. Dentre as opções de leituras desse formulário está Ef 2,13-18, como na Missa votiva da Santa Cruz, sobre a reconciliação de todos pelo sangue de Cristo.

Concluindo nosso percurso pela leitura em composição harmônica da Carta aos Efésios na Celebração Eucarística, convém destacar algumas Missas votivas e celebrações próprias de algumas Congregações religiosas:

Primeiramente, dentre as Missas próprias da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) consta a Missa votiva da Crucificação e Morte de Jesus, que tem como opção de antífona de entrada o texto de Ef 5,2 [25], como vimos acima: “Cristo nos amou, e por nós se entregou...”.

A Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, por sua vez, celebra no dia 01 de julho a Solenidade do Preciosíssimo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, titular da Congregação, que tem como 2ª leitura o texto de Ef 2,13-20 [26], uma versão mais longa da perícope sobre a reconciliação pelo sangue de Cristo.

Por fim, a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) celebra na quinta-feira após a Solenidade do Sagrado Coração (quinta-feira da IV semana após o Pentecostes) a Memória do Coração Eucarístico de Jesus. Nessa Missa lê-se uma versão mais longa da leitura da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (Ano B): Ef 3,8-19; 4,7.11-13, sobre a “insondável riqueza” do Coração de Cristo como fundamento da nossa unidade.


Encerramos assim a segunda parte do nosso estudo sobre a leitura da Carta aos Efésios nas celebrações litúrgicas do Rito Romano. Na terceira parte continuaremos a análise sob o critério da composição harmônica com os demais Sacramentos e os Sacramentais.

Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] LECIONÁRIO III: Para as Missas dos Santos, dos Comuns, para Diversas Necessidades e Votivas. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1997.
[3] MISSAL ROMANO. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1991, p. 876.
[4] LECIONÁRIO III, op. cit.
[5] ibid.
[6] ibid.
[7] ibid.
[8] ibid.
[9] ibid.
[10] MISSAL ROMANO, p. 900.
[11] LECIONÁRIO III, op. cit.
[12] ibid.
[13] ibid.
[14] ibid.
[15] ibid.
[16] MISSAL ROMANO, p. 929.
[17] ibid., p. 934.
[18] LECIONÁRIO III, op. cit.
[19] ibid.
[20] SAGRADA COMUNHÃO e o culto do Mistério Eucarístico fora da Missa. Edição típica em tradução portuguesa para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, pp. 100-102.
[21] LECIONÁRIO III, op. cit.
[22] LECIONÁRIO para Missas de Nossa Senhora. Brasília: Edições CNBB, 2016, p. 164.
[23] ibid., p. 213.
[24] Fonte: Custódia Franciscana da Terra Santa.
[25] Fonte: Missal Próprio da Congregação da Paixão de Jesus Cristo.
[26] Fonte: Missal Próprio da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue.
[27] Fonte: Missal Próprio da Congregação do Santíssimo Redentor.

Imagens: Wikimedia Commons.

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