sábado, 9 de janeiro de 2021

Homilia: Festa do Batismo do Senhor - Ano B

São Gregório de Antioquia
Sermão no Batismo de Cristo
Este é o meu Filho, o amado, meu predileto

Este é o meu Filho, o amado, meu predileto. Este é o que sem abandonar o meu seio, entrou no seio de Maria; o que permaneceu em mim de forma inseparável e nela habitou não circunscrito; o que está nos céus de forma indivisível e morou no seio da Virgem imaculada.

Não é um o meu Filho e outro o Filho de Maria; não é um o que esteve deitado na gruta e outro o que foi adorado pelos magos; não é um o que foi batizado e outro distinto o que é isento de batismo. Este é meu Filho; o mesmo no qual a mente medita e os olhos contemplam; o mesmo invisível em si e visto por vós; sempiterno e temporal; o mesmo que, sendo-me consubstancial por sua divindade, é consubstancial a vós por sua humanidade, menos no pecado.

Este é meu mediador e o de seus irmãos, já que por si mesmo reconcilia comigo aos que pecaram. Este é meu Filho e cordeiro, sacerdote e vítima; é ao mesmo tempo oferente e oblação, o que se converte em sacrifício e o que o recebe.

Este é o testemunho que o Pai deu de seu Unigênito ao ser batizado no Jordão. E quando Cristo se transfigurou no monte diante de seus discípulos, e sua face desprendia uma luminosidade tal que eclipsava os raios do sol, então novamente se ouviu aquela voz: Este é o meu Filho, o amado, o predileto. Escutai-o.

Se disser: Eu estou no Pai e o Pai está em mim, escutem-no. Se disser: Quem me viu, viu ao Pai, escutem-no porque diz a verdade. Se disser: O Pai que me enviou é maior do que Eu, escrevam esta forma de falar na economia de sua condescendência. Se disser: Este é o meu Corpo que é entregue por vós para o perdão dos pecados, contemplai o Corpo que Ele vos mostra, contemplar o Corpo que, tomado de vós, converteu-se em seu próprio Corpo, por vós dilacerado. Se disser: Este é o meu Sangue, pensai no Sangue do que fala convosco, não no sangue de outro qualquer.

Deus nos chamou para a paz e não para a discórdia. Permaneçamos em nossa vocação. Estejamos com temor reverente em torno à mística mesa, na qual participamos dos Mistérios celestes. Guardemo-nos de ser ao mesmo tempo comensais e encrenqueiros; unidos ao altar pela comunhão e surpreendidos fora em flagrante delito de discórdia. Não aconteça que o Senhor tenha que dizer também de nós: Filhos gerei e elevei e com minha carne os alimentei, mas eles me renegaram.

Queira o Salvador do mundo e Autor da paz reunir na tranquilidade as suas igrejas; conservar a este seu santo rebanho. Que Ele proteja ao pastor da grei; que reúna em seu aprisco as ovelhas desgarradas, de modo que não haja mais que uma só grei e um só redil. A Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 301-302. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Máximo de Turim para essa Festa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário