O Arcebispo de Milão, Dom Mario Enrico Delpini, celebrou no último dia 06 de janeiro a Santa Missa em Rito Ambrosiano na Catedral de Santa Maria Nascente, o Duomo de Milão, por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor.
Neste mesmo dia tradicionalmente se realiza em Milão uma célebre manifestação da piedade popular: o "Cortejo dos Magos", do Duomo até a Basílica de Santo Eustórgio, local que, segundo a tradição, acolheu os corpos dos magos durante vários séculos e ainda hoje conserva fragmentos das suas supostas relíquias.
Deste cortejo tomam parte fiéis caracterizados como os Magos e seu séquito. No final da Missa na Basílica, os "Magos" depositam cofres com ouro, incenso e mirra diante da imagem do Menino Jesus.
Este ano, devido à pandemia de Coronavírus, esta tradição foi realizada de maneira muito mais simples, no final da Missa presidida por Dom Paolo Martinelli, Bispo Auxiliar de Milão, como podemos ver nas imagens abaixo.
Dia 06 de janeiro: Missa no Duomo de Milão
Procissão de entrada
"Doze Kyries"
Saudação
Evangelho
Arcebispo aguarda na cátedra para venerar o Evangeliário
Homilia
Dia 06 de janeiro: Missa na Basílica de Santo Eustórgio
Supostas relíquias dos Magos
Imagem do Menino Jesus diante do altar
Leituras
Evangelho
Homilia
Oração Eucarística
Bênção
Os "Magos" preparam-se na sacristia
Entrada dos "Magos"
Oferta dos dons diante da imagem do Menino Jesus
Confira também os vídeos das três celebrações presididas pelo Arcebispo, Dom Mario Delpini, entre os dias 05 e 06 de janeiro:
Dia 05 de janeiro: Missa da Vigília na Basílica de Santo Eustórgio
Dia 06 de janeiro: Missa no Duomo
Dia 06 de janeiro: II Vésperas da Epifania no Duomo
Nenhum comentário:
Postar um comentário