sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Retrospectiva 2025

Breve retrospectiva do blog “Pílulas Litúrgicas” no ano civil de 2025, marcado sobretudo pela celebração do Jubileu Ordinário e pela eleição do Papa Leão XIV.

Ao longo do ano foram realizadas 390 postagens, sendo dezembro o mês com mais publicações (48).

Dezembro de 2025 foi também o mês com mais visualizações em toda a história do blog, superando as 110 mil visitas, de modo que agradecemos todos aqueles que têm acompanhado esse trabalho.

Eleição do Papa Leão XIV (08 de maio)

Janeiro

Após o início do Jubileu, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro (24 de dezembro de 2024), iniciamos o ano destacando a abertura das outras três Portas Santas: da Basílica do Latrão (29 de dezembro), da Basílica de Santa Maria Maior (01 de janeiro de 2025) e da Basílica de São Paulo fora dos muros (05 de janeiro).

Também destacamos a abertura do Jubileu nas Dioceses (29 de dezembro de 2024): Nazaré, Cracóvia, Budapeste, Lisboa, Milão, Kiev e Manila, além do início das celebrações por grupos com o Jubileu do Mundo da Comunicação (26 de janeiro).

Neste mês recordamos ainda o falecimento do Cardeal Angelo Amato, Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos (31 de dezembro de 2024), e do Arcebispo Anastásios da Igreja Ortodoxa da Albânia (25 de janeiro de 2025).

Fevereiro

De fevereiro destacamos três “Jubileus por grupos”: das Forças Armadas (dia 09), dos Artistas (dia 16) e dos Diáconos (dia 23), além da inscrição da Memória facultativa de Santa Teresa de Calcutá no Calendário Romano Geral, a ser celebrada no dia 05 de setembro.

Neste mês também demos início à publicação das Catequeses sobre os vícios e as virtudes proferidas pelo Papa Francisco entre 2023 e 2024. Coincidentemente, concluímos a publicação uma semana antes da morte do Papa argentino.

Março

De março destacamos o Jubileu dos Voluntários (dia 09) e a eleição do novo Arcebispo da Igreja Ortodoxa da Albânia, o Arcebispo João (Joan).

Abril

Iniciamos o mês recordando os 20 anos da morte do Papa São João Paulo II (02 de abril de 2025). Nesta ocasião publicamos um “índice” com suas homilias para as solenidades e festas publicadas aqui no blog. Ao longo do ano, com efeito, publicamos várias reflexões do Papa polonês no ano 2000, além de algumas homilias do Papa Bento XVI em2005.

Após o Jubileu dos Enfermos (dia 06) e das celebrações da Semana Santa, este mês foi marcado pela morte do Papa Francisco no dia 21. Na sequência recordamos a transladação do corpo, a Missa Exequial e o sepultamento.

Maio

Após a celebração dos Novendiales em sufrágio pelo Papa Francisco e a Missa Pro eligendo Romano Pontifice (dia 07) teve início o Conclave para a eleição do Bispo de Roma com o ingresso dos Cardeais na Capela Sistina. Nesses dias publicamos postagens com a lista dos Cardeais eleitores e sobre como funciona o Conclave.

Entrada dos Cardeais no Conclave (07 de maio)

No dia 08 de maio de 2025 o Cardeal Robert Francis Prevost foi eleito Bispo de Roma, assumindo o nome de Leão XIV.

Nos dias seguintes destacamos as primeiras celebrações do novo Papa: a Bênção Urbi et Orbi após a eleição (dia 08), a Missa com os Cardeais (dia 09), a Missa de Início do Ministério Petrino (dia 18), a visita à Basílica de São Paulo fora dos muros (dia 20), a posse na Basílica do Latrão, Catedral de Roma, e a visita à Basílica de Santa Maria Maior (dia 25), além da audiência aos peregrinos do Jubileu das Igrejas Orientais (dia 14).

Junho

Em junho o novo Papa deu continuidade às celebrações do Ano Santo com o Jubileu das Famílias (01 de junho); o Jubileu dos Movimentos Eclesiais, marcado pela Vigília (dia 07) e pela Missa de Pentecostes (dia 08); o Jubileu da Santa Sé (dia 09); o Jubileu do Mundo do Esporte (dia 15); e o Jubileu dos Sacerdotes (dia 27).

O Papa celebrou ainda pela primeira vez as Solenidades de Corpus Christi (dia 22) e de São Pedro e São Paulo (dia 29). Antes desta última publicamos a lista dos Arcebispos que receberam o pálio, que esperamos que se torne uma tradição do blog.

Julho

No dia 03 de julho o Dicastério para o Culto Divino divulgou um novo formulário de Missa para diversas circunstâncias a ser inserido no Missal: a Missa pelo cuidado da criação (Missa pro custodia creationis).

No dia 04 de julho o Cardeal Stanisław Ryłko completou 80 anos, sendo sucedido como Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior pelo Cardeal Rolandas Makrickas. No final do mês, por sua vez, teve lugar o ingresso do novo Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Ielpo.

Agosto

Agosto teve início com o Jubileu dos Jovens, marcado por uma Vigília de oração (dia 02) e pela Missa presidida pelo Papa (dia 03), o qual também retomou neste mês a celebração da Solenidade da Assunção de Maria em Castelgandolfo (dia 15).

Missa de início do Ministério Petrino (18 de maio)

Setembro

Setembro foi marcado pela Canonização de dois novos santos (dia 07) e por três celebrações jubilares: a Comemoração dos Novos Mártires - Testemunhas da Fé do século XXI (dia 14); o Jubileu da Consolação (dia 15); e o Jubileu dos Catequistas (dia 28).

No dia 25 de setembro, ademais, faleceu o Cardeal Lucian Mureşan, Arcebispo-Maior da Igreja Greco-Católica Romena.

Outubro

De outubro destacamos a Canonização de sete novos santos (dia 19) e quatro celebrações jubilares: o Jubileu dos Missionários e dos Migrantes (dia 05); o Jubileu da Vida Consagrada (dia 09); o Jubileu da Espiritualidade Mariana, com uma Vigília de oração (dia 11) e a Missa presidida pelo Papa (dia 12); e o Jubileu das Equipes Sinodais (dia 26).

Novembro

Novembro começou com o Jubileu do Mundo da Educação na Solenidade de Todos os Santos (dia 01), ocasião em que o Papa concedeu o título de Doutor da Igreja a São John Henry Newman.

As outras celebrações jubilares deste mês foram o Jubileu dos Pobres (dia 16) e o Jubileu dos Coros e dos Corais (dia 23).

Em seguida, por ocasião da Comemoração dos Fiéis Defuntos (dia 02) e da Missa presidida pelo Papa pelos Bispos falecidos (dia 03), publicamos uma lista dos Cardeais e Bispos falecidos entre novembro de 2024 e outubro de 2025, que esperamos que se torne outra tradição do blog.

O mês foi marcado ainda:
- pela Ordenação Episcopal do novo Bispo da Eparquia de Piana dos Ítalo-Albaneses (Itália), Dom Raffaele De Angelis (dia 08);
- pela nomeação do novo Arcebispo de Cracóvia (Polônia), Cardeal Grzegorz Ryś (dia 26), sucedendo Dom Marek Jędraszewski, o qual renunciou por limite de idade;
- e pelo falecimento do Monsenhor Pier Enrico Stefanetti, Cerimoniário Pontifício.

Dezembro

De 27 de novembro a 02 de dezembro o Papa Leão XIV realizou a 1ª Viagem Apostólica do seu pontificado, visitando a Turquia e o Líbano. No início de dezembro, com efeito, publicamos uma série de postagens sobre a Viagem: a Celebração Ecumênica em Niceia (dia 28), a Oração Ecumênica e a Missa em Istambul (dia 29), a Divina Liturgia da Festa de Santo André (dia 30), a Missa em Beirute (dia 02) e outros momentos de oração durante a Viagem.

De volta a Roma o Papa presidiu a tradicional homenagem à Imaculada (dia 08); o Jubileu dos Presos (dia 14), último “Jubileu por grupos” do Ano Santo; e as celebrações da Solenidade do Natal do Senhor: Missa da Noite, Missa do Dia e Bênção Urbi et Orbi.

Posse da Basílica do Latrão (25 de maio)

Ainda em dezembro teve lugar a nomeação do novo Arcebispo de Westminster (Inglaterra), Dom Charles Phillip Richard Moth (dia 19), sucedendo o Cardeal Vincent Gerard Nichols, que renunciou por limite de idade; e a posse do Arcebispo de Cracóvia (Polônia), Cardeal Grzegorz Ryś (dia 20).

Neste mês também demos início à publicação do ciclo de Catequeses do Jubileu 2025, “Jesus Cristo, nossa esperança”, proferidas pelos Papas Francisco e Leão XIV ao longo do ano e cuja publicação aqui no blog se estenderá até meados de 2026.

Nos próximos dias, com efeito, daremos continuidade às postagens sobre o Ano Santo destacando as celebrações de encerramento do Jubileu nas Dioceses, enquanto aguardamos seu encerramento oficial no dia 06 de janeiro, com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

“A Cristo, que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém”.

André Florcovski
Bacharel em Teologia e Especialista em Sagrada Escritura
Curitiba (PR), 02 de janeiro de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário