segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Missa de reparação na igreja da Condenação em Jerusalém

Na manhã do último sábado, 04 de fevereiro de 2023, o Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton, presidiu uma Missa de reparação na igreja da Condenação e da Imposição da Cruz em Jerusalém, que havia sido profanada na quinta-feira.

No dia 02 de fevereiro, com efeito, um radical anticristão invadiu a pequena igreja e atacou a histórica imagem do “Bom Jesus” ou “Ecce Homo”, isto é, do Cristo apresentado à multidão, que o condena à morte (Jo 19,9).

A igreja da Condenação integra o convento franciscano da Flagelação e marca o início da tradicional “Via Sacra” ou “Via Dolorosa”. Para saber mais sobre essa igreja, clique aqui.

A imagem danificada diante do nicho do qual foi derrubada
A celebração iniciou fora da igreja com um rito penitencial
Momento de silêncio
Aspersão
Incensação da imagem

Oração
Liturgia da Palavra

Homilia
Liturgia Eucarística
Procissão de saída

“Não tinha beleza nem atrativo para o olharmos, não tinha aparência que nos agradasse. Era desprezado como o último dos mortais, homem coberto de dores, cheio de sofrimentos; passando por ele, tapávamos o rosto; tão desprezível era, não fazíamos caso dele.
Mas a verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores; e nós pensávamos fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado!
Ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura”
(Is 53,2-5).

Imagens: Custódia Franciscana da Terra Santa (Facebook).

Nenhum comentário:

Postar um comentário