“Vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de
Cristo” (Gl 3,27).
A Páscoa, dentro do itinerário da Iniciação Cristã de
Adultos, é o “tempo da mistagogia”, palavra que significa “conduzir ao mistério”:
após receberem os Sacramentos da Iniciação Cristã na Vigília Pascal, os
neófitos eram instruídos no seu significado.
Para saber mais, confira nossas postagens sobre a Oitava da Páscoa e sobre o Tempo Pascal.
Após apresentarmos em março as Catequeses
pré-batismais de São Cirilo de Jerusalém, (†386), Bispo e Doutor da
Igreja, neste mês de abril propomos como sugestão de leitura suas Catequeses mistagógicas,
publicadas no ano de 2020 pela Editora Vozes como parte da Coleção “Clássicos
da Iniciação Cristã”.
A obra foi publicada originalmente em 1976, com a tradução do
franciscano Frei Frederico Vier a partir do original publicado na célebre coleção
organizada por Jacques Paul Migne, Patrologia Graeca (vol. 33).
A Introdução (pp. 11-30) e as notas de rodapé, por sua vez,
ficaram a cargo do também franciscano Frei Fernando Antônio Figueiredo, Doutor
em Patrística e posteriormente Bispo de Santo Amaro (SP).
Após a Catequese preliminar ou Procatequese (Προκατηχήσις) e
as 18 Catequeses pré-batismais ou Catequeses aos iluminandos (Κατηχήσεις φωτιζομένων),
publicadas no volume anterior, aqui temos acesso às suas cinco Catequeses
mistagógicas (Κατηχήσεις μυσταγωγικαί) “aos neófitos” (Πρὸς τοὺς νεοφωτίστους)
ou “aos recém-iluminados”, proferidas entre os anos de 348 e 350, durante a
Oitava Pascal, na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.
As duas primeiras Catequeses mistagógicas aprofundam o Batismo,
a terceira a Confirmação ou Crisma e as duas últimas a Eucaristia:
aqui os neófitos são “conduzidos pela mão” através das palavras e dos gestos
vivenciados durante a recepção dos sacramentos na Vigília Pascal.
Nessas “homilias catequéticas”, Cirilo utiliza amplamente a
leitura tipológica da Sagrada Escritura, interpretando os acontecimentos da
primeira aliança como profecias do mistério de Cristo.
São Cirilo de Jerusalém |
1ª Catequese mistagógica (pp. 31-39)
Após uma breve introdução sobre o sentido das Catequeses, o
Patriarca de Jerusalém reflete sobre dois ritos do Batismo: a renúncia a
Satanás e a profissão de fé.
2ª Catequese mistagógica (pp. 41-47)
Explicação dos demais ritos do Batismo: o despojamento das
vestes, a unção com o “óleo do exorcismo” (Óleo dos Catecúmenos) e a imersão ou
banho batismal, concluindo com uma palavra sobre os “efeitos místicos” deste
sacramento.
3ª Catequese mistagógica (pp. 49-55)
Cirilo passa aqui a refletir sobre a Confirmação, que na
época sempre era conferida junto ao Batismo (como até hoje fazem as Igrejas Orientais).
Esta Catequese está toda centrada no rito da unção com o óleo do Crisma.
4ª Catequese mistagógica (pp. 57-62)
Começa aqui a reflexão sobre o significado da Eucaristia,
isto é, sobre o sacramento do Corpo e o Sangue de Cristo.
5ª Catequese mistagógica (pp. 125-135)
Por fim, Cirilo aprofunda os ritos da Celebração
Eucarística: a apresentação das oferendas, a anáfora (Oração Eucarística), a
oração do Pai-nosso e a Comunhão.
Vale lembrar que nessa época vigorava a “disciplina do
arcano”: os catecúmenos, enquanto se preparavam para o Batismo, participavam
apenas da Liturgia da Palavra, saindo da igreja após a homilia. Por isso a
insistência aqui nos ritos que compõem a Liturgia Eucarística, da qual os
neófitos haviam participado pela primeira vez na Vigília Pascal.
Completam a obra um “Índice escriturístico” (pp. 77-81), com
as citações bíblicas (ausente, infelizmente, no volume das Catequeses
pré-batismais), e um “Índice analítico” (pp. 83-91) com os principais termos
teológicos utilizados.
Símbolos dos três Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação (ou Crisma) e Eucaristia |
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