terça-feira, 11 de maio de 2021

Leitura litúrgica dos Livros dos Reis (2)

“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar” (1Rs 19,11)

Em nossa postagem anterior da série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura, começamos o estudo dos Livros dos Reis (1Rs e 2Rs), que na Bíblia hebraica formam um só livro, razão pela qual os estudamos em conjunto.

Após analisar sua leitura em composição harmônica na Celebração Eucarística, cabe-nos contemplar sua presença nos sacramentos, nos sacramentais e na Liturgia das Horas, além de sua leitura semicontínua.

2. Leitura litúrgica dos Livros dos Reis: Composição harmônica

b) Sacramentos e sacramentais

O primeiro sacramento onde encontramos nossos livros é o Batismo de adultos. Aqui se propõe como leitura ad libitum 2Rs 5,9-15a [1], o episódio da cura de Naamã através do mergulho nas águas do rio Jordão, lida aqui como uma prefiguração do Batismo.

A seguir, no sacramento da Unção dos Enfermos, temos a opção de ler 1Rs 19,1-8 [2]. Como vimos na postagem anterior, trata-se do episódio do pão que fortalece o profeta Elias em sua caminhada até o Horeb para o encontro com Deus, lido como prefiguração da Eucaristia.

Assim, uma versão ligeiramente mais breve do texto aparece, sempre ad libitum:
- no Viático, isto é, na Comunhão dos enfermos em risco de morte iminente (vv. 4-8) [3];
- na Instituição de acólitos (vv. 4-8) [4];
- e na Bênção do pão por devoção (vv. 3b-8) [5].

Elias e o anjo
(Anônimo do séc. XVII)

Do mesmo capítulo 19 de 1Rs tomam-se duas das leituras propostas tanto para a Consagração das virgens quanto para a Profissão religiosa: 1Rs 19,4-9.11-15a e 1Rs 19,16b.19-21 [6]. Trata-se, como vimos na postagem anterior, do encontro de Elias com Deus no Horeb e da vocação de Eliseu.

Seguindo com os sacramentais, no Rito da colocação da pedra fundamental ou início da construção de uma igreja pode ser lido o texto de 1Rs 5,16-32 [7], o início da construção do Templo de Jerusalém por Salomão.

Por fim, na Bênção da água por devoção propõe-se o texto de 2Rs 2,19-22 [8], no qual o profeta Eliseu lança sal na água para purificá-la. Este gesto é recordado no rito da bênção e aspersão da água que pode ser realizado na Missa dos domingos, substituindo o Ato Penitencial, à qual pode acrescentar-se sal, como no texto acima [9].

c) Liturgia das Horas:

Na Liturgia das Horas temos duas leituras dos Livros dos Reis em composição harmônica: uma longa (no Ofício das Leituras) e uma breve (nas outras Horas).

A leitura longa encontra-se no Ofício das Leituras do Comum da dedicação de igreja na Quaresma: 1Rs 8,1-4.10-13.22-30 [10], isto é, a dedicação do Templo, com a entronização da arca, a manifestação de Deus na nuvem e a oração de Salomão.

A leitura breve, por sua vez, é proferida nas Laudes das quintas-feiras da Quaresma até a IV semana (uma vez que a V semana tem textos próprios). Trata-se de 1Rs 8,51-53a [11], parte da oração de Salomão, pedindo a Deus que ouça a súplica do seu povo.

3. Leitura litúrgica dos Livros dos Reis: Leitura semicontínua

Concluído nosso percurso pela leitura dos Livros dos Reis em composição harmônica, cabe-nos contemplar sua leitura semicontínua. Esta consiste na leitura dos principais textos de um livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Palavra de Deus [12].

a) Celebração Eucarística

Na Celebração Eucarística, a leitura semicontínua dos Livros dos Reis concentra-se em dois blocos nos dias de semana do Tempo Comum. Com efeito, nestes dias leem-se alternadamente livros tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, várias semanas cada um segundo sua extensão, oferecendo uma visão de conjunto dos principais acontecimentos da história da salvação [13].

Cumpre notar que os dois blocos de textos são intercalados por interlúdios tomados da literatura sapiencial (especialmente do Eclesiástico) e dos Livros das Crônicas, que complementam a leitura.

O primeiro bloco de leituras dos nossos livros encontra-se entre a IV e a V semanas do Tempo Comum do ano par, logo após a leitura dos Livros de Samuel, prosseguindo portanto a história deuteronomista, desde a morte de Davi até a divisão dos reinos:

IV semana do Tempo Comum (ano par):
Quinta-feira: 1Rs 2,1-4.10-12;
Sexta-feira: Eclo 47,2-13 (elogio de Davi);
Sábado: 1Rs 3,4-13.

V semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: 1Rs 8,1-7.9-13;
Terça-feira: 1Rs 8,22-23.27-30;
Quarta-feira: 1Rs 10,1-10;
Quinta-feira: 1Rs 11,4-13;
Sexta-feira: 1Rs 11,29-32; 12,19;
Sábado: 1Rs 12,26-32; 13,33-34 [14].

Unção de Salomão
(Cornelis de Vos - séc. XVII)

O episódio da unção de Salomão (1Rs 1,38-40) foi utilizado pelo compositor Georg Friedrich Händel para um dos hinos da coroação dos reis britânicos: Zadok the Priest.


O segundo bloco encontra-se entre a X e a XII semanas do Tempo Comum do ano par, prosseguindo a leitura com os ciclos dos profetas Elias e Eliseu e as histórias de alguns reis de Israel e de Judá até a destruição de Jerusalém (587 a. C.):

X semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: 1Rs 17,1-6;
Terça-feira: 1Rs 17,7-16;
Quarta-feira: 1Rs 18,20-39;
Quinta-feira: 1Rs 18,41-46;
Sexta-feira: 1Rs 19,9a.11-16;
Sábado: 1Rs 19,19-21.

XI semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: 1Rs 21,1-16;
Terça-feira: 1Rs 21,17-29;
Quarta-feira: 2Rs 2,1.6-14;
Quinta-feira: Eclo 48,1-15 (elogio de Elias);
Sexta-feira: 2Rs 11,1-4.9-18.20;
Sábado: 2Cr 24,17-25 (história do rei Joás).

O profeta Elias e a viúva de Sarepta
(Bernardo Strozzi - séc. XVI-XVII)

XII semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: 2Rs 17,5-8.13-15a.18;
Terça-feira: 2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36;
Quarta-feira: 2Rs 22,8-13; 23,1-3;
Quinta-feira: 2Rs 24,8-17;
Sexta-feira: 2Rs 25,1-12;
Sábado: Lm 2,2.10-14.18-19 (lamento pela destruição de Jerusalém) [15].

b) Liturgia das Horas

Na Liturgia das Horas, por sua vez, a leitura semicontínua dos Livros dos Reis está concentrada em um único bloco: entre a XIV e a XV semanas do Tempo Comum.  Porém, também aqui encontramos interlúdios da literatura sapiencial e das Crônicas.

A leitura sucede os Livros de Samuel, que concluem na quarta-feira da XIV semana. Segue-se um interlúdio das Crônicas na quinta-feira: 1Cr 22,5-19, texto no qual Davi exorta seu filho Salomão a construir o Templo. A leitura de Reis inicia no dia seguinte, oferecendo-nos sobretudo textos do ciclo de Elias:

Ofício das Leituras da XIV semana do Tempo Comum:
Sexta-feira: 1Rs 1,11-35; 2,10-12 - “Davi escolhe Salomão para seu sucessor”;
Sábado: Eclo 47,14-31 (elogio de Salomão).

Ofício das Leituras da XV semana do Tempo Comum:
Domingo: 1Rs 16,29–17,16 - “O profeta Elias inicia a sua missão”;
Segunda-feira: 1Rs 18,16b-40 - “Elias vence os sacerdotes de Baal”;
Terça-feira: 1Rs 19,1-9a.11-21 - “O Senhor se revela a Elias”;
Quarta-feira: 1Rs 21,1-21.27-29 - “Elias, o defensor do direito dos pobres”;
Quinta-feira: 1Rs 22,1-9.15-23.29.34-38 - “Sentença de Deus sobre o ímpio rei Acab”;
Sexta-feira: 2Cr 20,1-9.13-24 (história do rei Josafá);
Sábado: 2Rs 2,1-15 - “Assunção de Elias” [16].

Assunção de Elias
(Anônimo da escola espanhola do séc. XVI)

No ciclo bienal do Ofício das Leituras, que não foi traduzido para o Brasil, a leitura semicontínua dos Livros dos Reis é bem mais complexa. Temos primeiramente um bloco de leituras da XVI até a XIX semanas do Tempo Comum no ano ímpar, após os Livros de Samuel, centrado nas figuras de Salomão, Elias e Eliseu. Indicamos abaixo em negrito os dias com leituras “inéditas” de Reis [17]:

XVI semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Quinta: como na sexta-feira da XIV semana no ciclo anual.
Sexta: 1Rs 3,5-28 - “Inauguração do reinado de Salomão”;
Sábado: 1Rs 8,1-21 - “Solene dedicação do Templo”.

XVII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 1Rs 8,22-34.54-61 - “Oração de Salomão na dedicação do Templo”;
Segunda: 1Rs 10,1-13 - “Glória de Salomão diante da rainha de Sabá”;
Terça: 1Rs 11,1-4.26-43 - “Pecados de Salomão. Rebelião e fuga de Jeroboão”;
Quarta: 1Rs 12,1-19 - “Divisão do reino no tempo de Roboão, filho de Salomão”;
Quinta: 1Rs 12,20-33 - “Cisma político e religioso”;
Sexta e sábado: como no domingo e na segunda-feira da XV semana no ciclo anual.

Salomão e a rainha de Sabá
(Edward Poynter - séc. XIX-XX)

XVIII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo a quinta: como na terça-feira ao sábado da XV semana no ciclo anual.
Sexta: 2Rs 3,5-27 - “Eliseu, profeta dos reis de Judá e Israel, na guerra contra os moabitas”;
Sábado: 2Rs 4,8-37 - “O filho da sunamita”.

XIX semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 4,38-44; 6,1-7 - “Milagres de Eliseu em favor da comunidade de profetas”;
Segunda: 2Rs 5,1-19 - “Eliseu revela o poder de Deus na cura de Naamã, o Sírio”;
Terça: 2Rs 6,8-23 - “Eliseu captura de forma milagrosa seus inimigos e os liberta misericordiosamente”;
Quarta: 2Rs 6,24-25.32–7,16 - “Samaria é libertada milagrosamente do assédio”;
Quinta: 2Rs 9,1-16.22-27 - “Um discípulo de Eliseu unge Jeú como rei de Israel”;
Sexta: 2Rs 11,1-21 - “Atalia e o rei Joás”;
Sábado: 2Rs 13,10-25 - “Reinado de Joás em Israel. Morte do profeta Eliseu”.

Eliseu e Naamã, o Sírio
(Pieter Fransz de Grebber - séc. XVII)

Além desse bloco de leituras, temos ainda 10 perícopes de 2Rs lidas entre os relatos dos diversos profetas, dando-lhes o contexto histórico. As perícopes selecionadas aqui são:

XXII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 14,1-27 - “Reinado de Amasias em Judá e de Jeroboão II em Israel” (inicia a leitura do profeta Amós).

XXIV semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Sábado: 2Rs 15,1-5.32-35; 16,1-8 - “Reinados de Ozias, Joatão e Acaz em Judá” (interlúdio entre a leitura de Oseias e do Proto-Isaías - cap. 1-39).

XXVI semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Terça: 2Rs 17,1-18 - “Fim do reino de Israel”;
Quarta: 2Rs 17,24-41 - “Origem dos samaritanos”;
Quinta e sexta: leituras de 2Cr e Is;
Sábado: 2Rs 20,1-19 - “Cura de Ezequias e profecia do exílio da Babilônia” (as três leituras dessa semana situam-se entre Miqueias e o Proto-Isaías).

XXVII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Terça: 2Rs 18,17-36 - “Ameaças dos embaixadores do rei da Assíria contra Jerusalém”;
Quarta: 2Rs 18,37–19,19.35-37 - “Oração de Ezequias. Palavras de consolo de Isaías. Salvação de Jerusalém”;
Quinta: leitura de Is;
Sexta: 2Rs 21,1-18.23–22,1 - “Vaticínios contra o rei dos assírios” (novamente aqui a leitura de 2Rs intercala o Proto-Isaías. Segue-se a leitura de Sofonias).

XXIX semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 22,8-10–23,4.21-23 - “No tempo de Josias é encontrado o livro da Lei. Renovação da Aliança e celebração da Páscoa” (interlúdio entre a leitura de Jeremias e de Naum).

XXXI semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 2Rs 24,20b–25,13.18-21 - “Queda e saque de Jerusalém pelos caldeus. Desterro de Judá” (interlúdio no contexto da leitura de Jeremias).

Além das leituras longas no Ofício, temos por fim duas leituras breves de 1Rs na Hora Média de duas das quatro semanas em que está dividido o Saltério:

- na Hora Média (9h) do sábado da I semana lê-se 1Rs 8,60-61 [18], trecho da oração de Salomão no qual este proclama a unicidade de Deus;

- na Hora Média (12) do sábado da II semana lemos 1Rs 2,2b-3 [19], as últimas palavras de Davi a Salomão, exortando-o a ser fiel aos mandamentos do Senhor.

Ícone da Virgem Maria entre os reis Davi e Salomão

Concluímos assim nosso percurso pelas leituras dos Livros dos Reis nas celebrações litúrgicas do Rito Romano, e com ele nosso estudo da literatura deuteronomista, que iniciamos com as análises dos Livros do Deuteronômio, de Josué, dos Juízes e de Samuel.

Nas próximas postagens desta série abordaremos outros escritos da Palavra de Deus, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Acompanhe-nos!

Notas:
[1] RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS. Tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. São Paulo: Paulus, 2001, p. 241.
[2] RITUAL DA UNÇÃO DOS ENFERMOS E SUA ASSISTÊNCIA PASTORAL. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 92.
[3] ibid., p. 157.
[4] LECIONÁRIO IV: Lecionário do Pontifical Romano. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2000, p. 81.
[5] RITUAL DE BÊNÇÃOS. Tradução portuguesa da edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1990, p. 422.
[6] LECIONÁRIO IV, pp. 128.130.
[7] ibid., p. 167.
[8] RITUAL DE BÊNÇÃOS, p. 422.
[9] cf. MISSAL ROMANO. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1991, p. 1003.
[10] OFÍCIO DIVINO. Liturgia das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. II, p. 1645.
[11] ibid., pp. 52.109.165.223.281.
[12] cf. Elenco das Leituras da Missa, n. 66. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[13] cf. ibid., pp. 105-106.
[14] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1995, pp. x.
[15] ibid., pp. x.
[16] OFÍCIO DIVINO, v. III, pp. 424.432.437.441.445.450.459.
[17] Os títulos das leituras foram traduzidos livremente do texto espanhol divulgado pelo site Dei Verbum.
[18] OFÍCIO DIVINO, v. III, p. 747; v. IV, p. 701.
[19] ibid., v. III, p. 888; v. IV, p. 842.

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