sexta-feira, 28 de abril de 2023

A viagem do Papa Francisco à Hungria

De 28 a 30 de abril de 2023 o Papa Francisco realiza sua 41ª Viagem Apostólica fora da Itália e a 16ª dentro da Europa, visitando a Hungria.

Esta é a segunda vez que o Papa visita o país, após presidir a Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste no dia 12 de setembro de 2021, antes de iniciar sua Viagem Apostólica à Eslováquia.

Statio orbis do 52º Congresso Eucarístico Internacional
Budapeste, 12 de setembro de 2021

Neste mesmo dia o Santo Padre encontrou-se com as autoridades civis, com os Bispos e com o Conselho Ecumênico das Igrejas e representantes da comunidade judaica no Museu de Belas Artes de Budapeste.

Anteriormente a Hungria havia recebido duas vezes o Papa São João Paulo II: de 16 a 20 de agosto de 1991 e nos dias 06 e 07 de setembro de 1996.

Programa da viagem

Sexta-feira, 28 de abril:

O Santo Padre chega a Budapeste na manhã da sexta-feira, 28 de abril, sendo recebido oficialmente na Praça do Palácio “Sándor”, onde tem lugar o encontro com a Presidente da República, Katalin Novák.

Segue-se o encontro com as autoridades civis no antigo Mosteiro Carmelita da capital húngara, que atualmente serve como gabinete do Primeiro-Ministro (atualmente Viktor Orbán).

À tarde, por sua vez, o Pontífice encontra-se com os Bispos, sacerdotes, diáconos religiosos e seminaristas na Basílica de Santo Estêvão, Co-catedral da Arquidiocese de Esztergom-Budapeste.

Altar da Basílica de Santo Estêvão em Budapeste

Sábado, 29 de abril:

Na manhã do segundo dia de viagem, o Papa realiza uma visita privada às crianças atendidas pelo “Instituto Beato László Batthyány-Strattmann”, seguida do encontro com os pobres e refugiados junto à igreja de Santa Isabel da Hungria na Praça “Rózsák”.

Na sequência tem lugar a visita à igreja da Proteção da Mãe de Deus, pertencente à Igreja Greco-Católica Húngara, uma das 23 Igrejas Católicas Orientais.

À tarde, por sua vez, o Papa encontra os jovens na Arena de Esportes de Budapeste (Papp László Budapest Sportaréna) e, como de costume em suas viagens, tem um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus (jesuítas) na sede da Nunciatura Apostólica.

Domingo, 30 de abril:

Por fim, o terceiro e último dia da Viagem Apostólica começa com a celebração da Santa Missa do IV Domingo da Páscoa na Praça do Parlamento (Praça Kossuth Lajos).


Na tarde deste dia o Papa encontra-se com representantes do mundo das universidades e da cultura na sede da Universidade Católica Péter Pázmány, antes de embarcar no voo de retorno a Roma.

Altar da igreja de Santa Isabel da Hungria em Budapeste

Alguns dados da Igreja Católica na Hungria:

Número de católicos: 5,95 milhões (cerca de 61% da população)
Dioceses: 17
Paróquias: 2.048

Bispos: 37
Sacerdotes diocesanos: 1.644
Sacerdotes religiosos: 323
Diáconos permanentes: 167
Religiosos não sacerdotes: 62
Religiosas: 579
Seminaristas: 306

Escolas católicas: 548 (cerca de 132 mil alunos)
Universidades católicas: 17 (cerca de 24 mil alunos)

Hospitais e ambulatórios: 10
Casas para anciãos: 65
Orfanatos: 48
Outras instituições sociais: 105

Logotipo da viagem com o lema:
"Cristo é o nosso futuro"

Programa da viagem e estatísticas: Boletim de imprensa da Santa Sé
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário