sexta-feira, 30 de julho de 2021

Nota de falecimento: Cardeal Albert Vanhoye

Faleceu no dia 29 de julho de 2021, poucos dias após completar 98 anos, o Cardeal Albert Vanhoye, Secretário Emérito da Pontifícia Comissão Bíblica.


Albert Vanhoye nasceu em 24 de julho de 1923 em Hazebrouck (França), Diocese de Lille. Tendo ingressado na Companhia de Jesus (jesuítas) em 1941, foi ordenado sacerdote em 25 de julho de 1954.

Após alguns estudos na França, dirige-se a Roma onde obtém o doutorado em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico, do qual se tornaria na sequência professor e posteriormente Reitor (1984-1990), além de consultor de diversos Dicastérios da Cúria Romana.

Era reconhecido como um dos maiores especialistas na Carta aos Hebreus e no tema do sacerdócio na Sagrada Escritura, razão pela qual foi nomeado Secretário da Pontifícia Comissão Bíblica em 1990, desempenhando este ofício até 2001.


Como Secretário, trabalhou muito diretamente com o Presidente da Comissão, o então Cardeal Joseph Ratzinger. Este o criou Cardeal no primeiro Consistório do seu pontificado, em 24 de março de 2006, dispensando-o de receber a Ordenação Episcopal, uma vez que o Padre Vanhoye já tinha 82 anos, sendo portanto um Cardeal não eleitor.

Ao Cardeal Vanhoye foi concedida a Diaconia de Santa Maria das Mercês e Santo Adriano a Villa Albani. Em 20 de junho de 2016, após completar 10 anos como Cardeal, como prescreve o Direito Canônico, foi promovido à Ordem dos Presbíteros, mantendo porém a sua igreja titular.

Desde a morte do Cardeal Etchegaray em 2019, o Cardeal Vanhoye era o “Decano anagráfico” do Colégio Cardinalício, isto é, o mais velho dos Cardeais em idade. Com sua morte, essa “posição” passa ao Cardeal Jozef Tomko (97 anos).

Brasão do Cardeal Vanhoye

No seu brasão, sob o símbolo da Companhia de Jesus, note-se a Bíblia aberta com as letras alef (primeiro letra do alfabeto hebraico), em alusão ao Antigo Testamento, e ômega (último letra do alfabeto grego), em alusão ao Novo Testamento. Seu lema era "Cordi tuo unitus": "Unido ao teu Coração".

Com sua morte, o Colégio Cardinalício passa a contar com 220 membros, sendo 123 eleitores em um eventual Conclave e 97 não-eleitores (Cardeais com mais de 80 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário