Nas quartas-feiras da Quaresma a Custódia Franciscana da Terra Santa promove uma série de celebrações nos lugares associados à Paixão do Senhor em Jerusalém [1].
Em cada santuário é celebrada a "Missa própria do lugar" (com paramentos vermelhos, cor dos ofícios da Paixão), unida à oração das Vésperas (oração da tarde da Liturgia das Horas).
Como de costume, as homilias foram confiadas ao mesmo sacerdote: neste ano, o Padre Alessandro Coniglio, Secretário do Studium Biblicum Franciscanum.
Destacamos nesta postagem também outras duas comemorações que têm lugar durante a Quaresma: a ressurreição de Lázaro (quinta-feira da IV semana) e as Dores de Maria (sexta-feira da V semana).
08 de março de 2023: Santuário de Dominus flevit
15 de março de 2023: Basílica do Getsêmani
22 de março de 2023: Igreja da Flagelação
23 de março de 2023: Santuário de Betânia
29 de março de 2023: Igreja da Condenação [2]
31 de março de 2023: Basílica do Santo Sepulcro
Notas:
[1] O itinerário começa na II semana da Quaresma uma vez que na quarta-feira da I semana se celebravam anteriormente as Têmporas de primavera (no hemisfério norte).
[2] Esta igreja, que faz parte do Convento da Flagelação, foi profanada no dia 02 de fevereiro de 2023, quando um radical anticristão danificou uma histórica imagem do "Bom Jesus".
Imagens: Custódia Franciscana da Terra Santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário