terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Leitura litúrgica da Primeira Carta aos Coríntios (4)

“Pois o templo de Deus é santo e este templo sois vós” (1Cor 3,17)

Dada sua importância e extensão, já dedicamos três postagens da nossa série sobre a leitura litúrgica dos livros da Sagrada Escritura ao estudo da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor).

Após uma breve introdução à Carta, identificamos as celebrações nas quais sua leitura segue o critério da composição harmônica, isto é, da sintonia com o tempo ou festa litúrgica [1]: na Missa, nos sacramentos, nos sacramentais e na Liturgia das Horas.

Para acessar as três primeiras partes da nossa pesquisa, clique aqui: 1ª parte / 2ª parte / 3ª parte.

Três virtudes teologais: fé, esperança e caridade
(August Kiss - Cripta da Catedral de Berlim)

Nesta postagem, após concluir o percurso pelas leituras breves em composição harmônica na Liturgia das Horas, nos cabe contemplar sua leitura semicontínua.

2. Leitura litúrgica de 1Cor: Composição harmônica

d) Liturgia das Horas

Após contemplar as leituras breves da nossa Carta no Advento, na Quaresma e na Páscoa em nossa postagem anterior, passamos às Solenidades e Festas do Senhor no Tempo Comum, onde encontramos outras cinco leituras de 1Cor:

- Laudes da Solenidade da Santíssima Trindade: 1Cor 12,4-6 [2], professando a fé na unidade de Deus: “um mesmo é o Senhor”.

- Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi):
I Vésperas: 1Cor 10,16-17, sobre a Eucaristia como comunhão com Cristo e com os irmãos;
II Vésperas: 1Cor 11,23-25, sobre a Eucaristia como memorial do Senhor [3].

- I e II Vésperas da Festa da Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro): 1Cor 1,23-24 [4], o núcleo do “Evangelho da cruz”: “Nós pregamos Cristo crucificado... poder de Deus e sabedoria de Deus”.

- II Vésperas da Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo: 1Cor 15,25-28 [5], com a afirmação fundamental: “é preciso que Cristo reine”, aplicada aqui à sua Ressurreição como vitória/reinado sobre a morte.

Passando às celebrações dos santos, cabe distinguir o Próprio, com textos específicos para os principais santos, e os Comuns, com textos conforme as “categorias” de santos. Começando pelo Próprio dos Santos, identificamos a ocorrência de quatro textos:

- nas II Vésperas da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto): 1Cor 15,22-23 [6], a afirmação de que os que “pertencem a Cristo - dos quais Maria ocupa sem dúvida o primeiro lugar - reviverão”.

- nas Vésperas da Festa da Conversão de São Paulo (25 de janeiro): 1Cor 15,9-10 [7], texto no qual nosso autor se apresenta como “o menor dos Apóstolos”, arrematando com a célebre frase: “É pela graça de Deus que eu sou o que sou”.

Estátua de São Paulo no Castelo de Praga (República Tcheca)
A inscrição traz o célebre texto de 1Cor 15,10

- nas Laudes das festas de três santos do Novo Testamento: São Marcos (25 de abril), São Barnabé (11 de junho) e São Lucas (18 de outubro): 1Cor 15,1-2a.3-4 [8], advertindo que somos salvos pelo Evangelho e professando o querigma (Morte-Ressurreição de Cristo), anunciado por estes santos.

- nas II Vésperas da Solenidade de São Pedro e São Paulo (29 de junho): 1Cor 15,3-5.8 [9], novamente o querigma, enfatizando aqui as aparições do Ressuscitado a Pedro e Paulo: “apareceu a Cefas e aos Doze. Por último, apareceu também a mim”.

Nos Comuns dos Santos e no Ofício dos Defuntos, por fim, ocorrem outras cinco perícopes da nossa Carta:

- Hora Média (9h) do Comum da dedicação de igreja: 1Cor 3,16-17 [10], lembrando que nós somos o “santuário de Deus”.

- Comum das Virgens:
I e II Vésperas: 1Cor 7,32b.34a, o elogio da virgem, “solícita pelas coisas do Senhor”;
Hora Média (12h): 1Cor 7,25, onde Paulo afirma que nenhum mandamento às virgens precisa ser acrescentado [11].

- Hora Média (12h) dos Comuns dos Santos Homens e das Santas Mulheres: 1Cor 9,26-27b [12], as metáforas da corrida e da luta como símbolos da busca da santidade.

- Vésperas do Ofício dos fiéis defuntos: 1Cor 15,55-57 [13], texto no qual Paulo, citando Os 13,14, “debocha” da morte, vencida por Cristo Ressuscitado: “Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?”.

3. Leitura litúrgica de 1Cor: Leitura semicontínua

Concluído o percurso pela leitura em composição harmônica da Carta, passamos ao critério da leitura semicontínua que, como indica o n. 66 do Elenco das Leituras da Missa, consiste na proclamação dos principais textos de um livro na sequência, oferecendo aos fiéis um contato mais amplo com a Palavra de Deus [14].

a) Celebração Eucarística

As Cartas Paulinas são lidas de maneira semicontínua na Celebração Eucarística tanto nos domingos quanto nos dias de semana do Tempo Comum.

Papiro com o texto de 1Cor 2,3–3,5

Primeira Carta aos Coríntios, “por ser muito longa e tratar de diversos temas, foi distribuída nos três anos do ciclo, no princípio do Tempo Comum” (Elenco das Leituras da Missa (n. 107) [15], sendo lida por 19 domingos, assim distribuídos:

Ano A: Domingos II a VIII do Tempo Comum (cap. 1–4):
II Domingo: 1Cor 1,1-3;
III Domingo: 1Cor 1,10-13.17;
IV Domingo: 1Cor 1,26-31;
V Domingo: 1Cor 2,1-5;
VI Domingo: 1Cor 2,6-10;
VII Domingo: 1Cor 3,16-23;
VIII Domingo: 1Cor 4,1-5 [16].

Ano BDomingos II a VI do Tempo Comum (cap. 6–11):
II Domingo: 1Cor 6,13c-15a.17-20;
III Domingo: 1Cor 7,29-31;
IV Domingo: 1Cor 7,32-35;
V Domingo: 1Cor 9,16-19.22-23;
VI Domingo: 1Cor 10,31–11,1 [17].

Ano C: Domingos II a VIII do Tempo Comum (cap. 12–15):
II Domingo: 1Cor 12,4-11;
III Domingo: 1Cor 12,12-30 (forma breve: 1Cor 12,12-14.27);
IV Domingo: 1Cor 12,31–13,13 (forma breve: 1Cor 13,4-13);
V Domingo: 1Cor 15,1-11 (forma breve: 1Cor 15,3-8.11);
VI Domingo: 1Cor 15,12.16-20;
VII Domingo: 1Cor 15,45-49;
VIII Domingo: 1Cor 15,54-58 [18].

Vale recordar que a leitura começa sempre no II Domingo do Tempo Comum porque o I Domingo é substituído pela Festa do Batismo do Senhor.

Nos dias de semana do Tempo Comum, por sua vez, são lidos alternadamente livros do Antigo e do Novo Testamento, várias semanas cada um, segundo sua extensão (cf. Elenco das Leituras da Missa, n. 110) [19].

Assim, a Primeira Carta aos Coríntios é lida entre a XXI e a XXIV semanas do Tempo Comum no ano par, após a Segunda Carta aos Tessalonicenses e antes do Livro dos Provérbios. As 21 perícopes selecionadas aqui são:

XXI semana do Tempo Comum (ano par):
Quinta-feira: 1Cor 1,1-9;
Sexta-feira: 1Cor 1,17-25;
Sábado: 1Cor 1,26-31 [20].

XXII semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: 1Cor 2,1-5;
Terça-feira: 1Cor 2,10b-16;
Quarta-feira: 1Cor 3,1-9;
Quinta-feira: 1Cor 3,18-23;
Sexta-feira: 1Cor 4,1-5;
Sábado: 1Cor 4,6b-15 [21].

Ícone de Cristo Ressuscitado com o “querigma paulino”
(Para conhecer o simbolismo desse ícone, clique aqui)

XXIII semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: 1Cor 5,1-8;
Terça-feira: 1Cor 6,1-11;
Quarta-feira: 1Cor 7,25-31;
Quinta-feira: 1Cor 8,1b-7.11-13;
Sexta-feira: 1Cor 9,16-19.22b-27;
Sábado: 1Cor 10,14-22 [22].

XXIV semana do Tempo Comum (ano par):
Segunda-feira: 1Cor 11,17-26.33;
Terça-feira: 1Cor 12,12-14.27-31a;
Quarta-feira: 1Cor 12,31–13,13;
Quinta-feira: 1Cor 15,1-11;
Sexta-feira: 1Cor 15,12-20;
Sábado: 1Cor 15,35-37.42.49 [23].

b) Liturgia das Horas

Na Liturgia das Horas, a leitura semicontínua dos livros da Sagrada Escritura concentra-se no Ofício das Leituras (leituras longas).

No ciclo anual do Ofício das Leituras não se lê a Primeira Carta aos Coríntios, uma ves que já foi lida amplamente na Missa. Porém, no ciclo bienal do Ofício (que não foi traduzido para o Brasil), nossa Carta é lida na íntegra por cerca de quatro semanas, da V à VIII semanas do Tempo Comum no ano ímpar, entre a leitura da Carta de São Paulo aos Romanos e a Carta de Tiago [24].

V semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 1Cor 1,1-17 - Saudação e ação de graças. Discórdias entre os coríntios;
Segunda-feira: 1Cor 1,18–2,5 - A necessidade da cruz;
Terça-feira: 1Cor 2,1-16 - O Espírito penetra até a profundidade de Deus;
Quarta-feira: 1Cor 3,1-23 - Missão dos ministros da Igreja;
Quinta-feira: 1Cor 4,1-21 - Exortação contra o orgulho;
Sexta-feira: 1Cor 5,1-13 - Juízo contra a imoralidade;
Sábado: 1Cor 6,1-11 - Litígios diante dos juízes gentios.

VI semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 1Cor 6,12-20 - Vosso corpo é templo do Espírito Santo;
Segunda-feira: 1Cor 7,1-24 - Questões sobre o matrimônio;
Terça-feira: 1Cor 7,25-40 - Celibato e matrimônio;
Quarta-feira: 1Cor 8,1-13 - As carnes oferecidas aos ídolos;
Quinta-feira: 1Cor 9,1-18 - Liberdade e caridade de Paulo;
Sexta-feira: 1Cor 9,19-27 - O bom exemplo de Paulo;
Sábado: 1Cor 10,1-13 - Os feitos da história de Israel como figuras que se referem a nós.

Instituição da Eucaristia (Ercole de Roberti)

VII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 1Cor 10,14–11,1 - A mesa do Senhor e a mesa dos demônios;
Segunda-feira: 1Cor 11,2-16 - A mulher na comunidade de fiéis;
Terça-feira: 1Cor 11,17-34 - A Ceia do Senhor;
Quarta-feira: 1Cor 12,1-11 - Há diversidade de dons, mas um mesmo Espírito;
Quinta-feira: 1Cor 12,12-31 - As funções dos membros do corpo;
Sexta-feira: 1Cor 12,31–13,13 - O maior é a caridade;
Sábado: 1Cor 14,1-19 - O dom de línguas.

VIII semana do Tempo Comum (ano ímpar)
Domingo: 1Cor 14,20-40 - Os carismas na assembleia;
Segunda-feira: 1Cor 15,1-19 - A Ressurreição de Cristo, esperança dos crentes;
Terça-feira: 1Cor 15,20-34 - A ressurreição dos mortos;
Quarta-feira: 1Cor 15,35-58 - A ressurreição no último dia;
Quinta-feira: 1Cor 16,1-24 - Recomendações e saudações.

Por fim, encontramos ainda oito leituras breves do nosso escrito na Hora Média e nas Vésperas das quatro semanas do Saltério.

Os salmos organizados nessas quatro semanas são entoados ao longo de todo o ano, porém as leituras são proferidas apenas no Tempo Comum, uma vez que Advento, Natal, Quaresma e Páscoa possuem leituras próprias, como vimos na postagem anterior.

- Hora Média da terça-feira da I semana:
9h: 1Cor 12,4-6, a diversidade de dons e ministérios a serviço da unidade;
12h: 1Cor 12,12-13, fomos batizados para formar um só corpo;
15h: 1Cor 12,24b.25-26, se um membro do corpo sofre, todos sofrem com ele [25].

- Vésperas da sexta-feira da II semana: 1Cor 7,7-10a, Deus nos revelou o mistério da sua sabedoria pelo Espírito [26].

- Hora Média da quarta-feira da III semana:
9h: 1Cor 13,4-7, um trecho do “hino da caridade”, elencando seus atributos;
12h: 1Cor 13,8-9.13, a caridade é a maior das três virtudes teologais [27].

- Hora Média (9h) do domingo da IV semana: 1Cor 6,19-20, recordando que nosso corpo é templo do Espírito Santo [28].

- Hora Média (9h) da quarta-feira da IV semana: 1Cor 10,24.31, uma exortação a fazer tudo para a glória de Deus [29].

O Espírito Santo, doador dos sete dons

Concluímos assim nosso percurso pela leitura da Primeira Carta aos Coríntios nas celebrações litúrgicas do Rito Romano. Antes de iniciarmos o estudo da Segunda Carta aos Coríntios, traremos na próxima semana um comentário do Papa Francisco ao núcleo do hino à caridade (1Cor 13,4-7) em sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia.

[Atualização: Para acessar a meditação do Papa Francisco sobre o hino à caridade, clique aqui]

Notas:
[1] cf. ALDAZÁBAL, José. A Mesa da Palavra I: Elenco das Leituras da Missa - Texto e Comentário. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 76.
[2] OFÍCIO DIVINO. Liturgia das Horas segundo o Rito Romano. Tradução para o Brasil da segunda edição típica. São Paulo: Paulus, 1999, v. III, p. 532.
[3] ibid., v. III, p. 543.558.
[4] ibid., v. IV, pp. 1262.1278. As I Vésperas são rezadas apenas quando esta Festa cai em um domingo.
[5] ibid., v. IV, p. 508.
[6] ibid., v. IV, p. 1203. No Brasil esta Solenidade é transferida para o domingo.
[7] ibid., v. III, p. 1215.
[8] ibid., v. II, p. 1544; v. III, p. 1353; v. IV, p. 1395.
[9] ibid., v. III, p. 1399.
[10] ibid., v. I, p. 1136; v. II, p. 1655; v. III, p. 1494; v. IV, p. 1506.
[11] ibid., v. I, pp. 1279.1294.1298; v. II, pp. 1828.1844.1848; v. III, pp. 1655.1670.1674; v. IV, pp. 1667.1682.1686. As I Vésperas só são rezadas quando a celebração tem o grau de solenidade (por exemplo, por ser a santa titular da igreja ou padroeira do lugar).
[12] ibid., v. I, pp. 1321.1345; v. II, pp. 1874.1899; v. III, pp. 1698.1723; v. IV, pp. 1710.1735.
[13] ibid., v. I, p. 1405; v. II, p. 1959; v. III, p. 1783; v. IV, p. 1795.
[14] cf. ALDAZÁBAL, op. cit., p. 76.
[15] ibid., p. 104.
[16] LECIONÁRIO I: Dominical A-B-C. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1994, pp. x-x.
[17] ibid., pp. x-x.
[18] ibid., pp. x-x.
[19] cf. ALDAZÁBAL, op. cit., p. 105.
[20] LECIONÁRIO II: Semanal. Tradução portuguesa da 2ª edição típica para o Brasil. São Paulo: Paulus, 1995, pp. x-x.
[21] ibid., pp. x-x.
[22] ibid., pp. x-x.
[23] ibid., pp. x-x.
[24] Os títulos das leituras foram traduzidos livremente do texto espanhol divulgado pelo site Dei Verbum.
[25] OFÍCIO DIVINO, v. III, pp. 807-808; v. IV, pp. 761-762.
[26] ibid., v. III, p. 873; v. IV, p. 827.
[27] ibid., v. III, p. 965; v. IV, p. 919. A leitura das 15h é tomada de Cl 3,14-15.
[28] ibid., v. III, p. 1044; v. IV, p. 998.
[29] ibid., v. III, p. 1101; v. IV, p. 1055.

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