sábado, 23 de janeiro de 2021

Iniciação Cristã - Vatican News

Prosseguindo com os textos publicados pelo site Vatican News sobre Liturgia, seguem abaixo dois artigos dedicados ao tema da Iniciação Cristã:

As diretrizes da formação cristã
18 de dezembro de 2020

No nosso espaço “Memória Histórica - 50 anos do Concílio Vaticano II”, vamos falar hoje sobre as diretrizes da formação cristã.
Damos continuidade neste nosso espaço às reflexões do Padre Gerson Schmidt sobre os Documentos do Concílio Vaticano II, em particular, sobre a Constituição Sacrosanctum Concilium, da qual tem destacado nos últimos programas a participação dos leigos da Liturgia e o catecumenato de adultos.
Como refere o Catecismo da Igreja Católica em seu número 1232, o Concílio Vaticano II restaurou, para a Igreja latina, «o catecumenato dos adultos, distribuído em várias fases». O respectivo ritual encontra-se no Ordo Initiationis Christianae Adultorum (1972). Aliás, o Concílio permitiu que, «para além dos elementos de iniciação próprios da tradição cristã», se admitam, em terras de missão, «os elementos de iniciação usados por cada um desses povos, na medida em que puderem integrar-se no rito cristão».
As diretrizes para a formação cristã são o tema de nosso programa de hoje. Padre Gerson:

A Constituição Sacrosanctum Concilium falou sobre a restauração da Iniciação Cristã para adultos, ou seja, o catecumenato de adultos. Afirma assim o Documento no número 64: “Restaure-se o catecumenato dos adultos, com vários graus, introduzindo-se seu uso segundo o parecer do Ordinário do lugar, de modo que o tempo do catecumenato, dedicado à conveniente instrução, possa ser santificado por meio de ritos sagrados que se hão de celebrar em ocasiões sucessivas” (SC, n. 64). Depois de diversos estudos e encaminhamentos se chegou ao texto final chamado Ordo Initiationis Christianae Adultorum, conhecido em português como RICA - Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, aprovado pelo Papa Paulo VI em 30 de novembro de 1971. O volume foi publicado com decreto da Congregação para o Culto Divino de 06 de janeiro de 1972.
Nesse rito de Iniciação Cristã para os adultos a formação é gradual, progressiva, através de passos que o catequizando vai tomando a cada etapa. A formação dos catecúmenos não deve ser apenas intelectual, mas vital, existencial e eclesial. Ao mais profundo conhecimento de Deus e de Cristo deve corresponder um esforço contínuo de renovação da própria vida, esforço que a Igreja apoia santificando por meio de bênçãos, exorcismos, escrutínios, eleição... A grande finalidade do catecumenato é a conversão de cada fiel que percorre esse itinerário de formação cristã. Entende-se que a cada etapa de formação o catecúmeno vá progredindo na busca de conversão contínua, gradual, progressiva, sempre mais profunda.
Há vários anos, todas as diretrizes da ação pastoral da Igreja no Brasil falam da formação cristã de novos discípulos missionários. Em outra oportunidade já falamos sobre isso. Depois de vários anos, sempre propondo uma decisiva formação aos fiéis, os Bispos do Brasil, reunidos em Assembleia Geral, trouxeram para todas as dioceses uma proposta de um catecumenato diocesano, embasado no RICA - uma proposta catequética integrada, sistemática, litúrgica e progressiva para crianças, jovens e adultos. Em 2006, já havia sido aprovado o Diretório Nacional de Catequese, que optou por motivar e afirmar a importância da Catequese inspirada no processo catecumenal.
Através do Documento n. 107, a CNBB lançou uma proposta a ser implantada sobre a Iniciação à vida cristã, aprovada na 55ª Assembleia Geral. O Documento oferece novas disposições pastorais para a Iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011. Para os Bispos, a dedicação em torno da temática revela o propósito de “buscar novos caminhos pastorais e reconhecer que a inspiração catecumenal é uma exigência atual”.
A inspiração catecumenal permitirá formar discípulos conscientes, atuantes e missionários. Sabemos que para acontecer esse precioso projeto em nossas paróquias é necessário um requisito fundamental: a conversão de cada evangelizador e catequista. A pedido dos Bispos e Igrejas particulares, em 2014 foi elaborado o Itinerário Catequético: Iniciação à vida cristã.
Na Assembleia Geral de 2017 foi aprovado o texto proposto. Segundo a Introdução desse Documento n. 107 da CNBB, “o caminho proposto permitirá formar discípulos conscientes, atuantes e missionários” (Introdução, n. 07).

Iniciação Cristã para adultos
21 de dezembro de 2020

No nosso espaço “Memória Histórica - 50 anos do Concílio Vaticano II”, vamos falar hoje sobre o tema “Iniciação Cristã para adultos”.
“O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade eclesial, conduzir à maturidade a sua conversão e a sua fé. Trata-se de uma ‘formação e de uma aprendizagem de toda a vida cristã’, mediante a qual os discípulos se unem a Cristo seu mestre. Por conseguinte, sejam os catecúmenos convenientemente iniciados no mistério da salvação, na prática dos costumes evangélicos, e, com ritos sagrados a celebrar em tempos sucessivos, sejam introduzidos na vida da fé, da Liturgia e da caridade do povo de Deus”. É o que reza o número 1248 do Catecismo da Igreja Católica, ao falar, em sua II Parte, sobre a Celebração do Mistério Cristão. Mas já a Constituição conciliar Sacrosanctum Concilium destacava a importância da Iniciação e formação permanente para adultos, como nos fala hoje o Padre Gerson Schmidt:

Sabemos que não vai acontecer uma participação ativa dos fiéis, como salientou a Constituição Sacrosanctum Concilium, sem uma verdadeira formação permanente dos batizados, ou seja, um catecumenato, tal qual na Igreja primitiva, que deve acontecer antes e também depois do Batismo.
A Constituição Sacrosanctum Concilium fala sobre a Iniciação Cristã para adultos, ou seja, o catecumenato de adultos. Diz assim o Documento no número 64: “Restaure-se o catecumenato dos adultos, com vários graus, introduzindo-se seu uso segundo o parecer do Ordinário do lugar, de modo que o tempo do catecumenato, dedicado à conveniente instrução, possa ser santificado por meio de ritos sagrados que se hão de celebrar em ocasiões sucessivas” (SC, n. 64). Não vemos aqui outra maneira de que os fiéis possam se adentrar nesses mistérios sagrados, em uma cadenciada pedagogia mistagógica da fé, cada vez mais profunda, sem um verdadeiro, sério e gradual processo catecumenal de formação cristã, como tem pedido a Igreja e, de modo particular, os documentos da CNBB.
A preparação do Ritual do Batismo de adultos foi solicitada pela Sacrosanctum Concilium, que pede um catecumenato gradual, com ritos sagrados, escalonados no tempo do próprio catecumenato. Um grupo de especialistas foi nomeado para preparar esse rito, procurando também sentir o eco das bases e dos episcopados nacionais.
Depois de diversos estudos se chegou ao texto final, chamado Ordo Initiationis Christianae Adultorum, conhecido em português como RICA - Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, aprovado pelo Papa Paulo VI em 30 de novembro de 1971. O volume foi publicado com decreto da Congregação para o Culto Divino de 06 de janeiro de 1972.
A Iniciação dos catecúmenos acontece progressivamente, adaptando-se a seu caminho de amadurecimento espiritual. Este compreende quatro tempos fundamentais: pré-catecumenato; catecumenato; tempo da purificação e iluminação; e tempo da mistagogia. Esses tempos são marcados por ritos litúrgicos e por três momentos, ou graus, fundamentais: ingresso no catecumenato; rito da eleição; e os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. São as grandes etapas que assinalam o caminho progressivo do catecúmeno desde a primeira escuta da Palavra de Deus e da fé inicial (o querigma) até a adesão plena a Cristo na Igreja.
O tempo ideal para a administração dos Sacramentos de Iniciação aos adultos é a Vigília Pascal. A última preparação, a da purificação e da iluminação, coincide com a Quaresma. A primeira experiência de vida nova, de vida cristã batismal, coincide com o Tempo Pascal, encontrando os catecúmenos na Liturgia desses períodos próprios, apelos e auxílios correspondentes à sua caminhada de fé.
Na Igreja primitiva, na noite da Vigília Pascal, os catecúmenos eram preferencialmente batizados, após uma preparação intensa catecumenal de três ou mais anos. Por isso, a celebração do Batismo de adultos dentro da Vigília Pascal ainda é pedida com insistência, porque traduz essa realidade nova, do renascer da Páscoa. Somos, na verdade, todos filhos da Páscoa. Nascemos na noite santa da vitória de Cristo sobre a morte. No Batismo, morremos com Cristo e ressuscitamos com Ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário