quarta-feira, 15 de março de 2023

Sugestão de leitura: Catequeses pré-batismais (São Cirilo de Jerusalém)

“Bebamos da água viva que jorra para a vida eterna (cf. Jo 4,14; 7,38)” (Cirilo de Jerusalém, Catequese 16,11).

Dentro do itinerário da Iniciação Cristã de Adultos, a Quaresma é o “tempo da purificação e iluminação”, marcado pela preparação próxima dos catecúmenos para a recepção dos Sacramentos na Vigília Pascal.

Assim, como sugestão de leitura deste mês de março de 2023, propomos as Catequeses pré-batismais de São Cirilo de Jerusalém (†386), Bispo e Doutor da Igreja, publicadas em 2022 pela Editora Vozes como parte da Coleção “Clássicos da Iniciação Cristã”.


A obra foi publicada originalmente em 1978, com a tradução do franciscano Frei Frederico Vier a partir do original publicado na célebre coleção organizada por Jacques Paul Migne, Patrologia Graeca (vol. 33).

As notas de rodapé por sua vez, ficaram a cargo do também franciscano Frei Fernando Antônio Figueiredo, Doutor em Patrística e posteriormente Bispo de Santo Amaro (SP).

A edição de 2022 é enriquecida com uma Introdução (pp. 7-44) da Prof.ª Rosemary Fernandes da Costa, Doutora em Teologia pela PUC-RJ, estudiosa da catequese e da mistagogia (palavra que significa “conduzir ao mistério”).

Após uma breve apresentação da vida e da obra de São Cirilo, a Prof.ª Rosemary nos dá cinco “chaves de leitura” para suas homilias catequéticas:
1. A acolhida e o diálogo com a realidade do catecúmeno;
2. A mediação bíblica, centrada na linguagem narrativa e alegórica da história da salvação;
3. A centralidade do Símbolo Apostólico (Creio);
4. A dimensão de conversão das práticas - pessoais, familiares, sociais;
5. A mistagogia como teologia e como pedagogia.

Segue-se a tradução da Catequese preliminar ou Procatequese (Προκατηχήσις) e das 18 Catequeses pré-batismais ou Catequeses aos iluminandos (Κατηχήσεις φωτιζομένων), que teriam sido pronunciadas por Cirilo na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, durante a Quaresma entre 348 e 350.

A obra de Cirilo seria completada com as cinco Catequeses mistagógicas (Κατηχήσεις μυσταγωγικαί) ou “aos neófitos” (Πρὸς τοὺς νεοφωτίστους) sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã, proferidas durante o Tempo Pascal, sobre as quais falaremos na próxima postagem desta seção.

Catequese preliminar (pp. 45-60)
Uma exortação aos catecúmenos ou “iluminandos” a participarem das Catequeses.

1ª Catequese: Introdução aos batizandos (pp. 61-66)
Exortação ao arrependimento dos pecados e à penitência em preparação ao Batismo.

2ª Catequese: Sobre a penitência, a remissão dos pecados e o adversário (pp. 67-82)
Meditação sobre a tentação, o pecado e o perdão de Deus

3ª Catequese: Sobre o Batismo (pp. 83-96)
Uma introdução ao significado do Batismo, tema que será aprofundado nas duas primeiras Catequeses mistagógicas.

São Cirilo de Jerusalém

4ª Catequese: Sobre os dez dogmas de fé (pp. 97-124)
Deus, Cristo, a Encarnação, a Cruz, a Ressurreição, o juízo futuro, o Espírito Santo, a alma, o corpo e a nossa ressurreição, além de uma reflexão final sobre a importância das Sagradas Escrituras.

5ª Catequese: Sobre a fé (pp. 125-135)
Antes da reflexão sobre o Símbolo (o Creio), que norteará as demais meditações, os catecúmenos são introduzidos no significado da “fé”.

6ª Catequese: Sobre a monarquia de Deus (pp. 137-165)
7ª Catequese: Sobre o Pai (pp. 167-178)
8ª Catequese: Todo-poderoso (pp. 179-184)
9ª: Catequese: Criador do céu e da terra (pp. 185-196)
Nessas quatro Catequeses Cirilo medita sobre a unicidade de Deus (“Creio em um só Deus...”), sua paternidade, sua onipotência e sobre a obra da criação, condenando ao mesmo tempo algumas heresias.

10ª Catequese: Sobre Cristo: um só Senhor (pp. 197-214)
11ª Catequese: Filho de Deus unigênito (pp. 215-233)
As primeiras duas Catequeses sobre a Pessoa do Filho retomam a fé do Concílio de Niceia (325), o qual afirmou que Jesus Cristo é “consubstancial ao Pai”, condenando, portanto, o arianismo.

12ª Catequese: Que se encarnou e se fez homem (pp. 235-263)
Sobre a espera pela vinda do Messias e sobre a Encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Maria.

13ª Catequese: Crucificado e sepultado (pp. 265-301)
14ª Catequese: Ressuscitou dos mortos, subiu aos céus e está sentado à direita do Pai (pp. 303-329)
Reflexão sobre o Mistério Pascal da Morte-Ressurreição de Cristo, o qual constitui o querigma, isto é, o anúncio fundamental da nossa fé: para a nossa salvação, Ele morreu e foi sepultado, ressuscitou e subiu aos céus (cf. 1Cor 15,3-5).
Aqui Cirilo utiliza amplamente a leitura tipológica da Sagrada Escritura, interpretando os acontecimentos da primeira aliança como profecias do mistério de Cristo.

15ª Catequese: E há de vir para julgar os vivos e os mortos, cujo reino não terá fim, e sobre o anticristo (pp. 331-360)
A reflexão sobre Jesus Cristo conclui-se com o anúncio da sua última vinda e a exortação sobre o juízo e a ação do “anticristo”.

16ª Catequese: Sobre o Espírito Santo no AT (pp. 361-387)
17ª Catequese: Sobre o Espírito Santo no NT (pp. 389-419)
Como indicam os títulos propostos, nessas duas Catequeses se medita sobre a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, revelado no Antigo e no Novo Testamento. Também aqui se utiliza amplamente a leitura tipológica da Escritura.

18ª Catequese: Sobre a Igreja una, santa, católica; sobre a ressurreição da carne e a vida eterna (pp. 421-448)
Por fim, a última Catequese pré-batismal traz os artigos do Creio restantes: a ressurreição dos mortos e a vida eterna (escatologia) e a Igreja, na qual os catecúmenos serão acolhidos definitivamente pela recepção dos Sacramentos.

Completa a obra um breve “Índice teológico” (pp. 449-454) com os principais termos utilizados.

Os Doze Apóstolos “compõem” o Creio

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