sexta-feira, 11 de março de 2022

Dom Henrique Soares da Costa: Paixão segundo Lucas 3-4

“Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27)

Dom Henrique Soares da Costa
Quaresma 2019
A Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas

Para acessar o índice, com os links para todas as meditações, clique aqui.

Paixão segundo Lucas III: Lc 22,21-23

“Todavia, a mão de quem Me vai entregar está Comigo, nesta mesa. Sim, o Filho do Homem vai morrer, como está determinado. Mas, mas ai daquele homem por meio de quem Ele é entregue”. Então, os apóstolos começaram a perguntar uns aos outros qual deles haveria de fazer tal coisa (Lc 22,21-23).

Que revelação tão surpreendente: um dos discípulos, um de nós, que comemos à Mesa do Senhor, que a cada Domingo partilhamos a Sua santa Eucaristia...

Caro irmão, quem dentre nós pode dizer que nunca negou o Senhor, que nunca O traiu, que nunca Lhe faltou? Um de nós...

Que o mundo odeie e fustigue o Senhor, nós já o sabemos - basta ver o tanto de maldade contra a Igreja, sua doutrina, sua reta Tradição apostólica, contra a verdade católica que ela traz e trará sempre no seu DNA! Mas, somos nós, Seus discípulos, às vezes mesmo pastores da Sua Igreja, que tanta vez O traímos com nosso pecado, com nossa infidelidade, com nossa incoerência, com nossa pouca generosidade em corresponder ao Seu amor!

Lava pés - Duccio di Buoninsegna

O Filho do Homem (frágil como todo filho de Adão, mas também misterioso e grande como aquele Filho do Homem anunciado por Daniel como Juiz dos últimos tempos), o Filho do Homem vai morrer, pois está misteriosamente determinado pelo Pai. Mas, isto em nada tira a responsabilidade humana: a de Judas, a minha, a sua... Ai daquele por quem o Filho do Homem for entregue! Ai de mim, pelos meus pecados! Ai de mim por minhas infidelidades e omissões! Ai de mim, que a providência do Senhor Deus que tudo dirige em nada fere ou diminui a minha liberdade e minha responsabilidade!

Senhor Jesus, Salvador nosso! Nem preciso Te perguntar! Eu sei que sou eu, sei que Te entrego tantas vezes com meu pecado!

Ajuda-me, ó Redentor, para que eu não Te entregue como Judas, não Te renegue como Pedro, não fuja como os Doze, mas, como o Bom Ladrão, diga: Jesus, lembra-Te de mim quando vieres no Teu Reino!

Paixão segundo Lucas IV: Lc 22,24-30

Houve também uma discussão entre eles sobre qual deles deveria ser considerado o maior. Jesus, porém, lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas, e os que têm poder se fazem chamar benfeitores. Entre vós, não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo, e o que manda, como quem está servindo. Afinal, quem é o maior: quem está sentado à mesa, ou quem está servindo? Não é quem está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve. Vós permanecestes Comigo em Minhas provações. Por isso, assim como o Pai Me confiou o Reino, Eu também vos confio o Reino. Vós havereis de comer e beber à Minha Mesa no Meu Reino, e sentar-vos em tronos para julgar as doze tribos de Israel! (Lc 22,24-30).

Irmão meu, o nosso pecado - o seu, o meu! Jesus acaba de se dar totalmente no pão, Seu Corpo, e no vinho, Seu Sangue; acaba de assinar Sua entrega que será consumada na dor tremenda da Cruz... Jesus acaba de dizer que é por nós, para nossa salvação... E nós discutimos sobre quem de nós é o maior, o mais importante, o primeiro!

Até quando estaremos tão distantes do Coração do nosso Salvador? Até quando à Sua lógica de servir, de doar-Se a nós, nós contraporemos a lógica nossa, mundana, do prevalecer, do impor-nos, do nos fazer valer? Esta é a lógica do mundo, dos grandes do mundo, dos “reis das nações”: dominar, passar por bons e benfeitores... Infelizmente, ela está também tão presente na Igreja... Mais do que imaginamos e admitimos... Que pena! Que tristeza! Que vergonha!

- Perdão, meu Jesus! Perdão porque entre nós não deveria ser assim e, infelizmente, tantas vezes, entre nós, Teus discípulos, Teus cristãos, Teus ministros sagrados, é assim! Perdão, Senhor, porque nosso coração disfarçadamente pulsa muitas vezes na lógica do mundo e não na Tua! Perdão, Senhor, porque num momento tão solene quanto este da Ceia derradeira e de cada Eucaristia ainda teimamos em arengar, disputar, querer impor-nos! Quão grande é nossa dureza, quão medonha é nossa cegueira, quão duro é nosso coração!

Mestre, Senhor, crava em Ti o nosso olhar, fixa em Ti o nosso coração: Tu és o Mestre, Tu, o Senhor! - e, no entanto, estás entre nós (estarás sempre) como aquele que serve dando a vida sem medidas e sem reservas! Perdoa-nos, Senhor, converte-nos Senhor, cura nosso coração de pedra, ó Salvador nosso!

Depois, meu caro internauta, aquela palavra estupenda de Jesus aos Doze, e que vale também para nós: “Vós permanecestes Comigo em Minhas provações. Por isso, assim como o Pai Me confiou o Reino, Eu também vos confio o Reino”. Vale para cada cristão, mas vale de modo todo especial para a ordem sacerdotal: os Bispos e presbíteros. Vós permanecestes Comigo em Minhas provações: nas provações da vida, nas solidões e dores, nos cansaços e incompreensões, no desânimo e na vontade de ir-se embora, vós permaneceste Comigo: vosso sofrimento tornou-se Meu sofrimento e Meu sofrimento tornou-se presente e completo no vosso sofrimento! Vós permanecestes Comigo, não fugistes! E como o Meu Pai entregou-Me o Reino pela Minha obediência até a Morte, Eu também vos faço participantes desse Meu Reino (porque tudo quanto o Pai tem é Meu)! Estai certos: comereis à Minha Mesa na Eucaristia eterna do Céu, na qual Eu mesmo serei o alimento que sacia o coração, alegra a vida e enche de sentido a existência. Não mais comerei nem beberei convosco neste mundo... Ânimo, coragem! Eu vos preparo no Céu outra Mesa e lá vos saciareis eternamente, porque permanecestes Comigo em todas as Minhas tribulações!

Nós Vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, e Vos bendizemos, porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo!

Dom Henrique venera a Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário