“Esperai com paciência
e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (Tg
5,8)
Em nossa postagem anterior da série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura começamos o estudo da Carta de Tiago, uma das Cartas
Católicas, isto é, dirigidas a toda a Igreja, do Novo Testamento (NT).
Após analisar sua leitura segundo o critério da composição harmônica na Celebração Eucarística, nos sacramentos e sacramentais, cabe-nos
agora contemplar a Liturgia das Horas, além de sua leitura semicontínua [1].
2. Leitura litúrgica
da Carta de Tiago: Composição
harmônica
c) Liturgia das Horas
Na Liturgia das Horas encontramos diversas leituras breves
da nossa Carta em composição harmônica: no Advento, na Quaresma e nas
celebrações dos santos.
Seguindo o ciclo do Ano Litúrgico, encontramos primeiramente
a leitura de Tg 5,7-8.9b nas Vésperas
das quintas-feiras do Advento, da I à III semana, e do dia 22 de dezembro [2], anunciando, como um refrão deste tempo,
que “a vinda do Senhor está próxima”.
No Tempo da Quaresma,
por sua vez, encontramos quatro leituras breves de Tg:
- nas Vésperas das
quintas-feiras da Quaresma até a IV semana (uma vez que a V semana possui
textos próprios, já entrando no mistério da Paixão): Tg 4,7-8.10 [3], uma
exortação a aproximar-se do Senhor, purificando o coração;
- na Hora Média (15h)
das sextas-feiras da Quaresma até a IV semana: Tg 1,27 [4], o ensinamento
sobre a “verdadeira religião”, que é “assistir
os órfãos e as viúvas”;
- nas Vésperas das
sextas-feiras da Quaresma até a IV semana: Tg 5,16.19-20 [5], a exortação a
confessar os pecados e a reconduzir ao caminho os que se extraviaram;
- nas Vésperas das
terças-feiras da Quaresma até a IV semana: Tg 2,14.17.18b [6], a célebre
exortação a viver a fé através das boas obras.
As sete obras de misericórdia corporais (David Teniers, o Jovem - séc. XVII) |
Passando às celebrações
dos santos, temos em primeiro lugar Tg 1,12 como leitura breve da Hora Média (12h) da Festa de Santo Estêvão
(26 de dezembro) [7]. Esse versículo proclama a bem-aventurança daqueles que
suportam as provações, aos quais está reservada a “coroa da vida”. O mesmo
versículo da Festa do protomártir é indicado para a Hora Média (12h) do Comum de um mártir [8]
Por fim, para as Vésperas
do Comum dos Doutores da Igreja propõe-se como leitura breve Tg 3,17-18
[9], texto no qual o autor da Carta descreve a sabedoria que vem do alto: “pura, pacífica, modesta, conciliadora, cheia
de misericórdia...”.
3. Leitura litúrgica
da Carta de Tiago: Leitura
semicontínua
Concluído nosso percurso pela leitura de Tg em composição harmônica, analisaremos
agora sua leitura semicontínua, isto é, a leitura dos principais textos do
livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Palavra de
Deus.
a) Celebração
Eucarística
Assim como as Cartas Paulinas, a Carta de Tiago é proposta de maneira
semicontínua como 2ª leitura nos domingos
do Tempo Comum [10]. Especificamente nosso escrito é indicado entre o XXII e o XXVI Domingos do Tempo
Comum do ano B. As cinco perícopes selecionadas são:
XXII Domingo: Tg
1,17-18.21b-22.27;
XXIII Domingo: Tg 2,1-5;
XXIV Domingo: Tg 2,14-18;
XXV Domingo: Tg 3,16–4,3;
XXVI Domingo: Tg 5,1-6
[11].
Nos dias de semana do Tempo
Comum, por sua vez, leem-se alternadamente livros do Antigo e do Novo
Testamento, várias semanas cada um, segundo sua extensão [12]. Assim, a Carta de Tiago é lida quase
integralmente entre a VI e a VII semanas do Tempo Comum no ano par.
VI semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: Tg 1,1-11;
Terça-feira: Tg 1,12-18;
Quarta-feira: Tg 1,19-27;
Quinta-feira: Tg 2,1-9;
Sexta-feira: Tg 2,14-24.26;
Sábado: Tg 3,1-10.
VII semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: Tg 3,13-18;
Terça-feira: Tg 4,1-10;
Quarta-feira: Tg 4,13-17;
Quinta-feira: Tg 5,1-6;
Sexta-feira: Tg 5,9-12;
Sábado: Tg 5,13-20 [13].
b) Liturgia das Horas
Por fim, no ciclo anual do Ofício das Leituras na Liturgia das Horas não há leituras longas de Tg. Porém, no ciclo bienal do Ofício, que não foi traduzido para o Brasil, a Carta é lida na íntegra por nove dias, entre a VIII e a IX semanas do Tempo Comum no ano ímpar, como indicamos abaixo:
VIII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Sexta-feira: Tg 1,1-18 - “Se estais submetidos a tentações diversas, considerai-o como uma alegria”;
Sábado: Tg 1,19-27 - “Praticai a Palavra e não vos limiteis a escutá-la”.
IX semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: Tg 2,1-13 - “Evitar a acepção de pessoas”;
Segunda-feira: Tg 2,14-26 - “A fé sem obras está morta”;
Terça-feira: Tg 3,1-12 - “Moderação no uso da língua”;
Quarta-feira: Tg 3,13-18 - “A verdadeira e a falsa sabedoria”;
Quinta-feira: Tg 4,1-12 - “A raiz da discórdia”;
Sexta-feira: Tg 4,13–5,11 - “Esperai com paciência até a manifestação do Senhor”;
Sábado: Tg 5,12-20 - “Recomendações diversas” [14].
Juízo final (Fra Angelico - séc. XV) |
Por fim, encontramos seis leituras breves do nosso escrito
nas outras horas, distribuídas na I e na III das quatro semanas que compõem a
recitação do Saltério.
Vale lembrar que os salmos organizados nessas quatro semanas
são entoados ao longo de todo o ano, porém as leituras são proferidas apenas no
Tempo Comum, uma vez que os Tempos do Advento, Natal, Quaresma e Páscoa possuem
leituras próprias.
- Hora Média (12h) da segunda-feira da I semana: Tg 1,19b-20.26 [15],
uma exortação a reprimir a cólera, ouvindo mais do que falando;
- Hora Média (15h) da quarta-feira da I semana: Tg 4,7-8a.10 [16],
exortando a aproximarmo-nos de Deus;
- Vésperas da quarta-feira da I semana: Tg 1,22.25 [17], a exortação
a pôr em prática a Palavra de Deus;
- Laudes da segunda-feira da III semana: Tg 2,12-13 [18], versículos
no qual o autor da Carta exorta a praticarmos a misericórdia, para sermos
julgados com misericórdia;
- Vésperas da segunda-feira da III semana: Tg 4,11-12 [19], uma
advertência contra a maledicência, isto é, contra falar mal dos outros;
- Vésperas da sexta-feira da III semana: Tg 1,2-4 [20], a exortação à
perseverança diante das provações.
"Sede praticantes da Palavra, e não meros ouvintes" (Tg 1,22) ("O Bom Samaritano", Erasmus Engert - séc. XIX) |
Encerramos assim nosso estudo das leituras da Carta de Tiago nas celebrações
litúrgicas do Rito Romano. Nas próximas postagens desta série abordaremos dois
dos primeiros profetas do Antigo Testamento, com grande preocupação pela moral
social, assim como Tiago: Amós e
Oseias. Acompanhe-nos!
[A próxima postagem, sobre o Livro de Amós, será publicada no dia 06 de julho]
Notas:
[1] Para os dois critérios de seleção dos textos, cf. Elenco
das Leituras da Missa, n. 66. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário.
São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] OFÍCIO DIVINO. Liturgia
das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição
típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. I, pp. 148.203.259.330.
[3] ibid., v. II,
pp. 54.111.168.225.284.
[4] ibid., v. II,
pp. 61.118.176.232.291.
[5] ibid., v. II,
pp. 62.118.176.232.292.
[6] ibid., v. II,
pp. 95.152.209.267.
[7] ibid., v. I,
p. 1087.
[8] ibid., v. I,
p. 1277; v. II, p. 1768; v. III, p. 1604; v. IV, p. 1616. O Comum de vários
mártires possui outras leituras, a fim de oferecer uma maior diversidade de
textos.
[9] ibid., v. I,
pp. 1267.1275; v. II, pp. 1814.1824; v. III, pp. 1644.1651; v. IV, pp.
1656.1663. Onde a celebração de um doutor da Igreja for solenidade (por
exemplo, se for o titular da igreja ou o padroeiro do lugar), a leitura é
proferida nas I e II Vésperas.
[10] cf. ALDAZÁBAL,
op. cit., p. 104.
[11] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª
edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1994, pp. x.
[12] cf. ALDAZÁBAL,
op. cit., p. 105.
[13] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição
típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1995, pp. x.
[14] Os títulos das leituras foram traduzidos livremente do
texto espanhol divulgado pelo site Dei Verbum.
[15] OFÍCIO DIVINO, v. III, p. 652; v. IV, p. 606.
[16] ibid., v.
III, p. 691; v. IV, p. 645.
[17] ibid., v.
III, p. 695; v. IV, p. 649.
[18] ibid., v.
III, p. 921; v. IV, p. 875.
[19] ibid., v.
III, p. 931; v. IV, p. 885.
[20] ibid., v.
III, p. 1011; v. IV, p. 965.
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