segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Celebração Ecumênica: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021

Do dia 18 ao dia 25 de janeiro celebra-se, sobretudo no hemisfério norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Essa data foi proposta em 1908 por Paul Watson, uma vez que decorria entre as festas de São Pedro (18 de janeiro, atualmente celebrada a 22 de fevereiro) e de São Paulo (25 de janeiro).

No hemisfério sul, uma vez que janeiro é o período de férias, a Semana da Unidade costuma ser celebrada na semana que antecede a festa de Pentecostes (neste ano de 2021 de 16 a 23 de maio).

A cada ano a preparação de uma Celebração Ecumênica para essa semana é confiada a uma igreja ou comunidade eclesial cristã. Neste ano de 2021, à luz do tema proposto - “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. Jo 15,5-9) -, a celebração foi preparada pela Comunidade de Grandchamp, na Suíça, uma comunidade monástica feminina com membros de diferentes tradições eclesiais, no estilo da Comunidade de Taizé.

Segue, pois, a Celebração Ecumênica proposta para este ano de 2021, precedida de uma introdução, conforme divulgada no site do Pontifício Conselho para Promoção da Unidade dos Cristãos (com pequenas correções e indicações feitas por nosso blog). Esta celebração pode ser rezada em nossas comunidades tanto nessa semana, de 18 a 25 de janeiro, quanto na semana que antecede o Pentecostes, ou mesmo em outro momento adequado ao longo deste ano de 2021.

Jesus, a videira verdadeira na qual produzimos fruto (Jo 15)

CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA
Introdução

A celebração reflete a maneira de orar das irmãs de Grandchamp. Nessa tradição, três dos momentos monásticos de oração - às vezes chamados de “vigílias” ou “preces noturnas” na tradição beneditina -, tradicionalmente vividos durante a noite, estão combinados em uma celebração no fim da tarde. Do mesmo modo, nossa celebração para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é moldada em três partes, chamadas “vigílias”, que seguem um modelo usado pela comunidade de Grandchamp.

Cada vigília segue o mesmo modelo: leituras da Escritura; uma resposta cantada; um tempo de silêncio; e intercessões. Cada vigília tem também um ato de reflexão sobre o seu tema; estes são colocados abaixo. Cada um termina com o canto Lumière de Dieu (Ó Luz do Senhor), composto por um membro da comunidade de Grandchamp. Este canto poderá ser substituído por outro, escolhido localmente.

Versão brasileira de Lumière de Dieu, musicada pelo Frei Luís Turra:


Para ouvir o canto original em francês no site da Comunidade de Grandchamp, clique aqui.

A primeira vigília está centrada na unidade da pessoa inteira e nossa permanência em Cristo. Cada pessoa é convidada a cinco minutos de silêncio. Esses momentos são repetidos ao longo da celebração.

A segunda vigília expressa o desejo de redescobrir a visível unidade dos cristãos. Ancorados no amor de Cristo, voltamo-nos para quem é próximo de nós e partilhamos uns com os outros um sinal de sua paz.

A terceira vigília nos abre para a unidade de todos os povos, toda a criação. Aí a ação é inspirada em um texto de Doroteu de Gaza. Várias pessoas são posicionadas em torno de um círculo e se movem na direção do centro. Quanto mais perto nos colocamos de Deus - que é o centro - mais nos aproximamos uns dos outros.

Há uma variedade de maneiras de coreografar essa ação, dependendo do espaço a ser usado e das tradições das pessoas envolvidas. As que vêm a seguir podem servir como sugestões:
- Uma vela grande, elevada (como o círio pascal em muitas tradições) é colocada como ponto central no círculo;
- Seis a oito pessoas de diferentes tradições cristãs ficam em volta da vela em um círculo que pode ser desenhado no chão, ou moldado pelo grupo que permanece sentado ao redor;
- Cada uma dessas pessoas leva uma pequena vela apagada, elevada para que todos a possam ver;
- Durante a leitura que acompanha esse ato, as pessoas no círculo vão dando passos ao mesmo tempo para o centro;
- Quando chegam ao centro, acendem suas velas e voltam para o grupo e acendem as velas de todos;
- Enquanto as velas de todo o grupo são acesas, canta-se Lumière de Dieu, (ou outro canto adequado);
- Todos seguram suas velas acesas até a saída. Onde for possível, os grupos podem sair do local de oração para o mundo mais amplo com as velas acesas.

A ladainha no começo pode ser lida ou cantada - se possível, por duas pessoas diferentes. Os salmos podem também ser lidos ou cantados, ou substituídos por um hino relacionado ao tema da vigília. As respostas durante as orações de intercessão podem ser lidas, cantadas ou substituídas por outras. As intercessões podem ser prolongadas com um tempo adicional para preces espontâneas.

Os hinos e respostas cantadas podem ser acessados e ouvidos no website da comunidade de Grandchamp: www.grandchamp.org.

Irmãs da Comunidade de Grandchamp em oração

Roteiro da celebração
“Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. Jo 15,5-9)

Convite à oração

Hino de entrada
Um hino invocando o Espírito Santo (a ser escolhido localmente).

Palavra de acolhida
Dirigente (D): A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo estejam sempre convosco.
Todos (T): E contigo também.
Leitor 1 (L1): Irmãos e irmãs em Cristo, este ano o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, escolhido pelas irmãs da comunidade de Grandchamp na Suíça, é: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”.
Leitor 2 (L2): É o grande desejo de Deus, expresso por Jesus: Vir até ele e permanecer nele. Deus aguarda por nós incansavelmente, na esperança de que, unidos a ele no amor, iremos produzir frutos que trarão vida a todos. Diante da diferença do “outro”, corremos o risco de nos recolher em nós mesmos e ver apenas o que nos separa. Mas ouçamos como Cristo nos chama a permanecer no seu amor e assim produzir muitos frutos.
L1: Nos três momentos seguintes de oração que vamos seguir, lembremo-nos do chamado de Cristo e voltemo-nos para o seu amor, para ele que é o centro da nossa vida. O caminho da unidade começa com nosso íntimo relacionamento com Deus. Permanecendo no seu amor fortalecemos o desejo de buscar unidade e reconciliação com outros. Deus nos abre para aqueles que são diferentes de nós. Esse é um fruto importante, um dom de cura para as divisões dentro de nós, entre nós e no mundo.
D: Em paz oremos ao Senhor: Senhor, sois o vinhateiro que cuida de nós com amor. Vós nos chamais a ver a beleza de cada ramo unido à vinha, a beleza de cada pessoa. E ainda assim, muito frequentemente as diferenças dos outros nos assustam. Nós nos fechamos em nós mesmos. Nossa confiança em vós é abandonada. Inimizades se desenvolvem entre nós. Vinde e conduzi nossos corações para vós outra vez. Dai-nos a graça de viver a partir do vosso perdão para que possamos estar juntos e louvar vosso nome.

Ladainha de louvor
L1: Cantamos vosso louvor no meio do mundo e de todos os povos.
L2: Cantamos vosso louvor no meio da criação e entre todas as criaturas.
T: Vós que nos chamais a ser louvor no meio do mundo: Glória a vós! (ou: Louvor e glória a vós, Senhor Deus do Universo).

Para ouvir a versão musicada desta resposta no site da Comunidade de Grandchamp (Toi qui nous appelles), que pode ser adaptada ao português, clique aqui.

L1: Cantamos vosso louvor no meio de sofrimento e lágrimas.
L2: Cantamos vosso louvor entre promessas e conquistas.
T: Vós que nos chamais a ser louvor no meio do mundo: Glória a vós! (ou: Louvor e glória a vós, Senhor Deus do Universo).

L1: Cantamos vosso louvor em lugares de conflito e desentendimento.
L2: Cantamos vosso louvor em lugares de encontro e reconciliação.
T: Vós que nos chamais a ser louvor no meio do mundo: Glória a vós! (ou: Louvor e glória a vós, Senhor Deus do Universo).

L1: Cantamos vosso louvor no meio de discórdias e divisões.
L2: Cantamos vosso louvor no meio da vida e da morte, no nascimento de um novo céu e uma nova terra.
T: Vós que nos chamais a ser louvor no meio do mundo: Glória a vós! (ou: Louvor e glória a vós, Senhor Deus do Universo).

Ícone da Trindade venerado na comunidade
(Para conhecer o significado desse ícone, clique aqui)

Primeira Vigília: Permanecendo em Cristo - A unidade da pessoa inteira

Salmo: Sl 103
Leitura: Jo 15,1-17
Responsório: Ubi caritas (pode ser substituído por outro localmente escolhido)
Breve silêncio: aproximadamente 1 minuto

A versão do Ubi caritas indicada no material é a da Comunidade de Taizé:


Pode ser entoada também a versão em português (Onde o amor e a caridade), musicada pelo Padre Ney Brasil:


Intercessão
L1: Deus de amor, através de Cristo nos dissestes: “Vós não me escolhestes mas eu vos escolhi”. Vós nos buscais, nos convidais para receber vossa amizade e permanecer em vós. Ensinai-nos a responder mais profundamente a esse convite e crescer numa vida que seja sempre mais plena.
T: A alegria de nosso coração está em Deus.

Para ouvir a versão musicada desta resposta no site da Comunidade de Grandchamp (La joie de notre coeur), que pode ser adaptada ao português, clique aqui.

L2: Deus da vida, vós nos chamais a ser louvor no meio do mundo e a acolher uns aos outros como dom da vossa graça. Que o vosso amoroso olhar, que repousa sobre cada pessoa, abra nossos corações para recebermos uns aos outros exatamente como somos.
T: A alegria de nosso coração está em Deus.

L1: Deus da unidade, vós nos colocais unidos como uma vinha em vosso Filho Jesus. Que o vosso amoroso Espírito permaneça em nós, em encontros paroquiais e reuniões ecumênicas locais. Fazei que juntos possamos vos celebrar com alegria.
T: A alegria de nosso coração está em Deus.

L2: Deus do único vinhedo, vós nos chamais para permanecer em vosso amor em tudo que fazemos e dizemos. Tocados por vossa bondade, concedei-nos ser um reflexo desse amor em nossos lares e locais de trabalho. Que possamos pavimentar o caminho para construir pontes sobre as rivalidades e superar as tensões.
T: A alegria de nosso coração está em Deus.

Ação: Um tempo de silêncio
D: Muitas vezes pensamos nas orações como algo que fazemos, uma atividade nossa. Nesse curto espaço de tempo, somos convidados a um silêncio interior e a afastar-nos de todo o barulho, preocupações e pensamentos. Nesse silêncio, a ação pertence a Deus. Somos simplesmente chamados a permanecer no amor de Deus, a descansar nele.
Silêncio (aproximadamente 5 minutos).

Hino: Lumière de Dieu (pode ser substituído por outro, escolhido localmente).

Segunda vigília: A unidade visível dos cristãos

Salmo: Sl 85
Leitura: 1Cor 1,10-13a
Responsório: Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo
Breve silêncio: aproximadamente 1 minuto

A versão musicada do responsório é a da Comunidade de Taizé (There is one Lord), que pode ser adaptado ao português (ou substituído por outro canto adequado):


Intercessão
L1: Santo Espírito, vós criais e recriais a Igreja em todos os lugares. Vinde e murmurai em nossos corações a prece que Jesus dirigiu a seu Pai na véspera da sua paixão: “Que sejam um... para que o mundo creia”.
T: Kyrie eleison (ou: Senhor, tende piedade de nós).

L2: Senhor Jesus, Príncipe da Paz, acendei o fogo do vosso amor em nós, para que suspeitas, discórdia e desentendimento tenham fim na Igreja. Que caiam as paredes que nos separam.
T: Kyrie eleison (ou: Senhor, tende piedade de nós).

L1: Santo Espírito, Consolador de todos, abri nossos corações para o perdão e a reconciliação e trazei-nos de volta de nossas divagações.
T: Kyrie eleison (ou: Senhor, tende piedade de nós).

L2: Senhor Jesus, manso e humilde de coração, dai-nos pobreza de espírito para que possamos acolher vossa inesperada graça.
T: Kyrie eleison (ou: Senhor, tende piedade de nós).

L1: Santo Espírito, nunca abandonais os homens, mulheres e crianças que são perseguidos por sua fidelidade ao evangelho. Dai-lhes força e coragem e apoiai aqueles que os ajudam.
T: Kyrie eleison (ou: Senhor, tende piedade de nós).

Ação: Partilhando um sinal de paz
L2: O Senhor nos chama a estar unidos entre nós. Ele nos dá sua paz e nos convida a partilhá-la. Troquemos um sinal dessa paz com nossos vizinhos.
Cada pessoa se volta para quem estiver perto e oferece um sinal de paz, de acordo com o contexto local [no atual contexto de pandemia, o gesto de paz adaptado, por exemplo com uma reverência].

Hino: Lumière de Dieu (pode ser substituído por outro, escolhido localmente).

Irmãs da comunidade de Grandchamp

Terceira vigília: A unidade de todos os povos e toda criação

Salmo: Sl 96
Leitura: Ap 7,9-12
Responsório: Vós que estais para além de todas as coisas
Homilia (opcional)
Breve silêncio: aproximadamente 1 minuto

A versão musicada do responsório é a da Comunidade de Taizé (Ô toi, l’au-delà de tout), que pode ser adaptado ao português (ou substituído por outro canto adequado):


Intercessões
L1: Deus da vida, criastes todo ser humano à vossa imagem e semelhança. Cantamos vosso louvor pelo dom de nossas muitas culturas, expressões de fé, tradições e etnias. Dai-nos coragem para combater a injustiça e o ódio baseado em raça, classe, gênero, religião e medo daqueles que não são como nós.
T: Deus de paz, Deus de amor, em vós está nossa esperança!

Para ouvir a versão musicada desta resposta no site da Comunidade de Grandchamp (Dieu de paix, Dieu d’amour), que pode ser adaptada ao português, clique aqui.

L2: Misericordioso Deus, nos mostrastes em Cristo que somos um convosco. Ensinai-nos a usar esse dom no mundo para que os seguidores de todas as religiões em todos os países possam ser capazes de escutar uns aos outros e de viver em paz.
T: Deus de paz, Deus de amor, em vós está nossa esperança!

L1: Ó Jesus, viestes ao mundo e partilhastes plenamente nossa humanidade. Conheceis as durezas da vida que atingem as pessoas que sofrem de tantas e diferentes maneiras. Que o Espírito de compaixão nos mova para partilhar nosso tempo, nossa vida e nossos bens com aqueles que passam necessidades.
T: Deus de paz, Deus de amor, em vós está nossa esperança!

L2: Santo Espírito, ouvis a fúria de nossa ferida criação e os gritos dos que já estão sofrendo por mudança climática. Orientai-nos para novos comportamentos. Que possamos aprender a viver em harmonia como parte da vossa criação.
T: Deus de paz, Deus de amor, em vós está nossa esperança!

Ação: Movendo para o centro... e saindo para o mundo
D: Somos chamados a ser ministros da cura e do amor reconciliador de Deus. Esse trabalho só pode ser frutuoso se permanecemos em Deus, como ramos da verdadeira vinha que é Jesus Cristo. À medida que nos aproximamos de Deus ficamos mais próximos uns dos outros.

L1: Dos textos de Doroteu de Gaza: Imagine um círculo desenhado no chão. Imagine que esse círculo é o mundo.
As pessoas designadas se levantam e formam um círculo em volta de uma vela (pode ser o círio pascal) que estará no centro.

L2: O centro representa Deus e os caminhos para o centro são diferentes maneiras de viver, que as pessoas têm. Quando pessoas que vivem neste mundo, desejando se aproximar de Deus, caminham para o centro do círculo...
As pessoas dão vários passos na direção do centro.

L1: ...à medida que elas se movem na direção do centro, de Deus, aproximam-se umas das outras. E à medida que se aproximam umas das outras...
As pessoas se movem juntas para o centro.

L2: ...mais se aproximam de Deus.
Chegadas ao centro, as pessoas acendem suas velas. Juntas, de pé, no centro, permanecem um tempo em silêncio.

Breve silêncio: aproximadamente 1 minuto.

Pai-nosso
D: Com as palavras que Jesus nos ensinou, oremos juntos.
T: Pai nosso...

Hino: Lumière de Dieu (pode ser substituído por outro, escolhido localmente).
Enquanto cantam, os que acenderam suas velas voltam e partilham com os outros participantes a luz que receberam.


D: Espiritualidade e solidariedade estão inseparavelmente unidas. Oração e ação devem estar juntas. Quando permanecemos em Cristo, recebemos o Espírito de coragem e sabedoria para agir contra toda injustiça e opressão. Digamos juntos:
T: Oremos e trabalhemos para que Deus reine. Ao longo de nosso dia deixemos a Palavra de Deus trazer vida para o trabalho e o descanso. Mantenhamos silêncio interior em todas as coisas para podermos morar em Cristo. Estejamos cheios do espírito das bem-aventuranças: alegria, simplicidade, misericórdia.
(Essas palavras são recitadas diariamente pelas irmãs da comunidade de Grandchamp).

Bênção
D: Sejam um para que o mundo creia! Permaneçam no amor de Cristo! Vão ao mundo e produzam os frutos do seu amor.
T: Que o Deus da esperança nos encha de alegria e paz na fé, para que possamos ser plenos de esperança pelo poder do Santo Espírito. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Hino final (a ser escolhido localmente).

Fonte: Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (com pequenas correções e acréscimos feitos por nosso blog) / Communauté de Grandchamp

Vista aérea da Comunidade de Grandchamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário