quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Missas de Nossa Senhora: Maria, Mãe do bom conselho

33. Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do bom conselho
(Para o Tempo Comum)

Introdução
Em 1903, o Papa Leão XIII acrescentou à Ladainha de Nossa Senhora a invocação “Mãe do Bom Conselho”. Tal título está diretamente ligado ao Santuário de Genazzano, próximo a Roma, confiado aos cuidados da Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos), de cujo Próprio foi tomada esta Missa (à exceção do Prefácio).
A Maria é justamente devido o título de Mãe do Bom Conselho, sendo Mãe de Jesus Cristo, a quem Isaías profeticamente chamou “Conselheiro admirável” (Is 9,5). Ela, sobre quem o “Espírito do Senhor desceu com sua sombra admirável” (Lc 1,35; Oração sobre as oferendas), recebeu de Deus “a plenitude dos dons do Espírito Santo, para ser a digna Mãe do vosso Filho e associada à obra da sua redenção” (Prefácio).
Portanto, ao invocarmos Maria como “Mãe do Bom Conselho”, pedimos-lhe que nos conceda este dom, o qual ela “comunica sem reservas” (Ant. de entrada), a fim de que, seguindo seu exemplo, procuremos sempre cumprir fielmente a vontade de Deus. Seu grande conselho a todos nós, seus filhos, é justamente este: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5; Ant. de Comunhão).
Através desta celebração, pedimos a Deus o dom do conselho, a fim de que sempre “saibamos conhecer o que vos agrada e dirigir-nos em nossos trabalhos” (Coleta; Oração após a Comunhão).

Antífona de entrada (Sb 7,7b.13)
Orei e foi-me dado o espírito de sabedoria.
Aprendi-a com lealdade, comunico-a sem reserva
e não escondo as suas riquezas.

Oração do dia
Senhor, que conheceis os pensamentos dos homens mortais, como são tímidos e incertos, por intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, na qual tomou carne vosso Filho, dai-nos vosso dom do conselho, para fazer-nos conhecer o que vos agrada e dirigir-nos em nossos trabalhos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas
Senhor, o Espírito de conselho que cobriu com sua sombra admirável a bem-aventurada Virgem Maria, vossa serva, torne agradáveis estes dons que reverentes vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio
Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-vos graças, sempre e em toda a parte.
Vós adornastes a Santa Virgem Maria com a plenitude dos dons do Espírito Santo, para ser a digna Mãe do vosso Filho e associada à obra da sua redenção, enriquecida com esta graça, procurou sempre a vossa vontade e cumpriu-a fielmente; proclamou com alegria a vossa grande misericórdia e aderiu intimamente ao vosso desígnio divino de renovar todas as coisas em Cristo.
Por Ele, com a multidão dos anjos que adoram a vossa majestade e se alegram eternamente na vossa presença, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Jo 2,5)
A Mãe de Jesus disse aos serventes:
“Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Oração após a Comunhão*
Senhor, que nos fizestes participar nos vossos santos mistérios, ao celebrarmos a memória de Santa Maria, Mãe do Bom Conselho, concedei-nos a graça de conhecer o que vos agrada e de merecermos ser salvos por vosso Filho, que por meio da bem-aventurada Virgem Maria nos destes como Conselheiro admirável. Ele que vive e reina para sempre.

Leitura: Is 9,1-3.5-6 (“O nome que lhe foi dado é Conselheiro admirável”) ou At 1,12-14;2,1-4 (“Todos eles perseveravam na oração com Maria, Mãe de Jesus”)
Salmo: Eclo 14,22;15,3.4.6b (R: 14,22a)
Evangelho: Jo 2,1-11 (Bodas de Caná)

*Na oração após a Comunhão a Coletânea apresenta a conclusão “Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo”, própria das coletas. Aqui o correto é utilizar “Que vive e reina para sempre”, como indica a IGMR, n. 89.


Fonte:
Lecionário para Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 135-138.
Missas de Nossa Senhora. Edições CNBB: Brasília, 2016, pp. 175-177.

Nenhum comentário:

Postar um comentário