Santo Hilário de Poitiers
Sobre o Evangelho de São Mateus
Era
necessário manifestar completamente uma razão tipológica
Como os
discípulos lhe aconselhavam que enviasse as multidões para as cidades mais
próximas para que pudessem comprar alimentos, Ele lhes respondeu: Não há necessidade de irem. Assim
demonstra que aqueles dos quais cuidava não necessitavam se alimentar de uma
doutrina colocada à venda, e também não tinham necessidade de voltar para a
Judeia para comprar alimentos; por isso manda aos Apóstolos que lhes deem de
sua própria comida.
Acaso o Senhor
desconhecia que os Apóstolos não tinham nada para dar-lhes? Aquele que conhecia
as profundezas do espírito humano não conhecia, acaso, a pequena quantidade de
comida que as mãos dos Apóstolos possuíam? Na verdade, era necessário
manifestar completamente uma razão tipológica. Ele ainda não tinha concedido
aos Apóstolos o consagrar e oferecer o pão do céu como alimento de vida eterna.
Por isso sua resposta era dirigida para a compreensão espiritual.
De fato, eles
responderam que só tinha cinco pães e dois peixes, porque ainda se encontravam
sob o império dos cinco livros da Lei - os cinco pães - e se alimentavam do
ensinamento de dois peixes, ou seja, dos profetas e de João (Batista). Nas
obras da Lei a vida estava como no pão, e a pregação dos profetas e de João
reanimava a esperança da vida humana mediante a força da água. Assim, os
Apóstolos ofereceram estas coisas em primeiro lugar, porque ainda se
encontravam debaixo daquele regime. Mas também se indica que a pregação dos
Evangelhos, difundindo-se a partir dessas origens, se desenvolve fazendo
crescer mais e mais sua força.
O Senhor tinha
tomado os pães e os peixes. Levantou os olhos ao céu, disse a bênção e os
partiu, ao mesmo tempo em que dava graças ao Pai porque, depois do tempo da Lei
e dos profetas, Ele se transformava em alimento evangélico. Em seguida, o povo
foi convidado a sentar-se na relva. Já não está estendido sobre a terra sem
motivo, mas apoiado na Lei, e cada um se estende sobre os frutos de seu
trabalho como sobre a erva da terra.
Os pães foram
dados também aos Apóstolos: é através deles que os dons da graça divina deviam
repartir-se. O povo se alimentou dos cinco pães e dos dois peixes e, uma vez
saciados os convidados, os pedaços de pão e de pescado eram tantos que encheram
doze cestos. Isto quer dizer que a multidão se saciou com a Palavra de Deus que
vem do ensinamento da Lei e dos Profetas, e em seguida do ministério do
alimento eterno. A abundância do poder divino reservada para os povos pagãos
transborda até a plenitude dos doze Apóstolos.
Fonte: Lecionário Patrístico Dominical, pp.
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