quarta-feira, 18 de julho de 2012

O corporal

O corporal (do latim corporalis, relativo ao corpo) é um pano quadrado, dobrado em nove pequenos quadrados, colocado sobre o altar durante a Liturgia Eucarística e sobre o qual são colocados o cálice, a patena e os cibórios.



Geralmente o corporal é feito de linho ou outro pano branco e permanece sempre dobrado, a fim de preservar possíveis fragmentos das Sagradas Espécies que venham a cair. E esta é justamente sua principal finalidade: reter possíveis fragmentos das Sagradas Espécies que caiam.

O corporal, sobretudo quando tem de ser transportado, convém ser colocado dentro de uma bolsa própria, de nome bursa. A bursa pode ser da cor litúrgica da celebração ou sempre branca.


Para a Celebração Eucarística, o corporal é colocado dobrado sobre o cálice e levado ao altar junto deste no momento da Apresentação das Oferendas. Não se deve estender o corporal sobre o altar desde o início da celebração. Durante toda a Liturgia Eucarística o corporal permanece estendido no altar, tendo sobre si os vasos sagrados. Após a Comunhão, é novamente dobrado e levado com o cálice novamente para a credência.

Para dobrar o corporal, dobrem-se primeiramente os três quadrados mais próximos da pessoa em direção aos três do meio. Em seguida, dobram-se os três mais distantes sobre os três do meio. Dobram-se então os dois quadrados das extremidades sobre o do centro. Para desdobrar o corporal, proceda-se de modo inverso.


Para a lavagem do corporal, bem como de todas as alfaias que têm contato com as Sagradas Espécies, enxague-se uma primeira vez e jogue-se a água em uma planta ou em água corrente. Só então lave-se normalmente.

82 comentários:

  1. Parabéns, muito esclarecedor. Onde posso encontrar referências?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indicamos as fontes da pesquisa na primeira postagem desta série:Introdução Geral do Missal Romano (IGMR) e Cerimonial dos Bispos.
      Podemos, porém, revisar as postagens e colocar em cada uma os respectivos números da IGMR e do Cerimonial.
      Grato pela participação.

      Excluir
  2. a cruz ou estampa não pode ser no cantinhp fo corporal e sanguinho? tem que ser no meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Geralmente é no centro, mas nada impede que seja em um canto.

      Excluir
  3. Mas depois de lavar normalmente tem que passar e dobrar do mesmo jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Após lavar é necessário passar o corporal de modo a formar os nove quadrados

      Excluir
  4. Olá André. Pergunta:na lavagem do corporal, os fragmentos da hóstia consagrada deixam de ser o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, quando se enxágua a primeira vez? Pois no vosso artigo, recomenda-se que depois desse 1° enxágue, jogue a água com tais fragmentos em uma planta ou água corrente. Aguardo respostas, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan Henrique, eu aprendi que deve ser enxaguado três vezes ( questão se segurança) antes de se proceder a lavagem. E no caso do corporal as dobras devem ser feitas sobre o direito da peça, no caso o bordado fica para dentro.

      Excluir
    2. Luan, quando perdem a aparência de pão (no caso, dissolvidas em água), as partículas deixam sim de ser o Corpo de Cristo. Porém, por uma questão de respeito, se recomenda jogar a água em um lugar digno.

      Excluir
  5. (Luan Henrique)
    Entendo André. E qual seria o tempo aproximado para as partículas se dissolverem na água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há um tempo específico. Depende do tamanho das eventuais partículas.

      Excluir
  6. Podemos lavar o corporal e sanguíneos em máquina de lavar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente, nada impede que a segunda lavagem seja feita em máquina de lavar. Porém, como são panos delicados, e para manifestar nosso respeito pelas coisas sagradas, convém que sejam lavados à mão.
      Com certeza em todas as comunidades há pessoas generosas que podem fazê-lo.

      Excluir
    2. André, na maquina de lavar roupas, tem muitas roupas que são lavados ali, como meias, Lençóis, toalhas de banho e peças intimas, eu aprendi como foi dito acima, um recipiente ou bacia própria para a lavagem, pois são alfaias sagradas.

      Excluir
  7. Lavo todas mas o sacristão coloca o corporal pra lavar todos os dias É certo?acaba estragando muito pois são com rendinhas o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade de lavar o corporal todos os dias. Apenas o sanguíneo deve ser lavado após cada Missa, dado seu contato direto com o vinho/Sangue do Senhor.

      Excluir
  8. O corporal deve necessariamente ter uma dimensão exatamente quadrada ? ou tendo os 9 pequenos quadrados esta correto ? sendo por um exemplo ele maior de modo que fique com aspecto mais retangular ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa oficial sobre o formato do corporal, apenas um costume. Seu formato quadrado se dá para que fique correto sobre a pala no cálice na credência até a apresentação das oferendas, sem ficar "sobrando" para os lados, ou para que seja guardado na bursa, que também tem por tradição um formato quadrado.

      Excluir
  9. Olá, gostaria de saber qual o material que é feito a parte firme da PALA e se pode ser lavada normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há um material oficial: algumas são feitas de alguma espécie de plástico, de madeira ou são simplesmente de tecido devidamente engomado. É preciso cuidado na lavagem, sobretudo com palas que são ricamente bordadas.

      Excluir
  10. Boa noite! Paz e Bem! As dobras do Corporal tem algum significado espiritual ou é somente para adequar o tamanho do mesmo no contato com os outros objetos litúrgicos (cálice / pala)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhum simbolismo nas dobras do corporal, apenas uma função bem prática: garantir que eventuais fragmentos das espécies eucarísticas fiquem no meio, protegidas pelas dobras, e não caiam quando o corporal for transportado.

      Excluir
  11. Gostaria de saber se pode levar a comunhão para os enfermo na Teca envolvida com o sanguíneo ou só pode ser envolvida somente com o corporal? Ou seja fazer uso do sanguíneo, neste caso, no lugar do corporal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A função do sanguíneo é purificar os vasos sagrados. Sempre que se leva a Comunhão aos enfermos, a teca é colocada dentro do corpoeal e este é estendido sobre uma mesa durante o rito.

      Excluir
  12. Diferentemente da maioria das outras toalhas pequenas do altar, o corporal é dobrado de dentro para fora. Isso é feito para que todas as migalhas da Eucaristia fiquem presas no interior do material, em vez de cair no chão. Essas migalhas podem posteriormente serem sacudidas na pia da sacristia.
    Essa explicação está Correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a dobragem do corporal não ficou muito clara esta explicação. Recomendo ler mais uma vez a postagem que fizemos, na qual fica claro como se deve dobrar o corporal.
      Sobre os fragmentos da Eucaristia convém sempre ser mergulhados em água e esta lançada nas plantas.

      Excluir
    2. MIGALHAS???? Meu Deus, vamos usar um vocabulário adequado quando nos referimos ao nosso JESUS VIVO no altar.
      Por favor “FRAGMENTOS”

      Excluir
  13. Como passar corporal, precisa usar goma
    Já faço muito tempo ,mas acho faço errado
    Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, mas não saberia informar-lhe sobre este tipo de assunto.

      Excluir
    2. O uso de goma é costume para o corporal e as outras alfaias, mas não conheço normativa para isso. No caso do corporal e da pala quando esta não tem um "miolo" firme" usa-se mais goma e no do sanguineo, purificatório e manustérgio usa-se bem menos goma, para não dificultar o uso. A goma permite ao corporal manter sua forma e evita que dobre e espalhe possíveis fragmentos da Hóstia Consagrada que venham por ventura a cair sobre ele. Mas, claro, sem ser exagerado. Antigamente os corporais feitos de cambraia de linho (linho bem fino) eram muitas vezes engomados e passados sobre uma pedra lisa, dando-lhes uma linda aparência de seda, ou seja, com brilho na face interna. Embora não haja normas para certas coisas, há boas práticas, algumas com séculos de história que é salutar compartilhar.

      Excluir
  14. Quem pode fazer a purificação das alfaias e posteriormente a lavagem? Somente ministro ou pode ser outra pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cerimonial dos Bispos (nn. 37-38) atribui este serviço à figura do sacristão, que não necessita ser Ministro da Sagrada Comunhão. Apenas se pede que esta pessoa seja instruída sobre o modo correto de realizar a lavagem das alfaias.

      Excluir
    2. mas a pessoa não ministro nem nada que lava sem antes o tempo de purificação, mas não por maldade,mas por ignorância ou achar que é outro pano como qualquer outro,sofre excomunhão ou pecado mortal?

      Excluir
    3. Não. Nesse caso não há pecado, pois não houve intenção de fazer mal. Apenas convém instruir a pessoa para que tenha mais cuidado na próxima vez.

      Excluir
  15. André, boa noite...Paz e Bem!
    Meu Querido, após dobrado, o corporal fica com 9 quadrados. Existe algum significado ou utilidade própria pra esses pequenos quadrados, liturgicamente falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há um significado próprio, apenas uma utilidade: preservar eventuais fragmentos das sagradas espécies no meio das dobras.

      Excluir
    2. Meu Querido, muitíssimo obrigado pelo esclarecimento.

      Excluir
  16. Sou membro da Pastoral do Batismo e nas celebrações do batismo o sacerdote faz uso do manustérgio após o batismo com a água para secar suas mãos. Como devo proceder para lavar este item?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tal toalha não teve contato com as sagradas espécies, pode ser lavada normalmente, sem nenhum cuidado particular.

      Excluir
  17. Boa tarde André. A paz de Cristo.
    Tenho duas perguntas, em uma adoração com o Santíssimo exposto quando for recolher ao partícula no sacrário precisa purificar o ostensório ? Caso for demorar um pouco pra purificar é necessário deixar em cima do corporal e colocar um véu, até que seja purificado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa clara a respeito. Geralmente purifica-se apenas a luneta, o objeto em forma de meia-lua no qual é fixada a hóstia.
      Mas caso se deseje purificar o ostensório, pode-se deixá-lo deitado sobre um corporal até ser purificado.

      Excluir
  18. Bom dia. Paz e bem.
    Gostaria de saber qual é o procedimento correto para a limpeza da pia batismal cuja água já esteja abençoada e a melhor forma de mantê-lá limpa e em condições de uso armazenada na pia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saberia informar-lhe sobre este assunto.

      Excluir
    2. Tudo bem. Obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. Para a limpeza da pia batismal seria respeitoso tirar toda a água benta, secar (ou deixar secar bem) a pia, e, só então, fazer a limpeza, enxaguando muito bem para tirar resíduos de produtos de limpeza. Secar bem e devolver a água benta.
      É costume, ao preparar a água para aspersão, misturar sal à água. É uma recordação do gesto do Profeta Eliseu (2 Reis 2:21), mas, talvez seja também uma maneira de evitar que a água se estrague. Este costume está previsto no rito da bênção da água benta e não acho recomendável simplesmente jogar sal na água para que não apodreça. A quantidade de sal deve também ser motivo de atenção porque será usada sobre a cabeça de bebês.
      Uma outra maneira é ferver a água antes de abençoá-la.
      Se a água puder ser movimentada frequentemente, não apodrecerá.
      Por favor, entenda que estas são práticas e ideias, não normas litúrgicas ou canônicas.

      Excluir
  19. A cruzinha do corporal ela deve ficar voltada para baixo do altar do senhor ou em cima ou seja ao inverso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma normativa a respeito. O mais comum é que esteja voltada para cima, para que fique visível.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Não existe um tamanho oficial. Apenas é importante considerar que sobre ele devem caber a patena, o cálice e as âmbulas para a Comunhão dos fiéis.

      Excluir
  21. Tenho uma dúvida, o corporal deve ficar, quando aberto sobre o altar, com o lado avesso ou direito para cima?
    Sempre passei e dobrei de uma forma que quando aberto o lado direito fica para cima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa a respeito. Porém (e aqui é minha opinião), creio que o mais lógico seria o lado direito para cima, pois se houver algum desenho no corporal (como uma cruz), este ficaria visível.

      Excluir
  22. Somente o ministro extraordinários da comunhão pode levar as alfaias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Pode ser qualquer fiel, desde que saiba como fazê-lo. O Cerimonial dos Bispos (nn. 37-38) atribui esta função ao "sacristão", que não precisa ser Ministro da Sagrada Comunhão.

      Excluir
    2. AQUI EM CASA ESTAMOS CUIDANDO DE UM PADRE DE 80 E POUCOS ANOS QUE FOI MEIO ABANDONADO PELA DIOCESE E PELA PARÓQUIA, ALGUMAS VESTES LITURGICAS ESTAVAM COM VERMES DE MOSCA E TUDO,ALGUNS OBJETOS DE POSSÍVEL SACRALIDADE IAM PRO LIXO,MAS MAMÃE PEGOU E LAVOU O CORPORAL DEIXANDO DE MOLHO, MAS JOGOU A ÁGUA FORA ;-;,MAS SEM MALDADE E AGORA O ESTÁ LAVANDO MANUALMENTE,ELA CORRE EXCOMUNHÃO? OU PECADO MORTAL?

      Excluir
    3. Não. Nesse caso não há pecado, pois não houve intenção de fazer mal. Apenas convém instruir a pessoa para que tenha mais cuidado na próxima vez.
      Além disso, vale lembrar que as alfaias e paramentos que estão muito danificados convêm ser queimados.

      Excluir
  23. Gostaria de saber se as vestes liturgicas da igreja como por exemplo:As tunicas também precisa ter esse cuidado para lavar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Apenas as alfaias que têm contato direto com a Eucaristia (sanguíneo e corporal).

      Excluir
  24. Como devo limpar o cálice. Pode ser limpo com álcool?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa a respeito. Tecnicamente pode ser usado qualquer produto de limpeza, desde que não danifique o objeto.

      Excluir
  25. Obrigada pelos esclarecimentos me ajudou muito

    ResponderExcluir
  26. Eu precisava de uma resposta para uma dúvida
    Quando na celebração do culto o ministro da eucaristia colocado a ambula com as hóstias consagradas no altar usando o corporal com qual parte para cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa a respeito. Porém (e aqui é minha opinião), creio que o mais lógico seria o lado direito para cima, pois se houver algum desenho no corporal (como uma cruz), este ficaria visível.
      Vale lembrar que "ministro da Eucaristia" é apenas o sacerdote, pois é ele que consagra a Eucaristia. Os leigos chamados a distribuir a Comunhão são Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

      Excluir
  27. Caríssimo, saudações em Cristo Jesus!
    Sei que o irmão já respondeu a essa questão, mas gostaria de retorná-la.
    Em relação ao corporal, seu uso sobre o altar com o lado direito para cima - de minha parte também acredito ser o mais lógico, pois se houver algum trabalhado, deve este expressar o belo, que por sua vez é oferecido ao Senhor, logo estar para cima.
    Todavia muitos questionam alegando que deve ser colocado do avesso, para que após fechado fique com a estampa para fora - o que não me parece ter sentido.
    Assim pergunto:
    É possível encontrar algum material, litúrgico ou talvez de algum santo, papa, etc que traga luzes a essa questão, afim de conscientizar, bem como expressar a melhor forma.
    Desde já agradeço, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  28. Andre
    Boa noite!
    Tudo bem?

    Gostaria de saber se há uma regra oficial ou escrita em algum documento da igreja Católica sobre a posição correta da estampa do corporal.
    Deve ficar para cima ou prara baixo na mesa do altar?

    Porque sou Ministra da comunhão e fui questionada por uma membra antiga da comunidade, me dizendo que a estampa DEVE ser dobrada do lado avesso e coloca para cima na mesa d o altar.

    Essa regra procede? Tem algum documento que ateste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma normativa oficial a respeito. Sequer é necessário que o corporal possua alguma estampa. Mas, caso possua um desenho, convém que este fique por cima quando o corporal é aberto, para que seja visível.

      Excluir
    2. Prezado André,
      os livros litúrgicos não descem a certos detalhes, mas, vejo que há uma sensibilidade das pessoas que cuidam das alfaias. Então creio que, deixando sempre claro que não é norma nem está errado fazer de outra forma, seria bom seguir um costume que os maios antigos guardam a respeito do modo de dobrar o corporal.
      Eu acrescentaria à sua opinião (muito sensata, por sinal) o fato de que, se há um lado "direito" em uma alfaia, esse lado deveria ser aquele que receberia os fragmentos da Hóstia Consagrada ou do Vinho Consagrado. Obrigado.

      Excluir
  29. Qual o real função do corporal? Porque devemos colocar as oblatas para serem consagradas sobre ele? Porque em adorações colocamos o cibório sobre ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como indicado na postagem, a função do corporal é preservar possíveis fragmentos das Sagradas Espécies que venham a cair sobre o altar.

      Excluir
  30. Quando a cruz de jesus passa pela gente o que faremos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que o senhor ou a senhora esteja se referindo à cruz conduzida na procissão de entrada. Nesse caso, nenhum gesto é previsto. Algumas pessoas inclinam levemente a cabeça por devoção, mas tal gesto não é obrigatório.
      O sacerdote e os ministros que entram em procissão representam na verdade toda a assembleia: espiritualmente todos nós estamos caminhando naquela procissão. A cruz vai à nossa frente, simbolizando que Jesus é o caminho para o Pai (Jo 14,6).
      Olhando para a cruz, recordamos o convite de Jesus a tomar a nossa cruz cada dia e segui-lo (Mt 16,24; Mc 8,34; Lc 9,23).

      Excluir
  31. Há algum significado para dobrar 9 vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Trata-se apenas de um aspecto prático: garantir que eventuais fragmentos das sagradas espécies fiquem no quadrado do meio, evitando que se percam.

      Excluir
  32. Pode-se colocar os vasos sagrados fora do corporal na consagração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A Instrução Geral do Missal Romano indica em diversas ocasiões que os vasos sagrados (patena, cálice, âmbulas ou cibórios) se colocam sempre sobre o corporal (ver, por exemplo, os nn. 141-142).

      Excluir
  33. Olá , a Paz , Feliz Natal. Após a lavagem das alfaias posso passar amaciante?! Desde já , Obrigada e Deus lhe pague .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Como indicamos na postagem, as alfaias que tiveram contato com as Sagradas Espécies primeiramente são enxaguadas apenas com água, descartada em uma planta ou em água corrente. Em seguida lava-se normalmente.

      Excluir