No último dia 01 de julho teve lugar no Vaticano um Encontro Ecumênico pela paz no Líbano, presidido pelo Papa Francisco com a presença dos Patriarcas das Igrejas Católicas Orientais, Ortodoxa Bizantina e Ortodoxas Orientais presentes no "país dos cedros".
Estavam presentes os Patriarcas de três Igrejas Católicas Orientais: Béchara Boutros Rai (Maronitas), Ignace Joseph III Younan (Siríacos) e Youssef Absi (Melquitas), além de um Bispo da Igreja Católica Caldeia. Os Bispos da Igreja Católica Armênia, por sua vez, encontram-se reunidos para a eleição do novo Patriarca.
Presentes também o Patriarca Greco-Ortodoxo de Antioquia, João X; o Patriarca sírio-Ortodoxo de Antioquia, Ignatius Aphrem II; e o Catholicos da Grande Casa da Cilícia da Igreja Apostólica Armênia, Aram I.
O encontro começou na manhã do dia 01 de julho: o Papa Francisco e os Patriarcas dirigiram-se à Basílica de São Pedro, onde, diante do altar da Confissão, rezaram o Pai-nosso e permaneceram alguns instantes em oração silenciosa. Em seguida, desceram ao túmulo do Apóstolo, onde depositaram algumas velas:
Entrada na Basílica de São Pedro
O Papa Francisco introduz a oração do Pai-nosso
Oração silenciosa
O Papa Francisco deposita uma vela diante do túmulo de São Pedro
Seguiram-se as reuniões dos Patriarcas ao longo de todo o dia. No fim da tarde, estes retornaram à Basílica Vaticana para uma celebração ecumênica no altar da Cátedra, com leituras, preces e cantos nas várias línguas do país (árabe, siríaco,armênio), intercaladas pelas orações dos Patriarcas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário