terça-feira, 28 de setembro de 2021

Comemoração dos discípulos de Emaús na Terra Santa

A Custódia Franciscana da Terra Santa identifica a "Emaús" bíblica (cf. Lc 24,13-35) com a localidade de El Qubeibeh (ou Al-Qubeibeh). Para saber mais sobre essa localidade, clique aqui.

Após serem interrompidas em 2020 devido à pandemia de Covid-19, as duas celebrações anuais no Santuário da Manifestação do Senhor foram retomadas neste ano de 2021: a Missa e as Vésperas da segunda-feira da Oitava da Páscoa, no dia 05 de abril, e a comemoração dos discípulos de Emaús no domingo mais próximo ao dia 25 de setembro.

Como vimos em nossas postagens sobre o culto aos santos do Novo Testamento, os dois discípulos de Emaús são comemorados no dia 25 de setembro. O Evangelho nos dá o nome do primeiro, Cléofas, enquanto a tradição nomeou o segundo como Simeão , considerado o filho de Cléofas.

Na Terra Santa eles são venerados como mártires, donde os paramentos vermelhos utilizados na Santa Missa presidida pelo Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton, no último domingo, 26 de setembro de 2021:

Altar do Santuário da Manifestação do Senhor em El-Qubeibeh
(Para conhecer a sua história, clique aqui)
Procissão de entrada
Ritos iniciais
Liturgia da Palavra
Evangelho

Homilia
Oração Eucarística
Doxologia
Comunhão
Procissão de saída

Imagens: Custódia da Terra Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário