São Cirilo de Alexandria
Comentário sobre o Livro do Profeta
Miqueias
Os
homens de fé são os que recebem a bênção com Abraão, o fiel
Realmente o
mistério de Cristo nos enche de assombro, e a excelência de sua bondade para
conosco supera toda a capacidade de admiração. Por isso, o profeta Habacuc
estupefato ante a economia da Encarnação, se expressa com toda a clareza: Senhor, ouvi sobre tua fama, e tua obra me
impressionou. Pois o Unigênito, igual a Deus Pai por natureza, de rico que
era como Deus se fez pobre, para
enriquecer-nos com sua pobreza: para salvar o estava perdido, fortalecer o
débil, enfaixar as feridas, dar vida ao morto, purificar a impureza e honrar
com a adoção filial aos que eram servos por natureza. Que todos o aclamem: Quem
como tu, ó Deus? Sim, Ele é bom até o ponto de não recordar as injúrias e
perdoar os pecados do resto de sua herança, sob cujo nome há que se incluir os
crentes de Israel, já que a grande maioria foi para a ruína completa por
negar-se a crer.
E Ele não
conteve sua ira como um memorial. Fomos precipitados em Adão, porém
restabelecidos em Cristo. Se pela
transgressão de um, diz, morreram
todos, assim pela justiça de um só viverão muitos. Ele cessou de
encolerizar-se: porque Deus é
misericordioso. No momento da conversão, isto é, da Encarnação ou, o que
vem a ser o mesmo, da assunção da natureza humana, precipitou simbolicamente ao
mar os pecados de todos. E como, diz,
prometeu aos santos pais Abraão e Jacó
multiplicar sua descendência como as estrelas do céu, lhes dará o que lhes
prometeu. Serão chamados pais de muitas nações, isto é, não somente dos
descendentes de Israel segundo a carne, mas também daqueles que são chamados
filhos segundo a promessa.
Estes são os
que, procedentes da incircuncisão ou da circuncisão, formam pela fé uma só
unidade espiritual. Pois está escrito: Nem
todos os descendentes de Israel são povo de Israel; é o gerado em virtude da
promessa o que conta como descendência. Os homens de fé são os que recebem
a bênção com Abraão, o fiel. E por bênção pode entender-se a graça de Cristo,
pela qual e na qual seja dada glória a Deus Pai em união com o Espírito Santo
pelos séculos. Amém.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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