quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Eleito novo Catholicos da Igreja Assíria do Oriente

Na última quarta-feira, 08 de setembro de 2021, após a renúncia de Mar Gewargis III, o Sínodo dos Bispos da Igreja Assíria do Oriente elegeu como novo Catholicos Mar Awa Royel, até então Bispo da Califórnia (EUA), que assume como Mar Awa III.


Breve biografia do Catholicos Mar Awa III

David Royel nasceu em 04 de julho de 1975 em Chicago, no estado de Illinois (EUA). Desde muito jovem esteve envolvido nas atividades da Igreja Assíria do Oriente, sendo ordenado subdiácono em 1991, aos 16 anos.

No ano seguinte, a 19 de janeiro de 1992, foi ordenado diácono na Catedral Assíria de São Jorge em Chicago pelo Catholicos da Igreja Assíria, Mar Dinkha IV, então exilado nos EUA.

Após a ordenação diaconal concluiu os estudos de graduação em Filosofia e Teologia na Loyola University of Chicago (1993-1997) e de pós-graduação em Teologia na University of St. Mary of the Lake em Mundelein, Illinois (1997-1999).

No dia 23 de maio de 1999 David Royel recebeu a ordenação presbiteral, novamente concedida pelo Catholicos Mar Dinkha IV na Catedral Assíria de São Jorge em Chicago.

Logo em seguida foi enviado a Roma para estudar no Pontifício Instituto Oriental, obtendo o Mestrado em Liturgia Oriental em 2001. Posteriormente obteria também o Doutorado pela mesma instituição (2007).

De volta aos Estados Unidos, trabalhou nas paróquias de Los Angeles (2005-2006) e San José (2006-2007), ambas no estado da Califórnia. Em 15 de julho de 2007 recebeu o título de “corepíscopo” (o equivalente a Monsenhor no Rito Romano).


No ano seguinte o Sínodo da Igreja Assíria do Oriente elegeu o Padre David Royel como Bispo da Diocese da Califórnia. Recebeu o título de “arquidiácono” (o equivalente a “Vigário Geral”) no dia 23 de novembro de 2008.

No domingo, 30 de novembro de 2008, recebeu a Ordenação Episcopal na Catedral Assíria de São Zayya (Mar Zaia) em Modesto, Califórnia, pelo Catholicos Mar Dinkha IV, assumindo o nome episcopal de Mar Awa.

Como Bispo da Califórnia, instituiu o Mosteiro de Santo Isaac de Nínive (St. Issac of Nineveh Monastery) em Salida, Califórnia. Também se destacou na defesa dos cristãos perseguidos no Oriente Médio e no diálogo ecumênico, sendo membro da Comissão Mista para o Diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja Assíria do Oriente.

Desde 2008 era o Secretário do Sínodo da Igreja Assíria, ofício no qual foi confirmado em 2015 após a eleição de Mar Gewargis III.

Em 2011 publicou um tratado sobre os sacramentos na tradição assíria (Rito Siríaco Oriental ou Caldeu): “Mysteries of the Kingdom: The Sacraments of the Assyrian Church of the East”.

Mar Awa com o Catholicos Mar Gewargis em visita ao Papa Francisco

Com informações do site da Diocese Assíria da Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário