terça-feira, 15 de março de 2022

Leitura litúrgica da Segunda Carta aos Coríntios (3)

“Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta” (2Cor 12,9).

Nas últimas duas postagens da nossa série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura analisamos a presença da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (2Cor) nas celebrações do Rito Romano.

Após uma breve introdução à Carta, identificamos sua presença nas celebrações conforme o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia com o tempo ou festa litúrgica [1]: na Missa, nos sacramentos, nos sacramentais e na Liturgia das Horas.

Para acessar a 1ª parte da pesquisa, clique aqui; para acessar a 2ª parte, clique aqui.

São Paulo escrevendo suas Cartas

Nesta postagem, após concluir o percurso pelas leituras breves em composição harmônica na Liturgia das Horas, nos cabe contemplar o segundo critério de escolha dos textos bíblicos: a leitura semicontínua.

2. Leitura litúrgica de 2Cor: Composição harmônica

c) Liturgia das Horas

Em nossa postagem anterior contemplamos as leituras breves da Carta na Liturgia das Horas durante o ciclo do Ano Litúrgico (Natal, Quaresma, Páscoa...). Agora passemos às celebrações dos santos, começando pelo Próprio, com textos específicos para a Virgem Maria e os principais santos, no qual identificamos três leituras do nosso escrito:

- na Hora Média (15h) da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) lemos 2Cor 5,1 [2], com a promessa de que Deus nos dará uma morada eterna no céu.

- na Hora Média (15h) da Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos (29 de junho) lemos 2Cor 4,13-14 [3], indicando que os que morrem em Cristo, como os dois Apóstolos martirizados em Roma durante a perseguição do imperador Nero, ressuscitarão com Ele para a vida eterna.

II Vésperas da Solenidade de Todos os Santos (01 de novembro): 2Cor 6,16b; 7,1 [4], texto em que Paulo exorta, a nós que somos o templo de Deus: “purifiquemo-nos de toda mancha da carne e do espírito, completando a nossa santificação”.

Por fim, nos Comuns, com textos para cada “categoria” de santos, ocorrem igualmente três perícopes da Carta:

Hora Média (12h) do Comum da dedicação de igreja2Cor 6,16 [5], a afirmação de que nós que somos o templo de Deus, como vimos acima;

Hora Média (9h) do Comum dos Apóstolos2Cor 5,19b-20 [6], os Apóstolos são “embaixadores de Cristo”;

Laudes dos Comuns de vários Mártires e de um Mártir (exceto no Tempo Pascal)2Cor 1,3-5 [7], com a promessa de que Deus nos consola em nossas aflições.

Esta leitura é indicada particularmente nas celebrações da Memória de Santa Inês, Virgem e Mártir (21 de janeiro) e da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir (10 de agosto) [8].

3. Leitura litúrgica de 2Cor: Leitura semicontínua

De acordo com o n. 66 do Elenco das Leituras da Missa, a leitura semicontínua consiste na proclamação dos principais textos de um livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Palavra de Deus [9].

Cristo confia aos Apóstolos o ministério da reconciliação (cf. Jo 20,19-23)

a) Celebração Eucarística

Na Celebração Eucarística, as Cartas Paulinas são lidas tanto nos domingos quanto nos dias de semana do Tempo Comum [10].

No ciclo dominical a 2Cor é proclamada do VII ao XIV Domingos do Tempo Comum do ano B, logo após o segundo bloco de leituras da Primeira Carta aos Coríntios (cap. 6–11) e antes da Carta aos Efésios.

As oito perícopes escolhidas aqui são:
VII Domingo: 2Cor 1,18-22;
VIII Domingo: 2Cor 3,1b-6;
IX Domingo: 2Cor 4,6-11;
X Domingo: 2Cor 4,13–5,1;
XI Domingo: 2Cor 5,6-10;
XII Domingo: 2Cor 5,14-17;
XIII Domingo: 2Cor 8,7.9.13-15;
XIV Domingo: 2Cor 12,7-10 [3].

Nos dias feriais do Tempo Comum, por sua vez, a Segunda Carta aos Coríntios é lida por duas semanas: da X à XI semanas do Tempo Comum no ano ímpar, entre a leitura de Tobias e dos capítulos 12–50 do Gênesis. As doze perícopes indicadas são:

X semana do Tempo Comum (ano ímpar):
Segunda-feira: 2Cor 1,1-7;
Terça-feira: 2Cor 1,18-22;
Quarta-feira: 2Cor 3,4-11;
Quinta-feira: 2Cor 3,15–4,1.3-6;
Sexta-feira: 2Cor 4,7-15;
Sábado: 2Cor 5,14-21 [4].

XI semana do Tempo Comum (ano ímpar):
Segunda-feira: 2Cor 6,1-10;
Terça-feira: 2Cor 8,1-9;
Quarta-feira: 2Cor 9,6-11;
Quinta-feira: 2Cor 11,1-11;
Sexta-feira: 2Cor 11,18.21b-30;
Sábado: 2Cor 12,1-10 [5].

Papa Francisco preside o sacramento da Reconciliação (cf. 2Cor 5,14-21)

b) Liturgia das Horas

Na Liturgia das Horas, nossa Carta é lida na íntegra no Ofício das Leituras da XVI e XVII semanas do Tempo Comum, precedida pelos dois Livros dos Reis e sucedida pelo Livro de Amós. Sua leitura semicontínua aqui está organizada da seguinte forma:

Ofício das Leituras da XVI semana do Tempo Comum:
Domingo: 2Cor 1,1-14 - Ação de graças no meio das tribulações;
Segunda-feira: 2Cor 1,15–2,11 - Porque o Apóstolo alterou seu roteiro;
Terça-feira: 2Cor 2,12–3,6 - Paulo, ministro da nova aliança;
Quarta-feira: 2Cor 3,7–4,4 - Glória do ministério da nova aliança;
Quinta-feira: 2Cor 4,5-18 - Fraqueza e confiança do Apóstolo;
Sexta-feira: 2Cor 5,1-21 - Esperança da morada celeste. Ministério da reconciliação;
Sábado: 2Cor 6,1–7,1 - Tribulações de Paulo e exortação à santidade [6].

Ofício das Leituras da XVII semana do Tempo Comum:
Domingo: 2Cor 7,2-16 - O Apóstolo alegra-se com a conversão dos coríntios;
Segunda-feira: 2Cor 8,1-24 - Paulo pede uma coleta em favor de Jerusalém;
Terça-feira: 2Cor 9,1-15 - Frutos espirituais da coleta;
Quarta-feira: 2Cor 10,1–11,6 - Apologia do Apóstolo;
Quinta-feira: 2Cor 11,7-29 - Contra os falsos apóstolos;
Sexta-feira: 2Cor 11,30–12,13 - O Apóstolo gloria-se da sua fraqueza;
Sábado: 2Cor 12,14–13,13 - O Apóstolo anuncia a próxima visita para corrigir os coríntios [7].

No ciclo bienal do Ofício das Leituras, que não foi traduzido para o Brasil, o escrito também é lido por duas semanas, na VII e na VIII semanas do Tempo Comum no ano par, entre a Segunda Carta aos Tessalonicenses e a Carta aos Gálatas.

Além das leituras longas do Ofício, temos ainda cinco textos do nosso escrito como leituras breves nas outras Horas (Laudes, Hora Média e Vésperas), distribuídos ao longo de três das quatro semanas do Saltério.

Cumpre recordar que os salmos organizados nestas quatro semanas são entoados ao longo de todo o ano, mas as leituras são proferidas apenas no Tempo Comum, dado que Advento, Natal, Quaresma e Páscoa possuem leituras próprias:

- II Vésperas do Domingo da I semana: 2Cor 1,3-4 [8], o início da ação de graças da Carta: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação!”.

- Hora Média (12h) da sexta-feira da I semana: 2Cor 13,4 [9]. Como a sexta-feira é o dia da Paixão do Senhor, nesta leitura recorda-se o Mistério Pascal: “É verdade que Cristo foi crucificado, em razão da sua fraqueza, mas está vivo, pelo poder de Deus”. Entenda-se a “fraqueza” aqui como a natureza humana que Cristo assumiu.

- Hora Média (15h) do Domingo da II semana: 2Cor 1,21-22 [10]. Se na sexta-feira recorda-se a Paixão, no domingo recorda-se sempre a Ressurreição e o Pentecostes. Esta , com efeito, é a mesma leitura breve da Hora Média do Domingo de Pentecostes: Deus nos ungiu, marcando-nos com o seu selo pelo Espírito “derramado em nossos corações”.

- Hora Média (9h) da segunda-feira da III semana: 2Cor 13,11 [11], as recomendações finais do Apóstolo: “Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz”.

- Laudes da sexta-feira da III semana: 2Cor 12,9b-10 [12], a alegria de Paulo nas fraquezas, nas quais encontra a força de Cristo: “Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte”.

Mosaico em honra de São Paulo em Corinto (Grécia)

Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] OFÍCIO DIVINO. Liturgia das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. IV, p. 1203. No Brasil esta Solenidade é transferida para o domingo.
[3] ibid., v. III, p. 1398. No Brasil, transferida para o domingo.
[4] ibid., v. IV, p. 1429. Igualmente transferida para o domingo no Brasil.
[5] ibid., v. I, p. 1136; v. II, p. 1656; v. III, p. 1494; v. IV, p. 1506.
[6] ibid., v. I, p. 1180; v. II, p. 1707; v. III, p. 1556; v. IV, p. 1568.
[7] ibid., v. I, pp. 1200.1224; v. II, pp. 1732.1763; v. III, pp. 1577.1602; v. IV, pp. 1589.1614. No Tempo Pascal lê-se 1Jo 5,3-5.
[8] ibid., v. III, p. 1200; v. IV, p. 1181.
[9] cf. ALDAZÁBAL, op. cit., p. 76.
[10] cf. ibid., pp. 104-105.
[11] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1994, pp. x-x.
[12] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1995, pp. x-x.
[13] ibid., pp. x-x.
[14] OFÍCIO DIVINO, v. III, pp. 463.468.471.475.478.481.485.
[15] ibid., v. III, 489.494.497.501.505.508.512.
[16] ibid., v. III, p. 637; v. IV, p. 591
[17] ibid., v. III, p. 730; v. IV, p. 684.
[18] ibid., v. III, p. 767; v. IV, p. 721.
[19] ibid., v. III, p. 926; v. IV, p. 880.
[20] ibid., v. III, p. 1002; v. IV, p. 956. 

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