terça-feira, 4 de agosto de 2020

Leitura litúrgica da Segunda Carta aos Tessalonicenses

“Deus vos chamou para que, por meio do nosso Evangelho, alcanceis a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2Ts 2,14)

Após nossa postagem sobre a Primeira Carta aos Tessalonicenses (1Ts), prosseguimos nosso estudo sobre a correspondência entre Paulo e a comunidade de Tessalônica com a análise da leitura litúrgica da Segunda Carta aos Tessalonicenses (2Ts).

1. Breve introdução à Segunda Carta aos Tessalonicenses

Existe uma grande divergência entre os estudiosos sobre a autoria deste escrito. Para alguns, o próprio Paulo redigiu a carta pouco após a anterior (entre os anos 50 e 51), para esclarecer erros de interpretação desta. Para outros, porém, a carta é obra de um discípulo de Paulo, escrita no final do século I, quando era mais forte a tensão pela demora da parusia, central neste escrito.

Apesar das semelhanças de estilo e vocabulário com a anterior, são notáveis, com efeito, as mudanças em relação ao tema da parusia. Se na 1Ts o Dia do Senhor parecia iminente, aqui ele é precedido de uma série de sinais: a apostasia final, a aparição do ímpio, a atividade de Satanás (2Ts 2,3-12), temas próprios da literatura apocalíptica. Além disto, a escatologia da 1Ts é bastante positiva, cheia de esperança, enquanto que na 2Ts aparece fortemente o tema do castigo dos ímpios.

Juízo final, Hans Memling (séc. XV)

Outros elementos da Carta atestam a favor ou contra a autoria paulina: se 2Ts 2,15 cita uma possível correspondência anterior - “Conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por escrito” -, indicando continuidade, no versículo 3,17 o autor menciona “minhas cartas”, no plural, parecendo indicar que já havia uma tradição estabelecida de várias Cartas Paulinas.

Há também referências às perseguições e à recompensa divina aos atribulados (2Ts 1,4-6), temas característicos do final do século I, no contexto da "perseguição" de Domiciano, como retrata o Livro do Apocalipse.

Não obstante a questão da autoria, a breve Carta possui uma estrutura bem definida:
a) 2Ts 1,1-12: Saudação e ação de graças;
b) 2Ts 2,1-17: Instrução sobre a parusia;
c) 2Ts 3,1-16: Parênese, com exortações sobre o trabalho;
d) 2Ts 3,17-18: Conclusão.

Para saber mais, confira a bibliografia indicada no final da postagem [1].

2. Leitura litúrgica da 2Ts: Composição harmônica

Como temos feito em todas as postagens desta série, analisaremos a leitura litúrgica da 2Ts a partir dos dois critérios propostos no n. 66 do Elenco das Leituras da Missa: composição harmônica e leitura semicontínua [2]. Começamos com a composição harmônica, que consiste na escolha do texto por sua sintonia com o tempo ou a festa litúrgica.

a) Celebração Eucarística

Devido à sua brevidade, a presença da 2Ts nas celebrações é muito menor do que a 1Ts. Assim, a única ocorrência da nossa Carta em composição harmônica na Celebração Eucarística é como leitura ad libitum na Missa pela santificação do trabalho. A perícope proposta é 2Ts 3,6-12.16, a exortação do autor sobre o valor do trabalho.

b) Sacramentais

A mesma exortação sobre o trabalho que vimos acima aparece em duas celebrações de bênçãos. Na Bênção de escritório, fábrica ou casa comercial propõe-se, dentre as leituras sugeridas, uma perícope mais longa: 2Ts 3,6-13 [3], enquanto que na forma breve da Bênção de instrumentos de trabalho é proposta uma perícope mais breve: 2Ts 3,7-8 [4].

Os trabalhadores na vinha

c) Liturgia das Horas

No Ofício Divino, assim como na Celebração Eucarística, temos apenas um texto da 2Ts em composição harmônica: 2Ts 1,6.7.10, presente na Hora Média (15h) dos domingos do Advento e do dia 18 de dezembro [5]. Os versículos atestam a “manifestação do Senhor Jesus, que virá do céu com os anjos do seu poder”, tema próprio da teologia do Advento.

3. Leitura litúrgica da 2Ts: Leitura semicontínua

Passamos agora à análise a partir do segundo critério de escolha dos textos bíblicos para as celebrações, a leitura semicontínua, que elenca os principais textos de cada livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Sagrada Escritura.

a) Celebração Eucarística

Em sintonia com a índole escatológica dos últimos domingos do Tempo Comum, assim como o ano A trouxe a 1Ts, os Domingos XXXI a XXXIII do Tempo Comum do ano C trazem uma leitura quase integral da 2Ts:
XXXI Domingo: 2Ts 1,11–2,2;
XXXII Domingo: 2Ts 2,16–3,5;
XXXIII Domingo: 2Ts 3,7-12.

A leitura semicontínua da nossa Carta está presente também nos dias feriais, especificamente na XXI semana do Tempo Comum do ano par, precedida pela leitura da profecia de Ezequiel e sucedida pela Primeira Carta aos Coríntios. O nosso livro, dividido em três perícopes, aparece aqui também de maneira quase integral:
Segunda-feira: 2Ts 1,1-5.11b-12;
Terça-feira: 2Ts 2,1-3a.14-17;
Quarta-feira: 2Ts 3,6-10.16-18.

b) Liturgia das Horas

Retomando o Ofício Divino, é feita a leitura integral da Carta, um capítulo por dia, no Ofício das Leituras da IV semana do Tempo Comum, logo após a leitura da 1Ts e antes da Carta aos Gálatas:
Quinta-feira: 2Ts 1,1-12  - “Saudação e ação de graças;
Sexta-feira: 2Ts 2,1-17 - “O dia do Senhor”;
Sábado: 2Ts 3,1-18 - “Exortações e conselhos” [6].

No ciclo bienal do Ofício, que não foi traduzido para o Brasil, encontramos as mesmas leituras do nosso livro na VI semana do Tempo Comum no ano par.

Por fim, temos ainda duas perícopes de 2Ts como leituras breves distribuídas ao longo das quatro semanas do Saltério:

Laudes da segunda-feira da I semana2Ts 3,10b-13 [7], contendo o núcleo da exortação do autor sobre o trabalho;

II Vésperas do domingo da II semana2Ts 2,13-14 [8], um convite à ação de graças a Deus por termos recebido o Evangelho.

Papa Francisco entrega o Evangelho a catecúmenos do mundo todo
(Encerramento do Ano da Fé - 2013)

Referências:
[1] BOSCH, Jordi Sánchez. A Segunda Carta aos Tessalonicenses. in: Escritos paulinos. 2ª ed. São Paulo: Ave Maria, 2008, pp. 155-169. Coleção: Introdução ao Estudo da Bíblia, v. 7.
BROWN, Raymond. Segunda carta aos Tessalonicenses. in: Introdução ao Novo Testamento. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2012, pp. 775-786.
DETTWILER, Andreas. A segunda epístola aos Tessalonicenses. in: MARGUERAT, Daniel [org.]. Novo Testamento: História, escritura e teologia. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2015, pp. 377-390.
[2] ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[3] RITUAL DE BÊNÇÃOS. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, p. 222.
[4] ibid., p. 261.
[5] OFÍCIO DIVINO. Liturgia das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. I, pp. 118.171.228.274.298.
[6] ibid., v. III, pp. 134.137.141.
[7] ibid., v. III, p. 648; v. IV, p. 602.
[8] ibid., v. III, p. 772; v. IV, p. 726.

[Observação: Devido ao distanciamento social ocasionado pela atual pandemia de coronavírus (Covid-19), não temos acesso aos Lecionários I-III para indicar as páginas das leituras. Assim que a situação se normalizar, atualizaremos a postagem com as devidas referências]

Nenhum comentário:

Postar um comentário