quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Um mês de falecimento do Patriarca Baselios Mar Thoma Paulose II

Há um mês, no dia 12 de julho de 2021, faleceu na Índia, aos 74 anos, o Catholicos Baselios Mar Thoma Paulose II, Patriarca da Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara (uma das Igrejas Ortodoxas Orientais ou Pré-Calcedonianas).

Uma vez que não noticiamos seu falecimento aqui em nosso blog na ocasião, prestamos aqui nossa homenagem ao Patriarca, recordando brevemente sua vida.

Baselios Moran Mor Paulose II (1946-2021)

Kollannur Iype Paul nasceu no dia 30 de agosto de 1946 em Mangad, no estado de Kerala (Índia). Estudou Física no St. Thomas College em Thrissur, enquanto participava das atividades da juventude ortodoxa, o que despertou sua vocação ao sacerdócio.

Em 1969 ingressou no Seminário Teológico Ortodoxo de Kottayam. Após os estudos teológicos, obteve um Mestrado em Sociologia no CMS College, também em Kottayam.

Foi ordenado subdiácono no dia 08 de abril de 1972, diácono a 31 de maio de 1973 e sacerdote a 02 de junho do mesmo ano. Dez anos depois, em 1983, professou votos monásticos, adotando o nome religioso de Paulose.

Dois anos depois, no dia 15 de maio de 1985, recebeu a ordenação episcopal, tornando-se o primeiro Bispo da nova Diocese de Kunnamkulam. Assumiu o nome episcopal de Paulose Mar Milithios.

Patriarca Paulose II celebrando a Liturgia
(Rito Antioqueno ou Siríaco-Ocidental)

Em 27 de setembro de 2006 o Sínodo da Igreja Malankara elegeu Paulose Mar Milithios como coadjutor do Patriarca Didymos I.

Quatro anos depois, após a renúncia do Patriarca Didymos, no dia 01 de novembro de 2010 Paulose foi entronizado como Metropolita de Malankara e Catholicos do Oriente, isto é, Patriarca da Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara. Assumiu o nome patriarcal, conforme a tradição da Igreja Malankara, de Moran Mar Baselios Marthoma Paulose II.

O Patriarca Paulose II faleceu no dia 12 de julho de 2021, após um longo tratamento contra um câncer de pulmão, sendo sepultado na cripta da residência episcopal, na cidade de Kottayam.

A Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara será administrada interinamente por um conselho de cinco Bispos até o mês de outubro, quando, após uma ampla consulta ao clero e aos fiéis, será eleito o novo Patriarca.

Paulose II com o Papa Francisco de Roma
(05 de setembro de 2013)

Cabe recordar que existe também a Igreja Católica Sírio-Malankar, também sediada no estado indiano de Kerala, uma das 23 Igrejas Católicas Orientais, governada pelo Arcebispo-Maior de Trivandrum (atualmente o Cardeal Baselios Cleemis Thottunkal).

Há também na Índia a Igreja Sírio-Ortodoxa Malankara Jacobita, sob a jurisdição da Igreja Sírio-Ortodoxa de Antioquia (atualmente governada pelo Moran Mor Ignatius Aphrem II), mas que possui certa autonomia.

Todas as Igrejas mencionadas celebram a Liturgia segundo o Rito Siríaco-Ocidental ou Antioqueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário