“Sai e permanece sobre
o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar” (1Rs 19,11)
Em nossa postagem anterior da série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura, começamos o estudo dos Livros dos Reis (1Rs e 2Rs), que na Bíblia
hebraica formam um só livro, razão pela qual os estudamos em conjunto.
Após analisar sua leitura em composição harmônica na
Celebração Eucarística, cabe-nos contemplar sua presença nos sacramentos, nos
sacramentais e na Liturgia das Horas, além de sua leitura semicontínua.
2. Leitura litúrgica
dos Livros dos Reis: Composição
harmônica
b) Sacramentos e
sacramentais
O primeiro sacramento onde encontramos nossos livros é o Batismo de adultos. Aqui se propõe como
leitura ad libitum 2Rs 5,9-15a [1], o
episódio da cura de Naamã através do mergulho nas águas do rio Jordão, lida
aqui como uma prefiguração do Batismo.
A seguir, no sacramento da Unção dos Enfermos, temos a opção de ler 1Rs 19,1-8 [2]. Como vimos
na postagem anterior, trata-se do episódio do pão que fortalece o profeta Elias
em sua caminhada até o Horeb para o encontro com Deus, lido como prefiguração
da Eucaristia.
Assim, uma versão ligeiramente mais breve do texto aparece,
sempre ad libitum:
- no Viático, isto é, na Comunhão dos
enfermos em risco de morte iminente (vv. 4-8) [3];
- na Instituição de acólitos (vv. 4-8) [4];
- e na Bênção do pão por devoção (vv. 3b-8) [5].
Elias e o anjo (Anônimo do séc. XVII) |
Do mesmo capítulo 19 de 1Rs
tomam-se duas das leituras propostas tanto para a Consagração das virgens quanto para a Profissão religiosa: 1Rs 19,4-9.11-15a e 1Rs 19,16b.19-21 [6].
Trata-se, como vimos na postagem anterior, do encontro de Elias com Deus no
Horeb e da vocação de Eliseu.
Seguindo com os sacramentais, no Rito da colocação da pedra fundamental ou início da construção de uma
igreja pode ser lido o texto de 1Rs 5,16-32 [7], o início da construção do
Templo de Jerusalém por Salomão.
Por fim, na Bênção da
água por devoção propõe-se o texto de 2Rs 2,19-22 [8], no qual o profeta
Eliseu lança sal na água para purificá-la. Este gesto é recordado no rito da
bênção e aspersão da água que pode ser realizado na Missa dos domingos,
substituindo o Ato Penitencial, à qual pode acrescentar-se sal, como no texto
acima [9].
c) Liturgia das Horas:
Na Liturgia das Horas temos duas leituras dos Livros dos Reis em composição harmônica:
uma longa (no Ofício das Leituras) e uma breve (nas outras Horas).
A leitura longa encontra-se no Ofício das Leituras do Comum da dedicação de igreja na Quaresma:
1Rs 8,1-4.10-13.22-30 [10], isto é, a dedicação do Templo, com a entronização
da arca, a manifestação de Deus na nuvem e a oração de Salomão.
A leitura breve, por sua vez, é proferida nas Laudes das quintas-feiras
da Quaresma até a IV semana (uma vez que a V semana tem textos próprios).
Trata-se de 1Rs 8,51-53a [11], parte da oração de Salomão, pedindo a Deus que
ouça a súplica do seu povo.
3. Leitura litúrgica
dos Livros dos Reis: Leitura
semicontínua
Concluído nosso percurso pela leitura dos Livros dos Reis em composição harmônica,
cabe-nos contemplar sua leitura semicontínua. Esta consiste na leitura dos
principais textos de um livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato
mais amplo com a Palavra de Deus [12].
a) Celebração
Eucarística
Na Celebração Eucarística,
a leitura semicontínua dos Livros dos Reis
concentra-se em dois blocos nos dias de semana do Tempo Comum. Com efeito,
nestes dias leem-se alternadamente livros tanto do Antigo quanto do Novo
Testamento, várias semanas cada um segundo sua extensão, oferecendo uma
visão de conjunto dos principais acontecimentos da história da salvação [13].
Cumpre notar que os dois blocos de textos são intercalados
por interlúdios tomados da literatura sapiencial (especialmente do Eclesiástico) e dos Livros das Crônicas, que complementam a leitura.
O primeiro bloco de leituras dos nossos livros encontra-se entre a IV e a V semanas do Tempo Comum do ano par, logo após a
leitura dos Livros de Samuel,
prosseguindo portanto a história deuteronomista, desde a morte de Davi até a
divisão dos reinos:
IV semana do Tempo Comum
(ano par):
Quinta-feira: 1Rs
2,1-4.10-12;
Sexta-feira: Eclo
47,2-13 (elogio de Davi);
Sábado: 1Rs 3,4-13.
V semana do Tempo Comum
(ano par):
Segunda-feira: 1Rs
8,1-7.9-13;
Terça-feira: 1Rs
8,22-23.27-30;
Quarta-feira: 1Rs
10,1-10;
Quinta-feira: 1Rs
11,4-13;
Sexta-feira: 1Rs
11,29-32; 12,19;
Sábado: 1Rs
12,26-32; 13,33-34 [14].
Unção de Salomão (Cornelis de Vos - séc. XVII) |
O episódio da unção de Salomão (1Rs 1,38-40) foi utilizado pelo compositor Georg Friedrich Händel para um dos hinos da coroação dos reis britânicos: Zadok the Priest.
O segundo bloco encontra-se entre a X e a XII semanas do Tempo Comum do ano par, prosseguindo a
leitura com os ciclos dos profetas Elias e Eliseu e as histórias de alguns reis
de Israel e de Judá até a destruição de Jerusalém (587 a. C.):
X semana do Tempo Comum
(ano par):
Segunda-feira: 1Rs
17,1-6;
Terça-feira: 1Rs
17,7-16;
Quarta-feira: 1Rs
18,20-39;
Quinta-feira: 1Rs
18,41-46;
Sexta-feira: 1Rs
19,9a.11-16;
Sábado: 1Rs
19,19-21.
XI semana do Tempo Comum
(ano par):
Segunda-feira: 1Rs
21,1-16;
Terça-feira: 1Rs
21,17-29;
Quarta-feira: 2Rs
2,1.6-14;
Quinta-feira: Eclo
48,1-15 (elogio de Elias);
Sexta-feira: 2Rs
11,1-4.9-18.20;
Sábado: 2Cr 24,17-25
(história do rei Joás).
XII semana do Tempo Comum
(ano par):
Segunda-feira: 2Rs
17,5-8.13-15a.18;
Terça-feira: 2Rs
19,9b-11.14-21.31-35a.36;
Quarta-feira: 2Rs
22,8-13; 23,1-3;
Quinta-feira: 2Rs
24,8-17;
Sexta-feira: 2Rs
25,1-12;
Sábado: Lm 2,2.10-14.18-19
(lamento pela destruição de Jerusalém) [15].
b) Liturgia das Horas
Na Liturgia das Horas, por sua vez, a leitura semicontínua
dos Livros dos Reis está concentrada
em um único bloco: entre a XIV e a XV
semanas do Tempo Comum. Porém,
também aqui encontramos interlúdios da literatura sapiencial e das Crônicas.
A leitura sucede os Livros de Samuel, que concluem na quarta-feira da XIV semana. Segue-se um
interlúdio das Crônicas na
quinta-feira: 1Cr 22,5-19, texto no qual Davi exorta seu filho Salomão a
construir o Templo. A leitura de Reis
inicia no dia seguinte, oferecendo-nos sobretudo textos do ciclo de Elias:
Ofício das Leituras
da XIV semana do Tempo Comum:
Sexta-feira: 1Rs
1,11-35; 2,10-12 - “Davi escolhe Salomão
para seu sucessor”;
Sábado: Eclo 47,14-31
(elogio de Salomão).
Ofício das Leituras
da XV semana do Tempo Comum:
Domingo: 1Rs
16,29–17,16 - “O profeta Elias inicia a
sua missão”;
Segunda-feira: 1Rs
18,16b-40 - “Elias vence os sacerdotes de
Baal”;
Terça-feira: 1Rs
19,1-9a.11-21 - “O Senhor se revela a
Elias”;
Quarta-feira: 1Rs
21,1-21.27-29 - “Elias, o defensor do
direito dos pobres”;
Quinta-feira: 1Rs
22,1-9.15-23.29.34-38 - “Sentença de Deus
sobre o ímpio rei Acab”;
Sexta-feira: 2Cr
20,1-9.13-24 (história do rei Josafá);
Sábado: 2Rs 2,1-15
- “Assunção de Elias” [16].
Assunção de Elias (Anônimo da escola espanhola do séc. XVI) |
No ciclo bienal do Ofício das Leituras, que não foi
traduzido para o Brasil, a leitura semicontínua dos Livros dos Reis é bem mais
complexa. Temos primeiramente um bloco de leituras da XVI até a XIX semanas do Tempo Comum no ano ímpar, após os Livros de Samuel, centrado nas figuras
de Salomão, Elias e Eliseu. Indicamos abaixo em negrito os dias com leituras
“inéditas” de Reis [17]:
XVI semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Quinta: como na sexta-feira da XIV semana no ciclo
anual.
Sexta: 1Rs 3,5-28 - “Inauguração
do reinado de Salomão”;
Sábado: 1Rs 8,1-21 - “Solene
dedicação do Templo”.
XVII semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Domingo: 1Rs 8,22-34.54-61 - “Oração de Salomão na dedicação do Templo”;
Segunda: 1Rs 10,1-13 - “Glória
de Salomão diante da rainha de Sabá”;
Terça: 1Rs 11,1-4.26-43 - “Pecados
de Salomão. Rebelião e fuga de Jeroboão”;
Quarta: 1Rs 12,1-19 - “Divisão
do reino no tempo de Roboão, filho de Salomão”;
Quinta: 1Rs 12,20-33 - “Cisma
político e religioso”;
Sexta e sábado: como no domingo e na segunda-feira da XV semana no ciclo anual.
XVIII semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Domingo a quinta: como na terça-feira ao sábado da XV semana
no ciclo anual.
Sexta: 2Rs 3,5-27 - “Eliseu,
profeta dos reis de Judá e Israel, na guerra contra os moabitas”;
Sábado: 2Rs 4,8-37 - “O
filho da sunamita”.
XIX semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 4,38-44; 6,1-7 - “Milagres de Eliseu em favor da comunidade de profetas”;
Segunda: 2Rs 5,1-19 - “Eliseu
revela o poder de Deus na cura de Naamã, o Sírio”;
Terça: 2Rs 6,8-23 - “Eliseu
captura de forma milagrosa seus inimigos e os liberta misericordiosamente”;
Quarta: 2Rs 6,24-25.32–7,16 - “Samaria é libertada milagrosamente do assédio”;
Quinta: 2Rs 9,1-16.22-27 - “Um
discípulo de Eliseu unge Jeú como rei de Israel”;
Sexta: 2Rs 11,1-21 - “Atalia
e o rei Joás”;
Sábado: 2Rs 13,10-25 - “Reinado
de Joás em Israel. Morte do profeta Eliseu”.
Eliseu e Naamã, o Sírio (Pieter Fransz de Grebber - séc. XVII) |
Além desse bloco de leituras, temos ainda 10 perícopes de 2Rs lidas entre os relatos dos diversos
profetas, dando-lhes o contexto histórico. As perícopes selecionadas aqui são:
XXII semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 14,1-27 - “Reinado
de Amasias em Judá e de Jeroboão II em Israel” (inicia a leitura do profeta
Amós).
XXIV semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Sábado: 2Rs 15,1-5.32-35; 16,1-8 - “Reinados de Ozias, Joatão e Acaz em Judá” (interlúdio entre a
leitura de Oseias e do Proto-Isaías - cap. 1-39).
XXVI semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Terça: 2Rs 17,1-18 - “Fim
do reino de Israel”;
Quarta: 2Rs 17,24-41 - “Origem
dos samaritanos”;
Quinta e sexta:
leituras de 2Cr e Is;
Sábado: 2Rs 20,1-19 - “Cura
de Ezequias e profecia do exílio da Babilônia” (as três leituras dessa
semana situam-se entre Miqueias e o Proto-Isaías).
XXVII semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Terça: 2Rs 18,17-36 - “Ameaças
dos embaixadores do rei da Assíria contra Jerusalém”;
Quarta: 2Rs 18,37–19,19.35-37 - “Oração de Ezequias. Palavras de consolo de Isaías. Salvação de
Jerusalém”;
Quinta: leitura de Is;
Sexta: 2Rs 21,1-18.23–22,1 - “Vaticínios contra o rei dos assírios” (novamente aqui a leitura de 2Rs intercala o Proto-Isaías. Segue-se a leitura de Sofonias).
XXIX semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 22,8-10–23,4.21-23 - “No tempo de Josias é encontrado o livro da Lei. Renovação da Aliança e
celebração da Páscoa” (interlúdio entre a leitura de Jeremias e de Naum).
XXXI semana do Tempo
Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 24,20b–25,13.18-21 - “Queda e saque de Jerusalém pelos caldeus. Desterro de Judá”
(interlúdio no contexto da leitura de Jeremias).
Além das leituras longas no Ofício, temos por fim duas
leituras breves de 1Rs na Hora Média
de duas das quatro semanas em que está dividido o Saltério:
- na Hora Média (9h)
do sábado da I semana lê-se 1Rs 8,60-61 [18], trecho da oração de Salomão
no qual este proclama a unicidade de Deus;
- na Hora Média (12)
do sábado da II semana lemos 1Rs 2,2b-3 [19], as últimas palavras de Davi a
Salomão, exortando-o a ser fiel aos mandamentos do Senhor.
Ícone da Virgem Maria entre os reis Davi e Salomão |
Concluímos assim nosso percurso pelas leituras dos Livros dos Reis nas celebrações
litúrgicas do Rito Romano, e com ele nosso estudo da literatura deuteronomista,
que iniciamos com as análises dos Livros
do Deuteronômio, de Josué, dos Juízes e de Samuel.
Nas próximas postagens desta série abordaremos outros
escritos da Palavra de Deus, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento.
Acompanhe-nos!
Notas:
[1] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS. Tradução portuguesa para o Brasil da edição
típica. São Paulo: Paulus, 2001, p. 241.
[2] RITUAL DA UNÇÃO
DOS ENFERMOS E SUA ASSISTÊNCIA PASTORAL. Tradução
portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 92.
[3] ibid., p. 157.
[4] LECIONÁRIO
IV: Lecionário do Pontifical Romano.
Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus,
2000, p. 81.
[5] RITUAL
DE BÊNÇÃOS. Tradução portuguesa da edição
típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, p. 422.
[6] LECIONÁRIO
IV, pp. 128.130.
[7] ibid., p. 167.
[8] RITUAL DE BÊNÇÃOS, p. 422.
[9] cf. MISSAL
ROMANO. Tradução portuguesa da 2ª edição
típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1991, p. 1003.
[10] OFÍCIO DIVINO. Liturgia
das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição
típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. II, p. 1645.
[11] ibid., pp.
52.109.165.223.281.
[12] cf. Elenco das Leituras da Missa, n. 66. ALDAZÁBAL,
José. A Mesa da Palavra I: Elenco das
Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[13] cf. ibid.,
pp. 105-106.
[14] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição
típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1995, pp. x.
[15] ibid., pp. x.
[16] OFÍCIO DIVINO, v. III, pp. 424.432.437.441.445.450.459.
[17] Os títulos das leituras foram traduzidos livremente do
texto espanhol divulgado pelo site Dei Verbum.
[18] OFÍCIO DIVINO, v. III, p. 747; v. IV, p. 701.
[19] ibid., v.
III, p. 888; v. IV, p. 842.
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