sexta-feira, 7 de abril de 2023

Homilia do Papa: Missa da Ceia do Senhor 2023

Santa Missa in Coena Domini
Homilia do Papa Francisco
Cárcere para Menores “Casal del Marmo” (Roma)
Quinta-feira Santa, 06 de abril de 2023

Chama a atenção como Jesus, precisamente na véspera de ser crucificado, faz este gesto. Lavar os pés era comum naquele tempo, porque as estradas eram empoeiradas, as pessoas vinham de fora e ao entrar em uma casa, antes do banquete, da reunião, se lavava os pés. Mas quem lavava os pés? Os escravos, porque era um trabalho de escravo.

Imaginemos como os discípulos devem ter ficado espantados quando viram Jesus começando a fazer este gesto de um escravo. Mas Ele o faz para fazer-lhes compreender a mensagem do dia seguinte, quando seria morto como um escravo para pagar a dívida de todos nós.

Se nós ouvíssemos estas coisas de Jesus, a vida seria tão bonita, porque nos apressaríamos a ajudar uns aos outros, em vez de enganarmos os outros, de nos aproveitarmos dos outros, como nos ensinam os “espertos”.

É tão bonito ajudar o outro, dar a mão: são gestos humanos, universais, mas que nascem de um coração nobre. E Jesus hoje, com esta celebração, quer nos ensinar isto: a nobreza do coração.

Cada um de nós poderia dizer: “Se o Papa soubesse as coisas que eu tenho dentro...”. Mas Jesus sabe e nos ama como somos, e lava os pés a todos nós. Jesus não tem medo das nossas fraquezas, nunca tem medo, porque Ele já pagou, só quer nos acompanhar, quer nos levar pela mão para que a vida não seja tão dura para nós.

Eu farei o mesmo gesto de lavar os pés, mas não é uma coisa folclórica, não. Pensemos que é um gesto que anuncia como devemos ser, uns com os outros.

Na sociedade vemos tanta gente que se aproveita dos outros, tanta gente que é marginalizada e não consegue sair. Tantas injustiças, tanta gente sem trabalho, tanta gente que trabalha e são pagas pela metade, tanta gente que não tem dinheiro para comprar remédios, tantas famílias destruídas, tantas coisas más...

E nenhum de nós pode dizer: “Eu, graças a Deus, não sou assim” - “Se eu não sou assim é pela graça de Deus!”. Cada um de nós pode escorregar, cada um de nós. E esta consciência, esta certeza de que cada um de nós pode escorregar é o que nos dá a dignidade - escutai a palavra: a “dignidade - de sermos pecadores. E Jesus nos quer assim e por isso quis lavar nossos pés e dizer: “Eu vim para vos salvar, para vos servir”.

Agora farei o mesmo como recordação disso que Jesus nos ensinou: ajudarmo-nos uns aos outros. E assim a vida é mais bonita e podemos continuar adiante. Durante o Lava-pés - espero conseguir, porque não posso caminhar bem -, durante o Lava-pés pensai: “Jesus lavou os meus pés. Jesus me salvou, e tenho essa dificuldade agora”. Mas passará, o Senhor está sempre junto a ti, nunca te abandona, nunca. Pensai nisto.


Tradução nossa a partir do texto italiano divulgado no site da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário