quinta-feira, 8 de junho de 2023

Catequeses de João Paulo II sobre o Creio (2): Jesus Cristo

“E vós, quem dizeis que eu sou? - Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,15-16).

Estamos nos aproximando do Jubileu Ordinário de 2025 e do XVII Centenário do 1º Concílio de Niceia, celebrado de 20 de maio a 19 de junho de 325.

O Concílio formulou o célebre Credo de Niceia, afirmando a igualdade entre o Pai e o Filho e condenando o arianismo, heresia do presbítero Ário (†336) que afirmava que o Filho possuía um grau inferior de divindade em relação ao Pai.

Cristo Pantocrator
(Catedral de Cefalù, Itália)

O Credo de Niceia seria completado pelo 1º Concílio de Constantinopla (381) com a reflexão sobre o Espírito Santo. A síntese da fé dos dois Concílios, portanto, é conhecida como Símbolo Niceno-Constantinopolitano:

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só Batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém [1].

Niceia foi o primeiro “Concílio Ecumênico” (do grego οἰκουμένη, “o habitado”, no sentido de “o mundo todo”) uma vez que contou com a participação de Bispos tanto do Oriente como do Ocidente e porque suas decisões foram acolhidas por todas as Igrejas.

Com efeito, o XVII Centenário do I Concílio de Niceia em 2025 será uma grande celebração ecumênica, uma vez que esse Concílio é aceito tanto pela Igreja Católica quanto pelas Igrejas Ortodoxas Bizantinas e Ortodoxas Orientais, além das comunidades protestantes mais tradicionais (anglicanos, luteranos...).

Tapeçaria representando o Símbolo da fé (Creio)

Em preparação a essa grande celebração, estamos propondo aqui em nosso blog o ciclo de Catequeses do Papa São João Paulo II sobre o Creio, assim como fizemos com suas Catequeses sobre os salmos e cânticos da Liturgia das Horas (2001-2005).

Essas Catequeses foram proferidas pelo Papa polonês por cerca de treze anos, de dezembro de 1984 a novembro de 1997, após as Catequeses sobre a “Teologia do Corpo” (1979-1984) e antes das Catequeses em vista do Grande Jubileu do ano 2000 (1997-2001), que retomaram alguns dos temas sobre a fé, embora de maneira menos sistemática.

As Catequeses sobre o Creio foram “fruto” do Sínodo sobre a Catequese de 1977, do qual resultou a Exortação Apostólica Catechesi tradendae (1979), a primeira assinada por João Paulo II. Além disso, inspiraram de certa forma o Catecismo da Igreja Católica, promulgado em 1992, cujo processo de redação teve início em 1986.

As Catequeses também servem de complemento à “trilogia” de Encíclicas do Papa polonês associadas às três Pessoas da Santíssima Trindade: Dives in misericordia (1980), Redemptor hominis (1979) e Dominum et vivificantem (1986).

O ciclo de Catequese sobre o Creio está dividido em cinco partes, precedidas por uma Introdução:

Introdução: 1984-1985 (20 catequeses);

1. Creio em Deus Pai: 1985-1986 (59 catequeses);

2. Creio em Jesus Cristo: 1987-1989 (85 catequeses);

3. Creio no Espírito Santo: 1989-1991 (82 catequeses);

4. A Santa Igreja Católica: 1991-1995 (137 catequeses);

5. A Virgem Maria: 1995-1997 (70 catequeses).

Já publicamos aqui em nosso blog, entre abril de 2022 e março de 2023, as 20 Catequeses introdutórias e as 59 Catequeses sobre Deus Pai.

Nos próximos meses, portanto, daremos continuidade à proposta com as 85 Catequeses sobre Jesus Cristo, proferidas de janeiro de 1987 a abril de 1989. Em cada postagem, sempre às quintas-feiras, publicaremos uma ou duas Catequeses.

Pantocrator do Sinai”
Um dos mais antigos ícones de Cristo

2. CREIO EM JESUS CRISTO
(1987-1989)

A PESSOA DE JESUS CRISTO

I. Jesus Cristo, Messias prometido no Antigo Testamento

1. A identidade de Jesus Cristo (07 de janeiro de 1987)

2. Jesus, Filho de Deus e Salvador (14 de janeiro de 1987)


5. Jesus Cristo, Messias Rei (11 de fevereiro de 1987)

6. Jesus Cristo, Messias Sacerdote (18 de fevereiro de 1987)

7. Jesus Cristo, Messias Profeta (25 de fevereiro de 1987)

II. Jesus Cristo, Messias apresentado pelo Novo Testamento


10. Jesus Cristo e a Sabedoria divina (22 de abril de 1987)
11. Jesus Cristo, o Filho do homem (29 de abril de 1987)

12. Jesus Cristo, Filho de Deus (13 de maio de 1987)

III. Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem

A. Jesus Cristo, revelador do mistério da Trindade

14. O Pai dá testemunho do Filho (27 de maio de 1987)
15. O Prólogo do Evangelho de João (03 de junho de 1987)

16. Jesus Cristo, o Filho enviado pelo Pai (24 de junho de 1987)
17. Abbá, Pai” (01 de julho de 1987)


20. O Filho se dirige ao Pai na oração (22 de julho de 1987)


24. Jesus Cristo, revelador da Trindade (19 de agosto de 1987)

João Paulo II em 1987
Ano do início das Catequeses sobre Jesus Cristo

B. Jesus Cristo, verdadeiro Deus

26. Jesus Cristo, Verbo eterno de Deus (02 de setembro de 1987)


28. Jesus Cristo tem o poder de julgar (30 de setembro de 1987)

30. Jesus Cristo, Legislador divino (14 de outubro de 1987)

31. “Credes em Deus, crede também em mim” (21 de outubro de 1987)

33. “Eu disponho do Reino a vosso favor” (04 de novembro de 1987)

C. Os milagres de Jesus como sinal de sua divindade

35. “Eu te digo, levanta-te” (18 de novembro de 1987)

37. Os milagres como sinais salvíficos (02 de dezembro de 1987)

39. Os milagres como chamado à fé (16 de dezembro de 1987)


D. Jesus Cristo, verdadeiro homem

41. Jesus Cristo, verdadeiro homem (27 de janeiro de 1988)


IV. A formulação dogmática da fé em Jesus Cristo





Padres do I Concílio de Niceia com o texto do Creio

A MISSÃO DE JESUS CRISTO REDENTOR

I. A missão de Cristo


51. “Chegou para vós o Reino de Deus” (27 de abril de 1988)

52. “Para dar testemunho da verdade (04 de maio de 1988)
53. O Filho Unigênito revela o Pai (01 de junho de 1988)

54. Jesus, “a testemunha fiel” (08 de junho de 1988)

II. Jesus Cristo e a Igreja




III. A libertação do homem realizada por Cristo




IV. O sacrifício de Jesus Cristo

A. Sentido e valor da Morte de Cristo

64. Cristo, modelo do amor perfeito que alcança seu ápice no sacrifício da cruz (31 de agosto de 198802/05/2024
65. O sacrifício de Cristo, cumprimento do desígnio de amor de Deus (07 de setembro de 1988)

66. A morte de Cristo como acontecimento histórico (28 de setembro de 198809/05/2024
67. A consciência que Cristo tinha de sua vocação ao sacrifício redentor (05 de outubro de 1988)

68. Valor do sofrimento e da morte de Cristo (19 de outubro de 198816/05/2024
69. Valor substitutivo e representativo do sacrifício de Cristo (26 de outubro de 1988)

70. Sentido do sofrimento à luz da Paixão do Senhor (09 de novembro de 198823/05/2024

Cristo Salvador (El Greco)

B. As últimas palavras de Cristo na Cruz

71. “Pai, perdoa-lhes...” (16 de novembro de 198830/05/2024

72. “Eis tua Mãe...” (23 de novembro de 198806/06/2024

73. “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (30 de novembro de 198813/06/2024

74. “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (07 de dezembro de 198820/06/2024

C. “Consequências” da Morte de Cristo

75. Primeiros sinais da fecundidade da Morte redentora de Cristo (14 de dezembro de 198827/06/2024

76. “Desceu à mansão dos mortos” (11 de janeiro de 198904/07/2024

V. A Ressurreição de Cristo

77. A Ressurreição, fato histórico e afirmação da fé (25 de janeiro de 198911/07/2024

78. Do sepulcro vazio ao encontro com o Ressuscitado (01 de fevereiro de 198918/07/2024
79. Características das aparições do Ressuscitado (22 de fevereiro de 1989)

80. A Ressurreição, evento histórico e meta-histórico (01 de março de 198925/07/2024

81. A Ressurreição, ápice da Revelação (08 de março de 198901/08/2024
82. O valor salvífico da Ressurreição (15 de março de 1989)

VI. A Ascensão de Cristo

83. Ascensão: Mistério anunciado (05 de abril de 198908/08/2024
84. Ascensão: Mistério realizado (12 de abril de 1989)

85. Os frutos da Ascensão (19 de abril de 198915/08/2024

* * *

Como no ciclo anterior, propomos uma tradução nossa a partir do texto disponível em italiano e em espanhol no site da Santa Sé.

As citações dos textos bíblicos são tomadas da Bíblia Sagrada: Tradução oficial da CNBB (2018). Os salmos seguem a numeração greco-latina, a mesma utilizada na Liturgia cristã. As citações dos textos do Concílio Vaticano II também são tomadas da tradução da CNBB (2018).

Não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!
(João Paulo II, Missa de Início do Ministério Petrino, 22 de outubro de 1978).


Notas:

[1] MISSAL ROMANO. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1991, pp. 400-401. Além do Símbolo Niceno-Constantinopolitano, na Celebração Eucarística dos domingos e solenidades podemos recitar também o “Símbolo dos Apóstolos”, uma versão mais breve, formulado em Roma em meados do século III para a celebração do Batismo (ibid., p. 402).
Confira nossa postagem sobre a relação entre os Apóstolos e os artigos do Creio clicando aqui.

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