Por ocasião do último Consistório para a criação de Cardeais, presidido pelo Papa Francisco no dia 28 de novembro de 2020, dois dos Cardeais nomeados não puderam dirigir-se a Roma para receber suas insígnias (barrete, anel e bula de criação cardinalícia), devido à pandemia de Covid-19.
O Cardeal Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei, infelizmente faleceu no dia 29 de maio de 2021, sem receber suas insígnias.
O Cardeal Jose Fuerte Advincula, Arcebispo nomeado de Manila, por sua vez, recebeu as insígnias no último dia 18 de junho, na Catedral da Imaculada Conceição, sede da Arquidiocese de Capiz.
A imposição das insígnias foi presidida pelo Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Charles John Brown. Em seguida, o Cardeal Advincula presidiu a Santa Missa em ação de graças pelo seu ministério em Capiz, uma vez que tomará posse como Arcebispo de Manila no próximo dia 24 de junho.
Imposição do solidéu |
Imposição do anel |
Santa Missa |
Homilia |
Bispos e sacerdotes presentes |
Durante a celebração da Missa o Cardeal Advincula utiliza erroneamente o pálio de Arcebispo de Capiz. Este perdeu o direito ao uso do pálio no dia 25 de março, ao ser nomeado Arcebispo de Manila. No próximo dia 29 de junho o Papa Francisco abençoará um novo pálio, que será posteriormente imposto ao Cardeal pelo Núncio Apostólico.
Imagens: Arquidiocese de Capiz - Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário