sábado, 16 de janeiro de 2021

Homilia: II Domingo do Tempo Comum - Ano B

Santo Ambrósio
Comentário sobre o Salmo 118
Aquele que busca a Cristo, busca também a sua tribulação, não evita a Paixão

Diz a Sabedoria: Os maus me buscarão e não me encontrarão. E não é que o Senhor recusasse ser achado pelos homens, Ele que se oferecia a todos, até mesmo aos que não o buscavam, mas porque era buscado com ações tais que os tornavam indignos de encontrá-lo. Mas, por outro lado, Simeão, que o aguardava, o encontrou.

André o encontrou e disse a Simão: Encontramos ao Messias (que significa Cristo). Também Felipe diz a Natanael: Aquele sobre quem Moisés, na Lei, e os Profetas escreveram, o encontramos: é Jesus, filho de José, de Nazaré. E com a finalidade de mostrar-lhe qual é o caminho para encontrar Jesus, lhe diz: Vem e verás. Portanto, quem busca a Cristo, acorra não com passos corporais, mas com a disposição da alma; que o veja não com os olhos da face, mas com os interiores do coração; porque o eterno não se vê com os olhos da face, visto que aquilo que se enxerga é temporal; o que não se vê é eterno.

E Cristo não é temporal, mas nascido do Pai antes dos tempos, como Deus que é e verdadeiro Filho de Deus; e como poder sempiterno e supratemporal, ao qual nenhum limite temporal é capaz de circunscrever; como vida meta-temporal, a quem jamais o dia da morte poderá surpreender. Porque o seu morrer foi um morrer ao pecado de uma vez para sempre; e seu viver é um viver para Deus.

Ouves o que o Apóstolo diz? Ao pecado, morreu de uma vez para sempre. Uma vez Cristo morreu por ti, pecador: não voltes a pecar depois do Batismo. Morreu uma vez por toda a coletividade, e uma vez - e não frequentemente - morre por cada indivíduo em particular. És pecador, ó homem: por isso o Pai todo-poderoso faz ao seu Cristo homem para que carregasse nossos pecados. Por mim, pois, morreu o Senhor Jesus: para que nós, mediante Ele, obtivéssemos a justificação de Deus. Por mim morreu, para ressuscitar por mim. Morreu uma vez e uma vez ressuscitou. E tu morreste com Ele, com Ele foste sepultado, e com Ele, no Batismo, ressuscitaste: cuida para que, uma vez morto, não voltes mais a morrer. Doravante, já não morrerás ao pecado, mas ao perdão: não aconteça que, tendo ressuscitado, morras uma segunda vez. Porque Cristo, uma vez ressuscitado dentre os mortos, já não morre mais, a morte já não tem domínio sobre Ele. Então a morte lhe tinha dominado? Sim, visto que ao dizer “a morte já não tem domínio sobre Ele”, revela o domínio da morte. Não te ponhas a perder este benefício, ó homem! Por ti Cristo se submeteu ao domínio da morte, a fim de libertar-te do jugo da dominação. Ele acatou a servidão da morte, para conceder-te a liberdade da vida eterna.

Portanto, aquele que busca a Cristo, busca igualmente sua tribulação, não evita a Paixão. No perigo clamei ao Senhor, e Ele me escutou, colocando-me a salvo. É boa, pois, a tribulação que nos faz dignos de que o Senhor nos escute, colocando-nos a salvo. Ser escutado pelo Senhor já é uma graça. Por isso, quem busca a Cristo, não recusa a tribulação; quem não a evita é encontrado pelo Senhor. E não a evita quem medita os mandamentos do Senhor com a adesão do coração e com as obras.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 367-368. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Para ler uma homilia de Santo Atanásio para este domingo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário