sábado, 5 de dezembro de 2020

Homilia: II Domingo do Advento - Ano B

Orígenes
Sermão 22 sobre o Evangelho de São Lucas
Aplainai os caminhos do Senhor

Vejamos o que se prega a respeito da vinda de Cristo. Para começar, encontramos escrito em João: Uma voz grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai os seus caminhos. O que segue se refere expressamente ao Senhor e Salvador, pois foi Ele e não João quem elevou os vales. Que cada um considere o que era antes de aderir à fé, e perceberá que era um vale profundo, um vale escarpado, um vale que se precipitava no abismo.

Mas quando veio o Senhor Jesus e enviou o Espírito Santo como seu lugar-tenente todos os vales se elevaram, e se elevaram graças às boas obras e aos frutos do Espírito Santo. A caridade não consente em que subsistam em ti vales; e se também possuis a paz, a paciência e a bondade, não somente deixarás de ser um vale, mas também começarás a ser “montanha” de Deus.

Diariamente podemos comprovar como estas palavras - elevem-se os vales - encontram sua plena realização nos pagãos; e como no povo de Israel, despojado agora de sua antiga glória, cumprem-se estas outras: Desçam os montes e as colinas. Este povo foi em outro tempo um monte e uma colina, mas foi abatido e derrubado. Porque eles caíram, a salvação passou para os gentios, para dar inveja a Israel. Contudo, se disseres que estas montanhas e colinas abatidas são as potências inimigas que se erguem contra os mortais, não estás dizendo nenhum desatino. De fato, para que estes vales de que falamos sejam nivelados, será necessário um trabalho de desmonte nas potências adversas, nos montes e colinas.

Porém, vejamos se a profecia seguinte, relativa à vinda de Cristo, teve também o seu cumprimento. De fato afirma: Que se endireite o que é torto. Cada um de nós estava torcido - digo que estava, supondo que não permaneça no erro -, e, pela vinda de Cristo, a nossa alma ficou endireitada de tudo o que era torcido. Porque de que te adiantaria que Cristo tenha vindo na carne, se não vier também à tua alma? Oremos para que a sua vinda seja uma realidade diária em nossas vidas, e possamos exclamar: Eu vivo, porém já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.

Veio, pois, meu Senhor Jesus, e raspou tuas asperezas e igualou tudo o que era pedregoso, a fim de traçar em ti um caminho sem obstáculos, pelo qual Deus Pai pudesse chegar a ti com comodidade e dignamente, e Cristo o Senhor pudesse fixar em ti sua morada e dizer-te: Meu Pai e Eu viremos a ele, e nele faremos a nossa morada.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp. 276-277. Para adquiri-lo no site da Editora Vozes, clique aqui.

Confira também uma homilia de São Máximo de Turim para este domingo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário